4 de junho de 2013

NAS ASAS DOS SUBSÍDIOS

A Câmara Municipal acaba de aprovar, em reunião da semana passada, mais um pacote de subsídios para associações no montante de cerca de €500.000,00.
“Voando à volta de um ninho de cucos”, o executivo camarário distribuiu subsídios a várias associações de várias freguesias.
Não pede planos de atividades nem relatórios de contas. Não pede documentação para verificar a legalidade da constituição das associações, da admissão de sócios, da eleição e funcionamento dos corpos sociais e da convocação das assembleias gerais. Poucas funcionam de forma regular e algumas não tem atividade ou não pediram subsídio…
Não, isso não interessa. Tão pouco interessa o número de sócios e o objeto social da associação e a atividade efetivamente desenvolvida. Antes pelo contrário, incentiva-se a criação de mais associações para se poder atribuir mais uns subsídios, mesmos às “capelas” ou “alminhas” do vaticano e às “merendeiras” ou “jogos de cartas”.

Os contribuintes e os utilizadores de serviços e bens públicos que paguem imposto e taxas, mesmo que, para pagarem, vejam as suas casas vendidas pelos serviços de finanças e fiquem empobrecidos ou tenham de fugir para outro país à procura da sobrevivência. Que paguem, porque a loucura continua e a ninguém são dadas explicações… 

10 comentários:

  1. Divulgue-se então a Lista que contenha os montantes e as entidades beneficiárias.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Quando vi título subsídios pensei que a CMP tinha aprovado um subsídio a atribuir aos comerciantes do Cardal pelos prejuízos que obras do urinol lhes estão a causar, afinal não,mais do mês!

    Solicito ao Sr. Gomes Fernandes que faça os estatutos duma associação de matraquilhos, ainda não há em Pombal e como a CMP nos dá o espaço e 1.000,00 subsídio todos os anos, vai ser possível proporcionar aos associados arroz de cabidela várias vezes ao ano, não custa nada é dinheiro dos nossos impostos.
    Já agora, como sou colecionador de borboletas, também quero fazer uma associação de coleccionadores de borboletas, ainda outra de criadores de bichos da seda, em vez gozarem com o dinheiro do povo vão gozar com o Ca.............!

    ResponderEliminar
  3. Os governantes são o espelho dos governados e vice-versa.

    ResponderEliminar
  4. A expressão associativismo designa, por um lado a prática social da criação e gestão das associações (organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática: assembleia geral, direcção, conselho fiscal) e, por outro lado, a apologia ou defesa dessa prática de associação, enquanto processo não lucrativo de livre organização de pessoas (os sócios) para a obtenção de finalidades comuns.
    O associativismo, enquanto forma de organização social, caracteriza-se pelo seu carácter, normalmente, de voluntariado, por reunião de dois ou mais indivíduos usado como instrumento da satisfação das necessidades individuais humanas (nas suas mais diversas manifestações).
    Ora é segundo esta filosofia que vive a nossa Associação do Louriçal, a mais antiga da freguesia, fundada em 1954, incentivando os jovens da Freguesia e Freguesias limítrofes a praticarem desporto na sua vertente mais importante e educativa que é o desporto amador. Actualmente esta Associação permite o desenvolvimento desportivo a mais de uma centena de jovens, nas modalidades de Futsal, Ténis de Mesa, Karatê. Só por aqui pode-se verificar a importância destas organizações para o desenvolvimento da nossa terra, ao contrário de muitas.
    Criarem-se Associações só para se obterem subsídios das Autarquias locais e depois transformar essas Associações em espaços onde as únicas actividades praticadas são bailaricos e jogos de sueca retiram todo o significado ao conceito, visto de proporcionarem apenas diversão aos órgãos sociais, obtendo assim dividendos que considero serem totalmente despropositados e não serem mais valia para a comunidade que as acolhem e financiam.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde!
    Ó Sr. Roque você saber ler, felizmente.

