2 de janeiro de 2009

A viabilidade dos PomBus

Na última AM coloquei duas perguntas a Narciso Mota sobre a avaliação inicial do projecto dos PomBus: (i) Foi elaborado algum estudo de mercado? e, (ii) Foi elaborado um estudo de viabilidade económica?
Como (quase) sempre, ficou irritado com as perguntas e disparou para todo o lado. Ridicularizou os estudos (mercado, económico-financeiros, etc.) e os teóricos (da teoria económica e da gestão) e defendeu a sua gestão baseada na experiência e no feeling, no estilo meia bola e força.
Pelo meio, atacou o PS por estar contra os PomBus quando os tinha defendido no programa eleitoral. Sucede, que ninguém do PS afirmou que está contra os PomBus, simplesmente questionei a forma como ideia foi avaliada e implementada.
Por que é que perguntar incomoda tanto?

4 comentários:

  1. Foi obviamente um erro dar um tiro no escuro, sem nada em que se basear, mas também um estudo neste caso ia ser sempre muito duvidoso. Penso que todos nós se nos perguntarem se optaríamos por alternativas mais amigas do ambiente e mais favoráveis à cidade responderemos que sim, mas quando elas surgem tudo parece mudar e já ninguém adere. O resultado dos estudos iria muito provavelmente mostrar que os PomBus seriam uma boa opção. Poderia sim ter-se feito esse estudo, mas não só em relação aos Pombus e sim a todas as possíveis soluções que já anteriormente foram referidas. Assim o erro em termos de números absolutos ia-se manter, mas ia diminuir em termos de proporção e seria mais fácil saber quais as opções que mais agradariam à população.

    ResponderEliminar
  2. Antes do PomBus, não seria melhor estabelecer faixas de circulação para eles? Eliminando, pelo menos algumas das zonas de estacionamento da Avenida? A criação desta circulação prioritária (BUS, Bombeiros e até Taxis) dava, penso eu, outro alento ao uso do transporte colectivo.

    Cumps. e bom ano

    ResponderEliminar
  3. Nesta terrinha perguntar incomóda tanto porque, nesta terrinha, o mote é criticar se se faz, se não se faz, porque se faz, porque não se faz, porque não se fez assim, porque não se fez assado... Nesta terrinha, perguntar também incomóda muito porque, nesta terrinha, quem manda não quer que lhe sejam descobertas e questionadas quaisquer incompetências e incoerências... nesta terrinha à moda antiga, quem manda quer simplesmente ser obedecido...
    Talvez estivesse na altura de deixar de lado as politiquices de café e começar a pensar no bem-estar dos nossos conterrâneos e concidadãos. Apesar das falhas, evidentes e já enumeradas, que a implemtação dos transportes urbanos evidencia e da inegável coincindência da mesma com o calendário eleitoral, o POMBUS deixou-me verdadeiramente satisfeita e veio resolver o problema de mobilidade dos habitantes de vários lugares da freguesia de Pombal. É evidente que ainda há muito a melhorar, mas como nem todos os pombalenses vivem no centro de Pombal, nem tem sempre carro e/ou combustível à disposição, é melhor sem dúvida "um Pombus na mão, do que dois a voar".

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.