15 de maio de 2016

Guia prático para quem vai ao "novo" Centro de Saúde


Depois de lá ter estado na sexta-feira (algumas horas antes do senhor que caiu nas escadas e seguiu para o hospital, com prognóstico reservado), atrevo-me a pedir cautelas aos que, forçosamente, não escapam - uns porque não querem, outros porque não podem - ao serviço público de saúde. 

1. Ao chegar, tenha cuidado com as enganadoras portas de vidro. Não se percebe qual delas abre, por isso é melhor aproximar-se com pés de lã.

2. Quando entrar no edifício não vai encontrar qualquer sinalética (a não ser que a coloquem no fim-de-semana). Terá a sensação de estar no velho edifício, mas pintado de novo. Há uma mesa e umas cadeiras à volta, apenas, no átrio. Descanse, não lhe vão dar formação de como usar o serviço, embora não fosse mal pensado...

3. Como não há sinalética, damos uma ajuda: as consultas da USF (Unidade de Saúde Familiar) do Marquês e de São Martinho funcionam no primeiro andar. O rés-do-chão ficou destinado aos serviços de secretaria, saúde pública e afins. Estamos em crer que os autores deste projecto pensaram ao pormenor no envelhecimento activo, e no exercício físico que é recomendado aos nossos idosos. Sendo certo que a maioria não é muito chegada aos elevadores, a alternativa é subir as escadas se quiser ser consultado.

4. Quando descer, faça-o com cuidados máximos. Quem usa lentes progressivas queixa-se das fitas pretas que delimitam os degraus, traiçoeiras, por isso toda a atenção é pouca.

5. No interior do edifício procure falar baixo. Falhou ali qualquer coisa na insonorização do edifício, por isso é natural que a péssima acústica baralhe funcionários administrativos, enfermeiros, médicos e utentes.

6. Faça um esforço por não precisar do "ginásio", suposta sala de recuperação. Como o edifício se revelou aquém das necessidades mesmo antes de ser inaugurado, foi necessário colocar lá umas secretárias...

7. À saída, aprecie a beleza do edifício por fora. Lembre-se que também pagou parte daquele 1,2 milhões de euros que custou a remodelação.

4 comentários:

  1. Isto da politica do "bota a baixo" não credibiliza ninguém, muito menos de quem a faz. Ainda não tive oportunidade de visitar o novo centro de saúda mas custa-me a crer que tudo esteja pior do que estava, pois é o que me parece depois de ler este post. Quem critica deve ter o cuidado de ser imparcial e comentar o que está bem e o que está mal. Acredito que estejam algumas coisas erradas mas custa-me muito acreditar que tudo esteja pior do que estava. É por isto que a oposição em Pombal está como está...

    ResponderEliminar
  2. É ir lá e ver, com os próprios olhos. Basta isso.

    ResponderEliminar
  3. Recordar de usar óculos escuros em dias mais solarengos, caso contrário ganha uma cegueira à conta daquela brancura toda exterior (Árvores? O que é isso?)

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde a todos. Camaradas, Companheiros,Srªs e Srs . Vamos por partes: 1º O Edifício está bonito e bem enquadrado na área de saúde do nosso Concelho. 2º Claro que há coisas a rever e que talvez não tivessem sido bem planeadas. 3º Falta um belo relvado com jardins e árvores, pois a beleza também da saúde e pedras mármores e betão encontram-se é nos cemitérios. 4º Espero que Narciso Mota, quando tomar posse, não mande demolir todo o edifício...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.