29 de abril de 2014

Deus está nos detalhes

Por motivos profissionais, tenho passado muitos dias no estrangeiro. Como não sei funcionar com o Facebook (nem com nenhuma outra rede social), recorro aos sites dos órgãos de informação local para saber as notícias da santa terrinha. Depois da 97FM, da Rádio Cardal e do Notícias do Centro, agora consulto também a página do Pombal Jornal e a da PombalTV.  Como podem ver, estou muito bem informado! Mas não é sobre isso que agora quero falar.

Fui assinante d'O Eco e d'O Correio de Pombal até ao seu desaparecimento e, por isso, ocorreu-me também assinar o Pombal Jornal. É uma coisa minha; gosto de ler os jornais em papel. E foi ao consultar a nova página do Pombal Jornal que verifiquei que não é feita qualquer referência à sua ficha técnica. Espantoso! Como podem aspirar a ter credibilidade se não informam os leitores sobre quem são os responsáveis por aqueles conteúdos? Mas mais: com excepção do Notícias do Centro (que refere que Orlando Cardoso é o seu director) e da 97FM (que diz alguma coisa - pouco - nos "Contactos"), nenhum dos outros órgãos de informação refere a sua ficha técnica!  Está tudo muito lindinho, muito tenrinho, muito xuxu, mas falta o básico dos básicos. 

Sou dos que acredita no sucesso de uma imprensa regional de qualidade, gerida com rigor, comprometida com as causas sociais locais e, já agora, com jornalistas na redacção. Não numa imprensa que valoriza o supérfluo e descura o essencial. E se, como disse o arquitecto Mies van der Rohe, "Deus está nos detalhes", então a nossa imprensa local está totalmente fora da lei de Deus. 

15 comentários:

  1. Ter a ficha técnica não é só por uma questão legislativa - é acima de tudo o maior sinal de isenção, de responsabilidade e de boa-fé!
    Temos de acreditar que é um lapso. Outra coisa nem me passa pela cabeça.

    ResponderEliminar
  2. Amigo e Dr. Adérito Araújo, boa noite.
    Fico contente de leres a 97 FM, a rádio da cooperativa Rádio Clube de Pombal, a sua rádio.
    Estive, no Cavilha, a parlamentar com o camarada Adelino Leitão.
    Somos ambos os dois da mesma opinião.
    Deverias ter ficado irritado com tanto CDS e JC, ao invés de não ter ficha técnica, ou a indicação de Director.
    Mas o Pombal Jornal, em papel, já tem e tu sabes quem é.
    Abraço e continua a ouvir a 97 FM

    ResponderEliminar
  3. Caro Eng. Rodrigues Marques,

    Obrigado pela sugestão mas vou continuar a irritar-me com o que, de facto, me irrita. Se eu me fosse a irritar com o facto de encontrar (supostamente) muito CDS e JC no Pombal Jornal, já tinha apanhado uma crise de nervos com o laranjal que inunda todo o concelho.

    Mas vou-lhe dizer mais. O que me irrita é a rapaziada brincar ao jornalismo. E não me estou só a referir ao Pombal Jornal! A "sua" rádio também não está isenta de culpas. Desde há muitos anos que os órgãos de informação passaram a ter uma dimensão acrescida na internet. E, nessa dimensão, a dignidade tem que ser a mesma. Veja o caso do Público, do DN, da RTP. Veja também a Gazeta de Matemática - publicação que actualmente dirijo.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e companheiro Dr. Adérito Araújo, boa noite.
      Se não concordas com a linha editorial da 97 FM eu próprio subscrevo a tua adesão como cooperante e, por dentro, dás a tua opinião.
      Vamos nessa?
      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Eng. Rodrigues Marques,

      Eu estou envolvido em projectos que cheguem e que sobrem para o tempo livre que tenho. Mas repare que o que eu critico não é a linha editorial, nem a da sua rádio nem a de nenhum outro órgão de informação local.

      Não espero que compreenda a minha crítica. Rogo-lhe é que não deturpe o que quero dizer.

      Abraço,
      Adérito

      PS Para que saiba, eu até gosto do que ouço quando sintonizo a 97FM. Mas diga-me se acha razoável a sua rádio demorar mais de três anos a informar os seus ouvintes sobre quem são os responsáveis pelos conteúdos do site (clique em http://www.pombal97.com/index.php?lang=pt&pg=artigos&spg=12).

      Eliminar
  4. "O que me irrita é a rapaziada brincar ao jornalismo". Clap, clap, clap! Sem mais, tudo dito. Ass.: uma ex-jornalista inconformada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga e companheira anovsa, boa noite.
      Se não concordas com a linha editorial da 97 FM eu próprio subscrevo a tua adesão como cooperante e, por dentro, dás a tua opinião.
      Estou certo que vais ser uma jornalista activa mas, também, inconformada,
      Vamos nessa?
      Abraço

      Eliminar
  5. Amigos e companheiros boa tarde. Escrevi aqui sobre a POMBALTV e o que o futuro podia trazer a uma ideia bestial, mas desconfiei, na troca de conversa com pessoas ligadas ao projecto a coisa seria boa, eu fiquei ainda mais desconfiado.
    Dizia o rapaz cheio de vontade: queremos fazer programas com o pessoal do farpas. Logo lhe disseram que era doido, e pergunta ele muito admirado: porquê? Olhem o que uma jovem lhe disse: Lembras-te do dono do Correio de Pombal o Pimpão dos Santos? Liga-lhe.
    Portanto dos dois responsáveis do projecto o Pessoa saiu? He.............................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e companheiro Zé, boa noite.
      Porra!
      Está como o companheiro José Gomes Fernandes.
      Fala claro e mija direito.
      Abraço

      Eliminar
  6. Realmente estes comentários têm piada!!! Jornalismo!!! onde em Pombal é para rir!!! Pombal Jornal outra piada... Não existir ficha técnica isso é óbvio...
    Ficam é as saudades do Correio de Pombal, isso sim... Saudade dos tempo em que estava la o Daniel Abrunheira, aí havia liberdade de expressão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga e companheira Catarina Fontes, boa noite.
      Se não concordas com a linha editorial da 97 FM eu próprio subscrevo a tua adesão como cooperante e, por dentro, dás a tua opinião.
      Certamente contigo na equipa vai haver liberdade de expressão.
      Vamos nessa?
      Abraço

      Eliminar
    2. Exmo. Senhor Rodrigues Marques, bom dia.
      Só agora consegui responder a sua resposta, pois tenho estado fora (trabalho), não é uma questão de concordar simplesmente tenho reparado que Pombal parou no tempo.
      Quanto ao convite agradeço mas não sou da área de jornalismo e não consigo ficar calada quando vejo injustiças e sobretudo excesso de poder.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Catarina, isso de não ser da área não importa. Em Pombal, pelo menos. Regredimos muito nos últimos anos. Se a dita Entidade Reguladora da Comunicação funcionasse, já tinha posto cobro a isto. Mas como é uma instituição que até parece de Pombal (existe, faz número, mas não se mexe muito para não incomodar os poderes instalados)...temos o estado a que chegámos: qualquer um se faz passar por jornalista, sem estar habilitado para isso. Depois é normal que o leitor/ouvinte se baralhe, e julgue que qualquer um pode ser pé de microfone.

      Eliminar
    4. O "jornalismo" à moda de Pombal é aquilo a que os estranjas gostam de chamar um "case study". E as razões não são as melhores, receio bem que não.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.