18 de setembro de 2023

A gala da(s) Junta(s)



 A meio deste Setembro de recomeços, aconteceu a Gala do Desporto da Junta de Freguesia de Pombal – uma ideia mastigada há anos pela bancada do PS na Assembleia de Freguesia de Pombal, que então a maioria lá engoliu e tomou conta. Ora acontece que, tratando-se de festa, a ‘Junta’ Municipal tratou de açambarcar mais esta, e logo ali a presidente Carla Longo informou os presentes que sim, senhor, foi tudo muito bonito, mas agora passa a pasta à Câmara. Portanto, num sinal de apego da criatura ao criador, a sucessora do Pedro mostra que está aqui para servir: que tome ele conta da festa, que para o ano há-de ter âmbito concelhio, agradar a muitos mais, e assim todos podem daí tirar dividendos. 

Quem lá foi apreciou muito a supremacia de outro Pedro, o Roma, que em tempos foi o apresentador do evento -  e agora é o maior agraciado, ou melhor, a associação que criou. São coisas que acontecem num passo de mágica, como se sabe. 

E então tornámo-nos naquela terra onde vale tudo, onde nada conta, e pouco importa se lhe chamamos Gala ou arraial. Uma espécie de vernissage com champagne e tremoços, em que os autarcas são mestres na arte de avacalhar. Perdeu-se a noção total do que é postura, uma nova era de resto anunciada pelo Pedro quando tomou posse, em que em vez de cumprimentos formais decidiu fazer os de balneário, ao estilo ‘dá cá mais cinco, meu!”. Agora senta-se onde calha, deixou de haver primeiras filas, sentido institucional. E isso da organização de eventos também está fora de moda. Há uns cursos rápidos que ensinam alguma coisa sobre o assunto, por exemplo que o sucesso de uma entrega de prémios se mede pela presença dos homenageados ou de quem os represente. Mas isso é para quem precisa. Quando passamos para outra dimensão, o que importa são os adereços. Siga a festa!


Ps: Justa lembrança do Zé Carraca, que lá em cima há-de divertir-se muito com isto tudo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.