    Transcreveu aqui a definição científica de associativismo que está na Vikipédia a definição não está em causa, isso sim, os critérios que serve de base à atribuição dos ditos subsídios.
    Qualquer associação faz uma sardinhada e, para o efeito, vai à CMP pedir um subsídio para qualquer coisa com o fim único: comprar as sardinhas.

    Eu quero ser associado da colectividade dos matraquilhos, avance com isso Dr. JGF

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo Hugo Neves
    Não dispondo ainda da identificação de todas as associações e de todas as freguesias e do valor de cada subsídio, aqui vai um rascunho da informação que foi possível obter.
    - Freguesias
    Almagreira: 9.436,00, 6.599,00, 1.790,00; Carriço: 10.000,00; Guia …; Louriçal: 9.436,00; Pombal …; Redinha: 5.814,00; Santiago Litém: 9.436,00; Vermoil …
    - Associações
    Associação S. Pedro: 35.000,00; Festa S. Pedro: 2.500,00; Antões: 35.000,00; Cicloense: 25.000,00; Jagardo: 2.500,00; Ranha: 29.250,00; Alto dos Crespos: 7.500,00: -- Carriço: 22.500,00; Louriçal (Clarissas): 5.000,00; Capela Vermoil: 7.500,00; Lavadouro Vermoil: 2.500,00; Paroquia S. Martinho: 2.400,00; Filarmónica Vermoil: 25.000,00; -- Anços: 2.500,00; -- Charneca: 2.500,00; Capela Santórum: 2.500,00; Ténis Pombal: 6.000,00; -- Carriço: 2.500,00; Casalinho Capela: 2.500,00; Santiago Litém: 5.000,00; Filarmónica Guia: 7.000,00; Pousadas Vedras: 1.350,00; Ranchos Folclóricos Federados: 2.500,00; Não Federados: 2.000,00; Música Popular: 2.500,00 a cada, Bandas Filarmónicas: ???

    ResponderEliminar
  7. Fernandes,

    Aceita a sugestão da Tarantola e avança com a associação de matraquilhos.
    Prometo-te que retomarei a prática da modalidade e far-me-ei sócio.
    Desde que te comprometas a usar uma boa parte dos subsídios para uns churrascos de picanha bem regados.
    Força,
    AM

    ResponderEliminar
  8. Caro José Gomes Fernandes,

    Agradece-se para já a informação parcial disponibilizada.

    Contudo, para uma análise mais aprofundada, identificam-se que faltam mais dados, principalmente quanto à própria fundamentação caso a caso, para cada atribuição. E, como tal, a prudência aconselha a aguardar-se pela informação oficial, a qual certamente irá surgir no site da CMPombal e no facebook, atempadamente, e de acordo com o princípio da transparência da actuação administrativa, que aqui se impôem, e que pelo menos, o próprio momento eleitoral que se avizinha assim aconselha.

    Agora, importa apurar a descrepância na atribuição de valores, mas que terão certamente seguido alguns critérios, resta indagar é quais.

    Bem haja.

    ResponderEliminar
  9. Adelino
    Vamos reunir a fim de avaliarmos a necessidade da constituição de uma associação com o objeto social de jogos matraquilhos. Teria certamente mais atividade e utilidade que algumas associações que por aí andam a receber subsídios provenientes dos impostos dos contribuintes saqueados…
    Sendo um desafio da "Tarântula", convido-a a identificar-se para nós a podermos propor para presidente da direção e espetar as glíceras (venenosas) no esbanjador de impostos...

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde
    Caríssimo JGF agradeço o seu convite, pode contar comigo, sempre! Faça o convite, mesmo velado, diga o local que eu apareço!

    Quanto à identificação, para já, não é conveniente, se o fizer sinto-mo " castrado" a minha posição actual é um pouco dependente.
    Talvez, daqui a dois ou três anos, no futuro eu me possa identificar!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.