5 de abril de 2024

A mentira tem perna curta…

O povo costuma dizer que a mentira e a manipulação - seu parente próximo - têm perna curta. Mas correm rápido, e custam a apanhar.

Numa das suas “notícias”, o Jornal de Leiria desta semana titulava “Tribunal Constitucional dá razão a Independentes de Pombal”. E acrescentava logo no primeiro parágrafo: “Dois anos após o pedido de um eleito municipal do PSD de Pombal da perda de mandato na assembleia municipal contra Luís Couto, eleito pelo Oeste Independentes, por, alegadamente, ter concorrido em duas listas nas autárquicas de 2021, o Tribunal Constitucional (TC) concluiu não haver violação da lei eleitoral”.


Quem lê a “notícia” fica convencido que o Tribunal Constitucional se pronunciou sobre a regularidade do caso do independente do oeste que concorreu por duas listas de independentes e que o denunciante e/ou o presidente da Assembleia Municipal levou o caso até à última instância, ao Tribunal Constitucional. Ora, tanto uma coisa como a outra são redundantemente falsas. A CNE pronunciou-se nos seguintes termos: “Embora possa suscitar dúvidas o âmbito de aplicação desta norma, concluiu o TC, no seu acórdão n.º 508/2013, que... a limitação aqui instituída ser válida apenas relativamente ao mesmo órgão autárquico”. Só mentes muito crédulas ou muito perversas podem retirar estas ilações que a notícia refere.

O Farpas acompanhou este processo e teve conhecimento da decisão da CNE. Por achar o assunto pouco relevante e por seguir o critério de não dar relevância ao que é irrelevante deixou o caso na gaveta. Até porque sabemos do efeito perverso que a “publicidade”, mesmo se negativa, tem para agentes irrelevantes.

Por tudo isto, desconfiei da “notícia”. Achei pouco verosímil que o Professor de Direito tivesse embarcado na litigância compulsiva contra um pobre coitado, irrelevante e isolado nestes meandros, que nestas e noutras coisas deixa sempre alguma coisa a dever à ética política. Mas que um jornal com alguma reputação na região se preste a estas coisas é demais. Mas neste panorama informativo já se compreende quase tudo.   

1 comentário:

  1. Amigo Malho, acho que colocou as coisas no lugar certo.
    Infelizmente é a prática habitual do "Calimero" em questão, usar o embuste e a vitimização do perseguido, que até refere contactos com o PSD que não existiram ( porque falar com o PSD não é igual a falar informalmente com um militante qualquer e porque pelo PSD só fala a sua direção politica), pretensão de envolvimento “condenável” do presidente da AM que só fez a única coisa devia em face da denúncia e, no final, a ameaça de queixa ao ministério publico do denunciante por motivos de difamação. Mas acaso alguém inventou alguma coisa?
    Só me ocorre uma passagem muito apropriada da Bíblia: “Benditos os pobres de espírito, porque deles será o reino dos céus”…
    Talvez no céu estas mediocridades intelectuais e funcionais venham a ver reconhecido algum mérito que na terra jamais conseguirão, exatamente porque nada se lhes conhece de relevante ou de sucesso pessoal. Apenas a presunção narcísica da enormíssima importância política individual que a vaidade reclama e que a realidade, honestamente, desmente.
    E é possível enganar alguns algum tempo, mas impossível enganar todos todo o tempo...
    Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
    Dominus Vobiscum..

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.