24 de março de 2010

Plano de Prevenção da Corrupção

Está em consulta pública o Plano de Prevenção dos Riscos de Gestão do Município de Pombal, vulgo Plano de Prevenção da Corrupção, elaborado por uma vasta equipa da câmara.
O plano é um simples pró-forma, composto, nomeadamente no que se refere às medidas, por um conjunto de banalidades, redundâncias, não-medidas e muitas intenções (“melhorar o planeamento”, “assegurar/melhorar o controlo”, “garantir o cumprimento da lei”, …) que demonstra que não se pretende atacar o problema mas tão-somente responder à exigência legal de ter um plano.
Não deixa de ser sintomático que o plano se limite a identificar os riscos de corrupção associados às actividades dos funcionários/técnicos e não ataque a principal fonte de corrupção nas autarquias: o poder político.
A nascente da corrupção não estará, também, na assumpção do princípio: “Se não formos nós a ajudar os nossos quem é que os ajuda?”.

2 comentários:

  1. Caro Amigo Malho. Sabes que eu gosto tanto da Gestão do Eng. como tu, mas numa coisa não estou de acordo, pois até provas em contrario, sempre julguei o Eng. Narciso como uma pessoa muito honesta. Desde á um tempo o critico pela sua prepotencia, arrogancia e má educação civica, mas nunca coloquei em dúvida a sua honestidade. Não afirmo que não haja corrupção na CMP, mas não é por ele, mas sim talvez por alguns que se possam aproveitar da sua boa fé. Porque considero que arranjar tachos para familia e amigos ainda não é considerado corrupção.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão, amigo Roque. Não se chama Corrupção chama-se Nepotismo. (Vem de "nepote", sobrinho do Papa, que na hierarquia eclesiástica, da Idade Média, eram beneficiados pelo favor do Tio e abusavam desse poder a favor dos próprios e seus familiares.)
    Saudações

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.