22 de maio de 2008

Desigualdades em Portugal

O Relatório sobre a Situação Social na União Europeia (UE) em 2007 coloca Portugal no último lugar no que diz respeito à distribuição de rendimentos. Ou seja, somos o Pais da EU onde a desigualdade de rendimentos é mais acentuada.
Esta realidade obriga-me a colocar duas perguntas:
Porque é que isto acontece? Tem mesmo que ser assim?
Não conheço totalmente as causas nem as soluções. Sei sim, que este é um dos principais (senão o principal) problema da sociedade portuguesa, cujo efeito, em múltiplas áreas, tenderá a acentuar-se se não for eficazmente combatido.
A vida nos últimos anos não nos tem corrido muito bem, temos levado com os problemas do mundo e com aqueles que criamos!

1 comentário:

  1. Há alguns anos a esta parte li o resultado de um estudo (por acaso encomendado pelo governo de Durão Barroso) que apontava a corrupção como o factor que mais contribui para o atraso económico e social que o nosso país regista. Neste conceito de corrupção, entra o simples facto de um pedreiro trabalhar ao sábado sem passar factura.
    A este factor eu acrescento a incompetência da maior parte dos nossos governantes. Imagine-se o país como uma grande empresa que é dada a administrar a uma equipa de gestores (governo). o resultado está à vista, somos piores em quase tudo.... valha-nos o hóquei em patins onde a política, por enquanto, ainda não tem voto na matéria...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.