8 de junho de 2016

Luta de Galos

Em Pombal, as eleições autárquicas, previstas para o ultimo trimestre de 2017, já estão ao rubro, com três candidatos – dois galos e um frango - do mesmo galinheiro, cobiçando o mesmo poleiro.
Ontem realizou-se a primeira refrega: longa (até às duas da manhã) e duríssima (com muita bicada e descompostura), mas sem triunfador. Tudo correu conforme os propósitos: eliminar ou enfraquecer os galos de crista-alta para fazer avançar o frango. O confronto mostrou a política partidária no seu esplendor, repleta das suas misérias e das suas grandezas. Podem não respeitar Narciso Mota, mas respeitar o PSD local é respeitar o muito que Narciso Mota deu ao partido.
A forma como decorreu a refrega confirmou o que sabíamos: (i) o partido não quer o regresso de Narciso Mota; (ii) o partido gostaria de afastar Diogo Mateus; (iii) o partido gostaria de avançar com Pedro Pimpão - sabe-se por quê e para quê, mas amanhã ainda não será a véspera desse dia.
Daqui se conclui que a vida não está fácil para ninguém. Mas o caminho fica claro para os diferentes protagonistas: Narciso Mota deve fazer o seu caminho, independentemente do dos outros, porque não precisa do partido, o partido é que pode precisar dele; Diogo Mateus tem que “usar” cargo e desgastar Narciso Mota, mas o problema está na dose, e aí já demonstrou inépcia no doseio do fel; Pedro Pimpão e os dirigentes a si ligados têm a delicada empreitada de gerir uma guerra e participar nela.
Está renhida a luta. Infelizmente só com galos da mesma capoeira. Na política, tal como na economia, a fortuna e a penúria andam sempre ligadas, são o resultado de vasos comunicantes descompensados, sabiamente estabelecidos.

5 comentários:

  1. Adelino Malho. Mais uma vez concordo com quase tudo o que afirmas, conheço-os os 3. Diogo Mateus é o mais bem preparado mas o mais impopular junto das hostes sociais-Democratas. Alguns Generais já me afirmaram pessoalmente que não estão com ele. O Pedro Pimpão, só se for doido é que troca o conforto da AR pela luta Autárquica, mas tem perfil para o cargo daqui a mais 8 anos. Narciso Mota sozinho mais os tais GENERAIS do PSD, alguns independentes e alguns "opinion makeres" facilmente ganha em 2017. Fará somente mais um mandato, para entregar depois o lugar de Bandeja ao Pedro. O Diogo, tem o destino marcado, como deputado, chefe de gabinete, Secretário de Estado... mas em Lisboa, pois em Pombal conseguiu em 2 anos criar mais anti-corpos que Narciso em 20. Ele sempre foi assim, fiel aos seus princípios e não se deixa vergar por interesses instalados, mas isso na província não ganha eleições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roque, isso da ida para Lisboa até faria sentido. Se a geringonça não funcionasse.

      Eliminar
    2. https://www.youtube.com/watch?v=4EbYfROMakA

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Quando o almoço é bom e bem regado pensa-se em cada coisa!
    Vamos à ementa. Que escolher:
    1 Galo do campo assado em forno de lenha,
    2 Galo de aviário em canja deslavada, ou
    3 Frango de aviário da churrascaria, cheio de hormonas?
    Que diferença...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.