Os tramiqueiros são criaturas com imaginação fértil, não
para coisas com valor, mas para a tramiquice. Até ao final do século passado
tiveram sucesso e ostentavam-no, rindo-se até dos que não lhes seguiam os
métodos. Nos últimos anos entraram em desgraça e são, actualmente, a desgraça
das organizações por onde andam. O seu “modus operandi” é simples:
movimentam-se regularmente na fronteira da legalidade e lançam uma ou mais
tramiquices. Se uma resultar, ganham um balão de oxigénio até à próxima
dificuldade, e assim sucessivamente. Para tal, juntam-se sempre a quem lhes
possa facilitar as tramiquices: dirigentes bem colocados ou políticos (alguns,
tramiqueiros de origem).
O SC Pombal (SCP) foi, ao longo das últimas décadas, um bom exemplo da gestão
tramiqueira. O clube claramente mais apoiado pela câmara – subsídios,
infra-estruturas, serviços, despesas - manteve-se insolvente e normalmente sem
resultados desportivos.
O SCP não sabe o que deve, mas sabe que não consegue pagar
a dívida; quer continuar a receber apoios, mas não quer assumir os compromissos
com os credores. Continua com uma direcção sem legitimidade a tomar medidas de
fundo (Desportivas e Administrativas) e um Direcção eleita - já com baixa(s) -
sem tomar posse porque não tem contas aprovadas. Para embelezar este quadro o
digníssimo presidente da AG convocou uma assembleia para, de entre outros
pontos, discutir a eventual criação de uma “Sociedade Desportiva Unipessoal por
Quotas”, onde o clube terá uma quota intransmissível de 100% (DL n.º 10/2015;
art.º 11.º).
O que visam com este “esquema”? Deixar o passivo no clube e,
como este não tem activos, ludibriar os credores?
O que tem a câmara - principal financiador do clube com o
dinheiro dos nossos impostos – a dizer sobre isto?
Vai a câmara continuar a dar toda a cobertura às tramiquices
e a lançar o dinheiro dos nossos impostos numa entidade que não cumpre as suas
responsabilidades e os compromissos com o Estado (Nós)?
Amigo e camarada trambiqueiro, e não tramiqueiro, cuja palavra não existe, boa noite.
ResponderEliminarÉ público e notório que não percebes nada de nada.
Quiçá até nem sabes nadar.
Estão no terreno uns cursos de Novas Oportunidades que te aconselho como uma boa oportunidade a fim de não conspurcares este digno Blog, com letra grande.
Até lá...
Abraço sofrido
Cruzes, canhoto, engenheiro, que isso era obra do demo, quer dizer, do outro engenheiro, aquele que o engenheiro Narciso dizia que coiso e tal...
EliminarO que queremos saber é se as festas de São Pedro estão no terreno, se ainda há algum barril no Paulo, e se sempre é verdade que está quase a transferir-se para o Sporting de Pombal.
Amiga e companheira Paula Sofia, boa tarde.
EliminarRespondendo ponto a ponto:
O senhor S. Pedro já está, de facto, no terreno em Albergaria e em Almagreira, não falando em Porto de Mós já que lá o santo tem outra escala.
Quanto ao Paulo: Já não há barris, há depósitos de mil litros que eu, paulatinamente, vou ajudando a despejar.
A partir do dia 1 de Julho há Festival de Caracóis no Paulo, para o qual convido todos os Administradores do Blog, com muita alegria, mesmo o coiso.
Também são bem vindos os comentadores, mesmo os anónimos, a ver se conseguimos tirar-lhes as máscaras.
Mário, vamos nessa?
Beijos à Paula Sofia
Caro amigo R.M. agradeço ter explicado o motivo de ultimamente não o encontrar no Castelo do Príncipe na capital do Reino de Palumbar. Está em missão em Albergaria, pois 1000 litros são mesmo tarefa árdua até para combatentes da sua estirpe. Na próxima semana tenho que me alistar também no seu Exercito e ajuda-lo a vencer essa batalha contra os caracóis. Forte Abraço
EliminarAmigo e companheiro António Roque, boa tarde.
EliminarÉ, para mim, um grande prazer poder compartilhar contigo o degustar de tão agradáveis bichinhos, acompanhados de umas loiras de se lhe tirar o chapéu.
Cá te espero, com muita alegria e satisfação.
Abraço, Grande
Caro Adelino Malho, não devemos cometer o erro de opinar sobre aquilo que não sabemos! Conspirar é uma faca sem cabo, cujo o cabo não tem lamina... ou seja, nada!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBom dia a todos.
