Só por curiosidade, registe-se o "score" numa espécie de blog da Assembleia Municpal (já me tinham dito que os blogs são muito apreciados nos paços do concelho): Menezes Falcão - 4 x Resto do Mundo - 0.
"E na epiderme de cada facto contemporâneo cravaremos uma farpa: apenas a porção de ferro estritamente indispensável para deixar pendente um sinal."
30 de abril de 2010
O nome da escola secundária de Pombal é...
Só por curiosidade, registe-se o "score" numa espécie de blog da Assembleia Municpal (já me tinham dito que os blogs são muito apreciados nos paços do concelho): Menezes Falcão - 4 x Resto do Mundo - 0.
A propósito de obras
Centro de Negócios no Centro Histórico? Depois de um buraco (em todos os sentidos) chamado parque de estacionamento, de um edifício do Arquivo que precisa de ser ampliado, é esta a ideia para dinamizar aquela zona. Aqui já me posso afastar da ideia do CE Mota Pinto. Mas exactamente o que vai ser o Centro de Negócios? Uma incubadora? Um ponto de encontro para empresários? Um auditório? Um centro de informação? E para tudo isto já não há espaços subaproveitados? Ou é apenas para não se dizer que "só" se vai construir um novo edifício das Finanças - obra que considero justificada, atenção. Moral da História: enquanto houver por onde fazer, faça-se. Depois planeie-se. O que não quer dizer que seja má ideia, dava jeito era perceber o que se quer: se é obra para que pessoas criem riqueza, venha. Mas, naquela zona, a começar, começava pela Casa Mortuária.
Escola Secundária de Pombal. Pediu-se a opinião (felizmente) não vinculativa à Assembleia Municipal. Entre ter nome ou não ter, que não tenha. É de Pombal, ponto. Parágrafo, tendo, use-se um exemplo: Salgueiro Maia.
Nota mental
26 de abril de 2010
Avanço não avanço
PS: … Há quem diga que não querem política nem assuntos polémicos! Será?
A pérola deste Abril
Do que li, fiquei particularmente intrigada com "o alheamento da juventude face à política".
Olhe que não, senhor presidente.
Se olhar bem para dentro da Câmara que habita desde 1993, pelo menos em Pombal podemos concluir que a juventude tem-se interessado bastante pela causa, a avaliar pelas equipas que compõem a vereação. Depois há ainda toda essa malta gira e nova que pulula pelos diversos serviços. Bem vistas as coisas, se calhar não se interessam nada com isso. Mas votam, e isso é que é importante.
ps: Por falar em juventude. Alguém me pode explicar quem é a rapariga ruiva que aparece caricaturada na última página do Correio de Pombal desta semana? Hum? E vai tomar conta de que museu? Do de Arte Sacra, que anda a ser cozinhado?
25 de abril de 2010
25 de Abril, sempre!
Dois anos de Farpas
Foi por isso que nos juntámos num blogue. Faz hoje dois anos.
21 de abril de 2010
20 de abril de 2010
Louriçal, terra afamada
19 de abril de 2010
Distrito competitivo?
Incongruências
Talvez tenham ficado surpreendidos com a proposta do PS de subsídio à natalidade, e reagiram com contundência porque querem ter o exclusivo da coisa. Mas no fundo acham bem subsidiar a natalidade, e praticam-no, nomeadamente em Abiul.
Não se admirem, portanto, que daqui a uns tempos, quando a coisa arrefecer, o PSD faça aprovar, na câmara, um subsídio à natalidade.
16 de abril de 2010
O PS mudou
Os desastrosos resultados eleitorais impunham alguma mudança, mesmo que seja para tudo ficar na mesma. Mas o problema é que mudar por mudar pode nada significar e nada ajudar à credibilização de uma alternativa, nomeadamente se a mudança se limitar a trocar um estilo contestatário e critico (mas consistente) do poder instalado por uma acção política baseada em propostas populistas e demagógicas.
O eleitorado não é tão estúpido como alguns o julgam, e a última coisa que as pessoas estarão à espera de ver é o PS rendido á politica do subsídio que tanto criticou nos últimos anos.
Passar pela crise "a voar"!
15 de abril de 2010
Natalidade ou fatalidade?
