23 de outubro de 2023

Sobe sobe, balão sobe


 

O presidente da Junta de Vermoil é um rapaz esforçado. Estou em crer que anda a pôr-se em forma para entrar na corrida autárquica em lugar melhorzito, mas isso logo se vê. Daniel Ferreira anda tão feliz com este 'golpe de asa' que lhe ocorreu para o Bodo das Castanhas que espalha a notícia por toda a parte. E onde não vai manda recado. 

Não sabemos ainda quanto vai custar esta brincadeira aos cofres do erário público (sim, vai custar muito dinheiro, pois que basta consultar os preços deste tipo de evento para perceber que só em Vermoil é que a festa se faz por cinco euros, ao preço da uva mijona). Mas isso também não interessa nada. O que importa é ver o povo contente, por instantes: O balão vai subir cerca de 30 metros e descer, logo a seguir. Alguma vezes, tantas quantas puder, entre as 14 e as 16 horas. A sensação será parecida com aquela que temos numa qualquer roda gigante da feira de Maio. 

Mas podemos sempre fazer de conta e imaginar Vermoil com laivos da Capadócia. 

Podemos fechar os olhos e imaginar uma Junta preocupada em criar qualquer coisa com substância para preservar a melhor marca de feiras que há neste concelho - o Bodo das Castanhas - em vez de soprada pela espuma dos dias. Imaginarmos uma freguesia preocupada com o envelhecimento e o despovoamento. Enquanto isso, escusamos de apanhar bonés. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.