ResponderEliminarNão sei se é trambiqueiro ou tramiqueiro mas pelas observações fico descansado, está tudo bem, sexta a direcção eleita vai tomar posse e o Municipio vai passar a apoiar uma especie de SAD, será!!!!!??????!!!!!!!
Já agora o Pombal recebeu quanto da Petroiberica aquando do negocio, 185 mil euros este numero é certo? O que foi feito ao dinheiro? Uma questão a colocar ao competente Sergio que tem fiscalizado as contas do clube todos estes anos ou seja desde as direcções do ex presidente Diogo França.
Vir aqui afirmar que este post "Conspirar é uma faca sem cabo, cujo o cabo não tem lamina... ou seja, nada!" sabendo nós que o Sr Manuel tem circulado nos corredores do clube, parece-me que tem andado na "lua" não tome posse.
Caro Abílio da Cunha, a lua é um lugar por onde passo noutras circunstancias. Quanto à minha circulação pelos corredores do clube da nossa terra, é porque quero fazer parte da solução e não do problema. Se todos quanto gostam do clube fizerem um pouco daquilo que eu fiz por esta grandiosa colectividade, certeza que ela não estaria na situação que esta. Portanto, volto a dizer que a conspiração nada ajuda, só serve para lavar roupa suja.
EliminarPor detrás da minha capa que me esconde o que lhe posso dizer senhor Manuel Lopes é que conspiração é estar dentro do bote a assistir ao afundamento e não colocar a rolha no buraco.
EliminarO senhor foi assistindo ao baixar da quilha, apareceu aquando da marcação de eleições, este post tem o condão de alertar Pombal do que se vai passando no clube, vê, conspirar é estar calado e ainda em surdina comentar em tom jocoso os outros que estavam fora dos corredores do clube mas que foram manifestando a sua preocupação nomeadamente junto do presidente da assembleia senhor José França.
Se por alguma vez o senhor Manuel Lopes procurou o Sérgio do conselho fiscal ou o senhor França da mesa da assembleia denunciando nomeadamente a falta de cumprimento no PER, olhe, aceite as minhas desculpas e retirarei de imediato estas linhas.
Aquilo que faço ou fiz, não tenho por habito publicitar! Mas fique certo que sempre fiz muito... e bem. E também é certo que nunca me escondi atrás de qualquer capa para poder opinar sobre o quer que seja, pois sei distinguir a beira da estrada da estrada da beira. Boa noite
EliminarAh, desculpe a correcção, o plano que caiu foi um PEC e não um PER. Pois há uma grande diferença entre os dois.
Bom dia
ResponderEliminarQue o Sporting não anda bem todos sabemos! O curioso é que sabendo que está mal não aparece ninguém com soluções, apenas criticam na praça público.
Desde que sou gente, com direito a voto, assisti a muitas crises deste tipo no clube e, curiosamente, aqueles que mais deram ao clube foram muito enxovalhados por aqueles que nada fizeram, a não ser denegrir a imagem dos aludidos beneméritos.
Apareçam nas reuniões, façam-se sócios, apresentem soluções, encham o estádio de pessoas para aplaudir a equipa, em suma façam a coisa pela positiva.
Só quem não ocupa ou ocupou cargos directivos neste género de colectividades sabe valorizar o esforço, por vezes inglório, para gerir uma casa sem dinheiro.
Não é lícito nem honesto por em causa a competência profissional de quem trabalha apenas por altruísmo, seja de que técnico for..
Senhor Flores da Silva o seu comentário é de todo fantástico e eu gostaria de o comentar, mas, covardemente rejeito essa oportunidade porque seria indigesto politicamente, sim, desconfio da liberdade que vivemos.
EliminarCaro Doutor Abílio da Cunho, da minha parte, o lado político é o meu melhor lado, esteja à vontade, até gosto desse tema !
EliminarNa próxima época estão vários clubes na mesma divisão: SPORTING POMBAL; GRUPO D. GUIENSE, MOITA DO BOI, PELARIGA, MATA MOURISCA. Depois estou para verificar se os clubes são tratados da mesma forma pela C.M.P.
ResponderEliminarCaro Manuel Lopes,
ResponderEliminarBenvindo a esta casa de especulação e não só.
Não percebo essa sua obsessão contra a especulação. A especulação é necessária, está para a política e para toda a intervenção social como os “meles” estão para o sexo…
Mas se não gosta de especulação centremo-nos na informação.
Esclareça-nos, então, sobre algumas coisas actuais e importantes para o clube:
Há ou não uma baixa – pelo menos – na direcção eleita?