O PSD rejeitou a proposta com o argumento de que esta fomentaria gravidezes indesejadas e responsabilizou o PS pela redução da natalidade com a descriminalização do aborto e o casamento homossexual.
Decididamente, nascer, aqui, pode ser uma fatalidade.
"Não preciso nem dizer..."
13 de abril de 2010
Mota Pinto, a homenagem que aí vem
Quando aqui escrevi isto, vai para dois anos, ainda cá estava o Manuel Carteiro, esse pombalense de mão cheia que era verdadeiro amigo de Mota Pinto, que lhe cedeu a mesa da sala para que o professor pudesse escrever o discurso de tomada de posse. Era um pedaço importante da memória de Pombal. Desapareceu há alguns meses. Uma das medalhas deveria ser dele, por direito.
12 de abril de 2010
PS é PS!
9 de abril de 2010
As barreiras da vergonha!
Temos no Louriçal, na Estrada Nacional n.º 342, umas barreirasde grande dimensão que guardam um buraco na estrada. Este aparato deve-se a um problema ainda não resolvido, naquela via, e que resulta de uma falha na estrutura do pontão. Já lá vão mais de 6 meses! Sabe-se que o IEP já chegou à conclusão que deve levar um pontão novo, só que ainda não passaram das palavras aos actos.
Eu alerto-vos para a perigosidade da situação. Esta estrutura rouba uma das duas faixas de rodagem, fazendo com que os carros tenham que passar apenas um de cada vez. Só que os que devem ceder prioridade (os que se apresentam vindos do lado de Soure) não conseguem saber se podem ou não avançar, porque a curva lhes retira a visibilidade do trânsito vindo do lado de Pombal (ou da Figueira).
Na minha opinião, estes 6 meses com esta situação absurda comprovam a completa falta de respeito que existe dos poderes mais centrais (todos!) em relação às franjas. Não me venham com as "tretas" de empurrar responsabilidades (que é responsabilidade do IEP, que a CMP não pode mexer, blá-blá-blá...), porque aquilo que eu tenho a certeza é que se esta pouca vergonha se passasse na cidade de Pombal, já estaria resolvida. E eu, que não me acho um "pombalense de segunda", acho mal. Acho muito mal, mesmo!
8 de abril de 2010
Louriçal mediático
Só se este estudo também não presta!
Este nosso Portugal
Obras
6 de abril de 2010
José Silva
beat, beat, beat...beat laranja?
Também estranhámos a ausência da direcção da APEPI. Estranhámos muito, muito, muito.
E do staff da Câmara (andavam por lá dois vereadores, mas pareceu-me que estavam ambos "à paisana", a avaliar pela descontracção).
A festa tinha o dedo, a mão, enfim, toda a alma de JVV, como muito bem fez notar um cartoon publicado no Correio de Pombal de há duas semanas (que por não ser assinado, presumimos que é da responsabilidade da direcção do jornal). Ainda um dia se há-de reconhecer o carisma solidário deste rapaz, que (diz que) conseguiu em poucas horas resolver um problema que a Câmara andou a "mastigar" durante meses: um espaço para a loja social. Certamente que D. Teresa Silva que lhe há-de ficar agradecida.Vai ser ali dentro do complexo Intermarché.
Com menos cantigas, já Rodrigues Marques levou uma loja dessas para Albergaria dos Doze. Porque nem todos os pintos precisam de alarido para sair da casca ;)
O melhor beat é aquele que traz a Pombal o Zé Pedro, mítico guitarrista dos Xutos. Bem haja, JVV.
1 de abril de 2010
O fim do Farpas!
Apesar de ser (este blog) um espaço de grande visibilidade e com reconhecidos méritos informativos, a Câmara Municipal não respondeu afirmativamente à nossa pretensão, sufocando por isso, em termos financeiros, a manutenção deste espaço de democracia.
Por esta razão, é com grande pesar que anunciamos que este espaço irá ser encerrado, não se mantendo sequer em arquivo.
Ele insiste...
Parece senso comum e, para a maioria dos europeus civilizados, até é. Em Portugal é que parece que não. Principalmente quando somos governados por um partido que tem o clientelismo político no seu ADN.