Foi um ar que se lhe deu. Num dia Narciso anuncia uma conferência de imprensa para se apresentar como candidato - e convida meio mundo a comparecer, entre autarcas e dirigentes de todos os partidos - noutro cancela-a. "Lamentando e por motivos alheios à minha vontade, serve o presente para cancelar a data prevista da conferência de imprensa, até nova data a informar".
O E-mail chegou às caixas de correio já passava da uma da manhã de hoje, e foi escrito depois uma discussão acalorada que o ex-presidente da Câmara manteve com Pedro Pimpão, à saída do jantar de inauguração do Bodo das Castanhas, em Vermoil. O mesmo jantar onde se esqueceram de guardar lugar para ele, na mesa das entidades oficiais.
Da conversa entre ambos pouco se sabe pode contar, ainda, que o povo é bem educado e não se abeira de uma discussão tão séria, com implicações tão grandes para a vida de ambos - e do concelho que é nosso. Mas as ondas de choque não se fizeram sentir. Quem saiu em defesa de D. Diogo (o mesmo é dizer contra Narciso) foi o doutor João Coucelo, que respondeu ao mail de Narciso, enviando a resposta para todos os mortais da mailling list O médico - ex-vereador de Narciso, ex-mandatário de Narciso, ex-presidente da Assembleia Municipal, sempre pelo PSD, sempre próximo de D. Diogo - arregaçou o punho de renda e fez o favor de dizer ao meio mundo convidado de Narciso aquilo que a estrutura local do partido ainda não tivera coragem de escrever:
"Caro Narciso
Devias cancelar as tuas intenções de candidatura que eticamente são condenáveis nos moldes em que o fizeste.Se persistes tens de te demitir das funções na A.M o que é o mínimo de decência que te resta nesta farsa.
Sempre fui solidário contigo nos momentos mais difíceis e nem sempre tive igual tratamento,mas mantive a discrição que se exige a quem na política só pretende o bem publico.
Não alinho em lutas pessoais e cruzadas de mau gosto.
O que está feito, feito está mas trata de desfazer males maiores".
A parte melhor desse e-mail vem no fim. É quando Coucelo se despede de Narciso "com amizade", qual Sousa Veloso aos agricultores que o viam, com respeito, aos domingos de manhã.
Isto promete ser uma campanha de avanços e recuos. E não apenas por parte de Narciso. Na comissão política concelhia, "recuo" passou a ser o nome do meio. Não é Pedro?