De quem é a proposta para a criacção da sociedade unipessoal por quotas, da anterior ou da nova direcção?
Se avançar a sociedade unipessoal por quotas, o passivo transita para a sociedade ou fica no clube?
A resposta clara a estas questões ajudaria a instituição. Torna-a mais transparente, mais séria, mais responsável, mais respeitada.
E já agora: onde é que estão os erros nas opiniões que emiti?
Caro Adelino Malho, essas questões irão ser discutidas em assembleia geral extraordinária. Portanto se quiser ter essa informação, esteja presente que irá ficar elucidado. Só lhe quero dizer o seguinte; esta direcção eleita, numa das mais concorridas eleições que este clube já teve, quer tornar esta instituição o mais transparente possível. Muito boa noite
EliminarHuummmm...
EliminarAo fim e ao cabo, o meu caro só queria especular! À verdade faz figas...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMeus caros
ResponderEliminarA crítica contida no post lembra que a ética não pode ser afastada da organização social. As reações abespinhadas são a prova da ausência de soluções ou de valores.
Amigo e companheiro José Gomes Fernandes, boa noite.
EliminarEvitavas de duplicar o teu comentário para camuflares a ignorância e a iliteracia do coiso.
Fica-te mal e, particularmente, por seres tu o intelectual de serviço.
Dois furos abaixo de cão.
Abraço
Sr. Eng. RM, o Sr. que sabe sempre tudo, explique-me lá qual a classe social que está representada nas figuras do jardim do Cardal: A Nobreza ? O Clero ? o Povo ? .... E o burro sou eu ?
EliminarAmigo e companheiro António Roque, boa tarde.
ResponderEliminarDo Salão Nobre, da Sessão da Assembleia Municipal, informo-te que, aquilo, é uma reunião do Partido Socialista, onde vão ser tomadas importantes decisões.
Abraço
Amigo e camarada engº Marques, deduzo que sabe do que fala. Desconfio até que a escolha de tão bizarra exposição teve mão sua - veio-me à memória o dia em que ofereceu solípedes em miniatura a todos os membros da Assembleia Municipal.
EliminarAinda não vi a exposição, irei hoje apreciá-la. E logo lhe digo o que me parece. Contaram-me ontem que uma destas manhãs os jumentos acordaram baptizados com os nomes de vereadores e outros dirigentes municipais. É verdade?
Bom dia
EliminarHÁ HA !!!!!Tenho de ir conferir a ver se concordo!
É verdade Engenheiro...daquela reunião foi decidido atribuir-lhe o galardão de solípede-mor do reino de Albergaria dos Doze, com a condição de ser entregue no dito "Paulo" regado com umas cervejinhas e uma caracolada. Aceita?
EliminarAmiga e companheira Marlene Matias, boa tarde.
EliminarAgradeço, reconhecido, a Comenda de Solípede-mor.
Repara que eu não escrevi que a reunião era de Militantes do Partido Socialista de Pombal, por quem tenho, há muitos anos, muita estima e consideração.
Escrevi que era uma reunião do Partido Socialista, quiçá, até, da Coreia do Norte.
Quanto à caracola, bem regada com umas loiras, no Paulo, vamos nessa e deixa a despesa por minha conta.
Não sou rico, mas sou rico em ideias, umas boas, como esta, outras malucas.
É da vida.
Aguardo marcação.
Beijo
Amigos e companheiros Administradores, bom dia.
ResponderEliminarSinto vergonha pelo que aconteceu.
O todo poderoso, e feito Senhor, Adelino Malho colocou este post a denegrir tudo e todos com 7 erros ortográficos reiterados e nem ele, nem ninguém, veio pedir desculpa.
Só Eça tinha o estatuto de inventar palavras, mas o que aqui aconteceu foram grosseiros erros ortográficos.
Esperei 7 dias e 7 noites por um acto de humildade de alguém que devia ser responsável mas não é.
Vi a companheira Paula Sofia da Luz e o companheiro José Gomes Fernandes a lançarem cortinas de fumo.
Não gostaria que fossem mais do mesmo.
Mário, aqui, não se trata de trocar ideias, trata-se, isso sim, de tratar mentes doentias, megalómanas e meio napoleónicas.
Fico triste.
Sem abraço
Mau. Cortinas de fumo é consigo, engenheiro...mas diga lá em que é que lhe posso valer, que farei pelo melhor.
EliminarAmiga e companheira Paula Sofia, boa tarde.
EliminarMui grato estou com a tua generosidade.
Ficava muito contente se me oferecesses um solípede para a minha colecção.
Mas se não ofereceres fico, na mesma, contente.
Beijo