31 de março de 2020

Alguém percebe a comunicação da Câmara Municipal de Pombal?


Erro número 1: Impressão de viseiras para proteção do staff nas instituições

Usar uma situação de crise para promoção pessoal é o pior exemplo que se pode dar.

Quando é necessário dinamizar pessoas porque precisamos de apoio de muitos para acções concretas (e acredito que vamos precisar de muitas nos próximos tempos), faz todo o sentido, mas não é este o caso da promoção da impressão 3D de viseiras que é apresentado pelo Presidente da Câmara. Erro comunicacional na forma e no actor.


Este pedido deveria ser promovido por quem gere e bem esta instituição, Nelson Pedrosa, e não pelo Presidente. A Câmara pode e deve dar visibilidade a esta ação e colocar recursos para encontrar empresas com CNC que possam apoiar rapidamente os números necessários e coordenar a recolha para evitar deslocações como é indicado. Não digam às pessoas para visitar o projecto Maker na Biblioteca Municipal É necessário ficar em casa!

Erro número 2: Conferência de imprensa

A comunicação do número de infectados e em vigilância é da competência das autoridades de saúde e não da câmara, e muito menos interpretações de carácter pessoal. Em boa altura que esta comunicação passou a ser passada directamente para os meios de comunicação social regionais. 

Criam-se alarmismos falsos e errados, nomeadamente de situações com os Bombeiros sem qualquer articulação com as autoridades de saúde. Deveria por exemplo indicar quais as medidas que pode ou não apoiar na proteção dos bombeiros de Pombal.

Erro número 3:

Toda a comunicação deveria estar direcionada para a situação de crise e das ações da câmara. Não é compreensível que o executivo neste momento desfoque disso, ora vejamos algumas notícias disponíveis no site da Câmara (https://www.cm-pombal.pt/noticias-3/)

  • 30 de Março: Município de Pombal apoia requalificação de parque infantil na Mata Mourisca (cerca de 10 mil e 6 mil euros para a Fábrica da Igreja)
  • 27 de Março: Pombal adere à Hora do Planeta 2020 numa altura de crise esta paragem é sequer de considerar?
  • 26 de Março: Construção do Centro Escolar de Vila Cã com Parecer Favorável do Tribunal de Contas já aqui foi falado várias vezes sobre a (pouca) importância deste investimento

Prevêem-se tempos difíceis para pessoas, empresas e instituições.

O bom senso dita que, antecipando-se necessidades, todo e qualquer investimento seja suspenso para potenciais necessidades imediatas. 

Se os cenários se cumprirem, brevemente teremos pessoas sem dinheiro para comer e será preciso mobilizar fundos de imediato porque o Governo Central não terá capacidade. Existem na lei mecanismos para alterar o orçamento municipal rapidamente se for necessário.

Ninguém quer saber de programas eleitorais neste momento!

Haja bom senso na comunicação e nas decisões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.