26 de novembro de 2020

A grande sondagem

Uma pessoa percebe que está num concelho-charneira (como diria Narciso Mota) quando:

a)  em plena pandemia, uma conceituada empresa de sondagens (como a Pitagórica) manda para a rua equipas que façam inquéritos presenciais, mesmo quando aqui estão aplicadas as medidas mais apertadas do estado de emergência, por sermos um concelho de risco muito elevado.

b) um partido tem dinheiro para gastar nas guerras intestinas, no duelo entre Pedro Pimpão e Diogo Mateus, que bem pode contar com um árbitro como Narciso Mota - que nunca deixou de ser quem é. 

A pretexto de "um inquérito sobre as condições de vida na freguesia e no município, nomeadamente durante a pandemia", fui esta manhã abordada por duas simpáticas moças. Quem faz das entrevistas o modo de vida sabe bem como é importante encontrar respostas. E por isso prontamente acedi responder, sem imaginar que tinha pela frente este filet mignon . Para quem a encomendou...uma chatice. É a lei de Murphy, amigos.

Todo o inquérito (com uma amostra de 400 pessoas) é centrado na atuação do presidente da Junta e do presidente da Câmara. É curiosa a forma distintiva como o movimento NMPH é tratado nas perguntas, e é quase desonesta a escolha das fotografias dos possíveis candidatos. Na primeira imagem a ideia é saber se o entrevistado conhece cada uma daquelas figuras. Na segunda, já com os nomes, pede-se que sejam avaliadas as condições que têm (ou teriam) como presidentes da Câmara. Depois, mistura-se o passado e o presente (na medida que interessa), trazendo-nos à memória aqueles de quem já nem nos lembrávamos, como Pascal Rodrigues ou Amilcar Malho, que foram candidatos nas últimas autárquicas.

Quem encomendou o estudo conta que Gonçalo Pessa (que foi candidato do BE em 2017) está arrumado, e que Sidónio Santos também já não conta para este jogo. Ah, e 'ressuscita' para Pombal e para a CDU o nosso camarada farpeiro Adérito Araújo. 

E eis que fica escancarada a teoria que vários psd's replicam por aí, sobre possíveis candidatos do PS que (na óptica deles) dariam mais luta que a já anunciada Odete Alves: Eduardo Pinheiro, atual secretário de Estado da mobilidade, cuja ligação a Pombal é quase nula, e João Gouveia, o vizinho de Soure. 

As dúvidas sobre a autoria desta proeza só são alimentadas por esta pergunta:

a) Diogo Mateus ganha de certeza a qualquer candidato do PS

b) Diogo Mateus tem uma grande probabilidade de ganhar, seja qual for o candidato do PS

c) Diogo Mateus pode ganhar, dependendo de quem seja o candidato do PS.

d) Diogo Mateus tem poucas probabilidades de ganhar, seja quem for o candidato do PS

e) Diogo Mateus de certeza que vai perder, com qualquer candidato do PS.

Uma nota final para o momento de glória de Pedro Murtinho, nosso estimado vereador das obras tortas, que tem nesta sondagem um lugar de destaque, ao lado do escuteiro João Cordeiro, do Louriçal, ambos do PSD. E também para a cândida Liliana, do CDS. E para o Rodrigo Canoa, esse portento do Chega, agora desavindo com o mentor. 

2 comentários:

  1. Este tipo de trabalho pré-eleitoral é muito útil, principalmente para quem está interessado em não se queimar numa luta interna e quando temos dinheiro para isso é uma ferramenta crucial. Pedro Pimpão conta espingardas e só avança contra o seu antigo líder espiritual se tiver a certeza que conquista o poder. Com o grau de "popularucho" de Pedro Pimpão, basta ganhar a CMP a primeira vez, para garantir 12 anos á frente dos destinos do Concelho. Não percebo a inclusão da foto de J. Cordeiro no questionário, pois pelo que sei, não tem qualquer perfil para fazer politica. Esteve um Mandato na AM, mas arrastou-se por lá penosamente quando não faltava. Quando ao Ministro-das-Obras-Tortas, devia ser só para confundir o eleitor, pois provavelmente o FARIA é muito mais conhecido no concelho que ele. Quanto ás pessoas ligadas ao PS, nada faz sentido, pois para o bem ou para o mal o Secretariado do PS local já apresentou a cabeça de lista á CMP, depois de uma reunião de "plenário" efectuado em pleno período de férias, logo aprovada por larga maioria e aclamação.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.