6 de janeiro de 2015

O pote de Danaides

A ETAP é um verdadeiro “Pote de Danaides” que, pelos vistos, a câmara está condenada a encher perpetuamente. E vai ter que o fazer às claras e publicamente (pelo menos enquanto o Farpas existir). Não vale a pena clamar por recato nas críticas, porque uma das causas do estado atual da escola foi o pacto de silêncio imposto e aceite pelas partes interessadas, ao longo de muitos anos. Só que, entretanto, muita coisa mudou.
Nas últimas duas décadas a oferta de formação profissional cresceu muito e nos últimos anos a procura encolheu bastante. A ETAP nunca esteve orientada para o mercado porque a razão principal da sua existência foi satisfazer clientelas, não criou um projeto educativo sólido, não desenvolveu competências centrais, não cuidou de se posicionar numa faixa específica da formação profissional. Do que precede resulta que a escola está muito vulnerável no atual adverso mercado. Quando isto acontece os mais fracos não sobrevivem. A escola tem sobrevivido ligada à máquina/câmara:Por quanto mais tempo ninguém sabe, depende da câmara.
A nova direcção parece querer recuperar o muito tempo perdido, mas o relógio não anda para trás e o aumento da passada não parece suficiente para apanhar um comboio em andamento acelerado. É boa a ideia abrir o capital da escola às empresas, mas era necessário que existissem Empresas e Associações Empresarias. Se não existem muitas por cá, é igualmente boa ideia procurá-las nos concelhos limítrofes. Mas será exequível? O que é que a escola tem de concreto para oferecer às empresas para além de expectativas irrealistas? Por outro lado, atualmente e nos próximos anos, as empresas não estarão muito preocupadas com o pessoal porque sabem que o encontram em abundância e com qualidade na população desempregada ou nas boas escolas de formação profissional ou técnica, nomeadamente na região.
Não é, portanto, expectável que os dirigentes da ETAP encontrem empresas interessadas em comprometerem-se a encher um pote furado.

1 comentário:

  1. Bom dia
    Que é feito do prestígio da ETAP, outrora pioneira na formação profissional e escola modelo nessa área de ensino a nível nacional? Chegou a ser sede da ANESPO!

    Volta Infante da Costa estás perdoado!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.