16 de fevereiro de 2013

Ideias de fora

(os sublinhados são meus)

Pombal não é Coimbra, como é claro, e sociedade civil aqui é coisa que parece tão estranha como granito na parte histórica, mesmo com os exemplos, de quando em vez, que mostram que há vontade de fazer pela comunidade, sem rótulos, normalmente colados pelos invertebrados do sistema. Fica o apontamento do que se vai passando lá fora (mesmo que, aparentemente, também impulsionada por uma péssima escolha do PS em Coimbra) e o flagrante contraste com a modorra pombalense onde parece (sublinho o parece) que se vai apenas cumprir calendário. Sobre a questão dos partidos, subscrevo, aliás, sempre subscrevi o que é dito. São necessários, mas este sistema é uma democracia não uma partidocacria. São bases essenciais, principalmente numa lógica de representação nacional, mas o próprio sistema eleitoral deveria ser reformado para que as decisões cruciais sobre representação não ficassem nas mãos de alguns. Nesse sentido deixo uma sugestão de leitura sobre a representatividade dos partidos (assinada por dois militantes, note-se).

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. É realmente merecido o destaque deste tipo de iniciativas de pessoas que não se limitam a criticar a classe política e se chegam à frente com propostas/soluções alternativas. Pombal é talvez um meio demasiado pequeno para que surjam alternativas "fora" dos aparelhos partidários. É importante que se procurem as melhores pessoas para os cargos mais relevantes e muitas vezes essa competência está fora do aparelho e, "por inerência", afastadas... o que é uma vertente negativa do funcionamento dos partidos.

    À parte: a intervenção cívica pode fazer-se de mil maneiras fora da política e, em Pombal, temos felizmente grandes exemplos de pessoas que trabalham décadas no desenvovimento do concelho sem nunca se envolverem na linha da frente das lides políticas...

    ResponderEliminar
  3. Façam uso do site www.participapombal.pt para canalizar as vossas ideias e sugestões de políticas e de pessoas. Aceitem o desafio www.participapombal.pt.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado João, finalmente tenho um sítio onde participar. Abraço, folgo em saber que estás de volta às lides.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.