4 de novembro de 2020

Pombal Industrial

Pombal Industrial é isto – o que o vídeo mostra. Bem sei que não é só isto, que também há o resto, os bons exemplos, a outra parte. Mas esta, o Pombal Industrial que existiu e morreu, mostra-nos o percurso, os erros, o desleixo - a forma como o poder político nunca cuidou dele.

A história do desfalecimento de Pombal é a história do falhanço da industrialização do concelho (de que me fartei de falar aquando da passagem pela AM). Bem sabemos que as empresas têm um ciclo de vida, que há as que morrem e as que nascem. Mas esses processos têm que ser geridos. Aqui, nem um nem outro o têm sido. O estado deplorável do Parque Industrial da Formiga, mesmo no centro da cidade, mostra o profundo desprezo do poder político pela economia do concelho. 

Cada um é para o que é – este poder político é para ganhar eleições. Sabe que as ganha fazendo a via-sacra pelas capelinhas, comissões fabriqueiras e associações.

4 comentários:

  1. Adelino, eu também falei desta ZI na Am em 2013 quando ainda por lá andava...Nunca nada foi feito e nada será enquanto o concelho for gerido por "politiqueiros" que só querem saber do seu umbigo. Esta ZI está ao nível das ZI de África. Lixo,buracos e barracões ao abandono. Quem cá ainda trabalha até sente vergonha de receber os seus clientes numa zona tão mal cuidada. Como sabes eu tenho a minha Empresa mesmo á entrada da Formiga e até os posto dos correios que nos fazia tanta falta nos levaram.

    ResponderEliminar
  2. A julgar pela informação disponibilizada no portal do município, a ZI da Formiga "não conta para o totobola"...

    https://www.cm-pombal.pt/parques-e-zonas-industriais/

    ResponderEliminar
  3. Mas como é que pode contar, se eles asfaltam estradas onde não circula ninguém, e a ZI da Formiga tem ruas por asfaltar ou reasfaltar à dezenas de anos?

    ResponderEliminar
  4. Tempos foram em que trabalhei e negociei com empresas dessa zona industrial, zonas industriais haviam poucas, e ver crescer com tanta fabrica oficinas etc. era muito interessante, hoje está tudo abandonado muito desprezo, é necessário pensar melhor se hoje vale a pena investir quando está tudo escaqueirado .

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.