29 de março de 2010

Partidos & colados

O PS local vai a votos dentro de dias, logo a seguir à Páscoa da Ressureição. Até à data não há notícias de outras candidaturas, tão pouco da esperada recandidatura Adelino Mendes, para os lados da Alexandre Herculano. É verdade que o partido anda moribundo há muito tempo, desde que começou a definhar, logo no inverno de 1993, quando a guerra das rosas descambou num viçoso laranjal, até aos dias de hoje. Mas 2013 é já ali ao lado - como diz o Alvim. E apesar de não estar minimamente preparado para deixar o poder, Narciso Mota não pode recandidatar-se. Pelo menos em Pombal. E o fenómeno pode e deve abrir espaço a novas oportunidades. Por isso vamos acompanhar com particular atenção os dias que aí vêm.
Entretanto, na Luís Torres, os tempos também não andam meigos. Consta que a isso se deve o estratégico afastamento de Rodrigues Marques deste nosso são convívio, pois que o outro engenheiro não gosta muito da brincadeira quando vê o nome desse amigo atirado para a possível sucessão. Estranhei o número de votantes (77) nas directas da semana passada. Julguei mesmo que Pombal registara não apenas a excepção nos resultados (o único concelho onde Rangel ganhou), como também na abstenção. Ledo engano. Afinal, há apenas 124 militantes inscritos. É só conferir os resultados. E comparar com Ansião, por exemplo. Valemos muito pouco no bolo distrital, e (agora) menos ainda no nacional.

5 comentários:

  1. Paulinha. Ha muitos que só para não cometerem o crime de contrariar o chefe, nem votar foram, senão votavam Passos Coelho. Eu como militante com as quotas em dia, pagas do meu bolso fui votar mas levei guarda-costas não fosse o Diabo estar á espreita. Correu bem estava tudo para a LAN PARTY e fui muito bem recebido pelos muito poucos companheiros que se encontravam na Concelhia. Adorei o resultado Nacional, ja a resultado Concelhio cheirou-me um bocado a bolo do caco Madeirense...

    ResponderEliminar
  2. Amigos e companheiros, boa noite.
    Vamos por partes.
    Afazeres da Pátria amada têm-me cerceado do convívio do Farpas.
    O próximo Primeiro Ministro de Portugal, está escrito nas estrelas, é o nosso companheiro e amigo Pedro Manuel Mamede Passos Coelho.
    Não sou candidato a nada e muito menos à sucessão do meu amigo e companheiro Engº Narciso Mota.
    A votação do Presidente do PSD foi o que foi.
    Foi lindo hoje ver quatro magníficos mais duas magnificas a tirar do poço a Rádio Clube de Pombal.
    Foi lindo, lindo.
    Gostei da tertúlia de hoje, no Palácio do Gelo, regada com boa imperial.
    O nosso camarada e amigo Adelino Leitão, conceituado causídico da praça, até se permitiu contar uma inócua anedota que, com o devido respeito, vou tentar reproduzir:
    Num avião viajavam, entre outros passageiros ilustres, Deus, o diabo e o diabo do Engº José Sócrates.
    Nisto o diabo munido de uma serra cismou ir serrar uma asa do avião a fim de este se despenhar.
    Vários ilustres lhes foram pedir para parar com aquela brincadeira já ela iria resultar na morte de todos.
    Nem Deus foi capaz de o demover daquela sua suicida tarefa.
    Nisto o Engº Sócrates foi segredar algo ao ouvido do diabo.
    Resultou.
    O diabo abandonou a sua tarefa e foi sentar-se numa cadeira na cauda do avião, muito constrangido.
    Satisfação geral.
    Todavia os passageiros queriam saber qual tinha sido o forte argumento utilizado pelo Engº Sócrates para demover o diabo da sua forte, parecia, determinação de fazer despenhar o avião.
    Acossado por todos, lá disse o que ele lhe tinha dito.
    Então disse o que Engº Sócrates lhe disse:
    - Se morrer vou governar para o inferno.
    O diabo, coitado, caiu em si e em grande depressão.
    Coitado!
    E coitados dos pobres e indefesos cidadãos.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Caro Roque começo a ficar preocupado consigo, você está sempre cismando que é perseguido, que tudo se passa em rol de uma pessoa, que todos são carneirada, anda sempre com guarda costas e, com suas afirmações, você me faz lembrar a máfia Calabresa ou a Camorra.

    Você começa a ficar doente com esta mania da perseguição.

    Engº Narciso não é um super com capacidade para controlar tanta gente e ainda seu cargo no Município de Pombal.

    ResponderEliminar
  4. Só 124 militantes? Essa surpreendeu-me! Afinal há muita gente a comer laranja mas pouca com vontade de plantar laranjeiras... Estive a ver o ficheiro e reparei que Pombal tem menos de metade de laranjinhas que o Barreiro (esse bastião do comunismo). Lá são 317 militantes e o PSD teve 3420 votos nas últimas Autárquicas. Cá são 124 militantes e 17970 votos. É caso para dizer que, em Pombal, somos mais eficazes. E muito mais forretas…

    ResponderEliminar
  5. O que é mais estranho nisto tudo, é como tão poucos militantes têm tanto poder para tratar do destino de tantos cidadãos, sobretudo - com todo o respeito por aqueles que são excepção - quando muitos deles não são pessoas com especial preparação ou provas dadas em qualquer actividade, nem com especiais méritos, para além, do cartão.

    Só uma "sociedade civil" desinteressada e em processo de crescente anomia, permite que este fenómeno aconteça e não faça nada. Temo que um dia tudo isto mude pelas piores razões e pela pior forma, por os poderes estabelecidos temerem o estabelecimento de sérios mecanismos de democracia participativa e de efectiva aproximação dos eleitos ao eleitor.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.