20 de dezembro de 2019

Traição ou desfaçatez?


Esta manhã, durante a última reunião de Câmara deste ano horribilis na autarquia, Diogo Mateus entregou publicamente um presente de natal a Pedro Martins - acabado de sentar na cadeira da vereação, em substituição de Anabela Neves. Deu-lhe os pelouros que retirou a Pedro Brilhante, e ainda uns que eram de Ana Cabral. E Pedro Martins - que Diogo não quis levar consigo em 2013, quando acabou o reinado de Narciso Mota - aceitou, todo contente.
Diz ele que as motivações são as mesmas que o fizeram aceitar integrar a lista de Narciso Mota, em 2017, e chama-lhe vontade de contribuir para o progresso "da nossa cidade". Pombal é um bocadinho mais que o largo do Cardal, Pedro. Assim como ser vereador é (ou deveria ser) um bocadinho mais que técnico de informática, por mais reputado que se mostre. 
Nesta ocasião ocorre-me uma crónica antiga, de um amigo comum (Daniel Abrunheiro), que enunciava a quantidade de professores dedicados à política local, porque "dar aulas é chato". Sim, deve ser. E será muito mais confortável viver com o ordenado de vereador, convenhamos. Aos poucos, Diogo Mateus vai conseguindo um feito que parecia impensável nas autárquicas de 2017: unir o PSD. Já amaciou os azedumes de Narciso Mota, agora repescou Pedro Martins. Sobra Micael António, orgulhosamente só, a levantar uma bandeira do NMPH. Alguém lhe diga que o movimento acabou, por caridade.
Imagino os milhares de eleitores que votaram naquela "alternativa", que olharam para Narciso Mota e seus muchachos como linha política que queriam para este concelho. É de traição que se trata, sim. E desfaçatez. Mas já se sabe que em política o que hoje é verdade amanhã é mentira. E que, como diz a canção,  "não se pode andar direito quando se tem a espinha torta". Alguém endireite a cadeira a esta gente. 

2 comentários:

  1. Pela primeira vez D. Diogo escolhe um Vereador pela sua enorme competência. As equipas de trabalho de Diogo Mateus foram sendo formadas por interesses políticos e por pessoas que ele "controlava". Neste caso Pedro Martins entra no Executivo como Vereador a tempo inteiro porque Pombal necessita de gente competente na Gestão Pública. Narciso Mota sempre teve excelentes Vereadores e nos primeiros mandatos viu-se trabalho.
    Com isto tudo D. Diogo garante sempre maioria, pois Pedro Martins e Narciso Mota estarão ao seu lado nas votações, mesmo que o Brilhante bata com a porta e comece a votar no sentido da oposição. Quem fica numa posição cada vez mais fragilizada é o Michael pois fica sozinho na sua bancada e só pode contar como o apoio da Vereadora do PS. Podemos aqui e noutros foruns, conversas...dizer que D. Diogo tem feito dois maus mandatos, mas uma coisa é certa o homem é um estratega politico, na altura em que tudo parece piorar para ele. Baralha as cartas, dá de novo e volta a ficar com os trunfos todos. Neste ano de 2019 ele é o grande vencedor e o grande derrotado foi o Pedro Pimpão que não arriscou e perdeu em toda a linha. Será que começa já em 2020 o seu posicionamento para conquistar o poder ao D. Diogo ?

    ResponderEliminar
  2. Há coisas que nem os mais dedicados entendem. Senão vejamos:
    Um presidente que convida um vereador da oposição, recém-chegado, para lhe atribuir pelouros, sem esgotar as alternativas dentro do seu próprio partido.
    Um vereador da oposição que vende a alma ao diabo aceitando esses pelouros, logo essa fidelidade "fiduciária" a que a posição política se verga.
    Um Narciso "Humano" tão aguerrido antes e agora tão letárgico e submisso, não se sabe ( embora se adivinhe ) por que razões.
    Uma desfeita aos vereadores "Humanos" em funções, pois a terem pelouros, ou tinham todos ou não tinha nenhum, mormente o mais recente.
    Uma desconsideração do novel empossado aos seus colegas de luta, num golpe de rins vira-casacas onde a mais elevada competência executiva não consegue branquear a desonra traiçoeira, tal como sentiu e disso deu nota o Vereador Michael António, único até agora com uma postura vertical, corajosa, honesta e combativa.
    Com que cara ficam os eleitores do Pombal Humano a ver a sua escolha tão desrespeitada?
    Com que cara ficam os eleitores do PSD a ver a sua escolha tão desrespeitada?
    Como eu dizia, há coisas que nem os mais dedicados, COMO EU, entendem.
    Pensava que já tinha visto tudo na politica mas constato que é uma caixinha de surpresas, a mais das vezes desagradáveis.
    Haja bom senso e vergonha na cara.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.