"E na epiderme de cada facto contemporâneo cravaremos uma farpa: apenas a porção de ferro estritamente indispensável para deixar pendente um sinal."
31 de maio de 2011
Problemas técnicos
30 de maio de 2011
Até sempre, comissário
25 de maio de 2011
E na vereação, vai faltando animação!
Uma Campanha Alegre
É um lugar-comum relembrar o terceiro parágrafo de "O primitivo prólogo das Farpas", escrito por Eça de Queirós em Junho de 1871:
“O País perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos e os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido, nem instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não existe nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Já se não crê na honestidade dos homens públicos. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos vão abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas ideias aumenta em cada dia. Vivemos todos ao acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima a baixo! Todo o viver espiritual, intelectual, parado. O tédio invadiu as almas. A mocidade arrasta-se, envelhecida, das mesas das secretarias para as mesas dos cafés. A ruína económica cresce, cresce, cresce... O comércio definha, A indústria enfraquece. O salário diminui. A renda diminui. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.”
Alguns dirão que estas palavras são tão sábias e justas hoje como o foram há 140 anos. O problema, digo eu, é aceitá-las como uma fatalidade. Eça, que no mesmo texto também diz “em Portugal o cidadão desapareceu”, usou-as como um incentivo à participação cívica. Eu humildemente o secundo, apelando ao exercício da cidadania no próximo dia 5 de Junho.
20 de maio de 2011
Antes isso do que comer muito queijo
18 de maio de 2011
Onde está o Wally?
No passado domingo decorreu, em Alvaiázere, o X Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal, onde foram entronizados vários confrades, alguns bem conhecidos destas paragens. Presumo que, no próximo Domingo, esta e outras confrarias congéneres irão ter um lugar de destaque na Expo Sicó 2011.
Portuga que se preze tem que ser confrade e ter perfil no facebook. Num país onde há quase mais confrarias que população, há cada vez mais dificuldade em descobrir espaço para novas propostas. Nas gastronómicas, por exemplo, só falta mesmo a Confraria do Prato do Dia.
Não gosto de confrarias. Não sei se é por causa do folclore dos desfiles, se pelo mau gosto das fardas, se pelo ar solene dos confrades, se pelas bandeiras, se pelo facto de terem evoluído de associações religiosas. O que é certo é a “confrarite” nacional me causa alguma comichão.
Apesar das más línguas me garantirem que a confraria é mais um pretexto para os confrades saírem de casa, eu reconheço que muitas delas fazem um trabalho meritório (quem sou eu para julgar as confrarias). Mas agora esclareçam-me: é impressão minha ou o Bodo tem vindo a piorar desde que alguém lhe inventou uma confraria?
14 de maio de 2011
Candidatos
Bloco de Esquerda - Mário Martins (4º suplente)
CDU - Adérito Araújo (3º suplente)
PS - João André Coelho (9º lugar)
CDS - Jorge Carvalho (7º lugar)
PSD - Pedro Pimpão (6º lugar)
O MEP e o PCTP/MRPP têm lista e nomes, por Leiria, mas não reconheci nenhum como sendo de Pombal. Perdoem-me os que forem e eu não tenha reconhecido.
POUS, PPV, MPT, PNR, PPM, PTP e PAN não disponibilizaram a lista de candidatos por Leiria, no seu site. No dia das eleições se saberá!
Já agora, e para quem desconhece alguns partidos que são novidade nos boletins de voto, apresento-vos, PPV quer dizer "Portugal Pro Vida". É uma coisa muito religiosa e anti-aborto. Quanto ao PAN, designa o "Partido pelos Animais e pela Natureza".
Sem princípios activos!
11 de maio de 2011
Conhecimento e inovação
Decorreu em Pombal uma conferência, promovida pela Câmara do Comércio e Indústria do Centro e pela COTEC Portugal, com vista a motivar os empresários pombalenses para a inovação e competitividade à escala europeia. Excelente iniciativa.
Segundo o Notícias do Centro, nessa conferência foram apresentados a rede de serviços Enterprise Europe Network e o projecto Know How (como eu embirro com os nomes em inglês), sendo este último especialmente destinado a que ajudar as empresas das regiões Norte e Centro de a serem mais competitivas ao nível do conhecimento e da inovação.
Não querendo tirar o mérito a quem o tem de facto, questiono apenas o seguinte: porque não incluir em projectos como o Know How as excelentes universidades e politécnicos da região? Afinal de contas, se é de conhecimento e inovação que se trata, não seria bom dialogar com quem é pago pelos contribuintes para fazer isso mesmo?
3 de maio de 2011
Jardins
Sporting Clube de Pombal
Boa publicidade, excelente arroz
É raro encontrar publicidade criativa e de grande qualidade nos jornais locais. Por isso, merece destaque a do Manjar do Marquês. Parabéns aos criativos e à Dª Lurdes pelo excelente arroz de tomate.
2 de maio de 2011
Maio, maduro Maio*
1 de maio de 2011
1º de Maio
Dia do Trabalhador. Dia da Mãe. Um boa ocasião para visitar a Feira do Livro, que decorre até 8 de Maio no Largo da Biblioteca Municipal de Pombal.