8 de abril de 2010

Louriçal mediático

1 - Andaram por aí hoje uns senhores da SIC, do programa "Nós por cá", a dar voz à insatisfação da população, relativamente ao péssimo tratamento que recebemos por parte da EDP (o sr. Mexia foi premiado com uns trocados, mas não foi com base em nenhum inquérito de satisfação de clientes realizado no Louriçal).
2 - A RTP também já conhece bem as (desgraçadas) estradas do Louriçal, porque transmitiram já algumas vezes jogos de futsal, directamente do pavilhão do Instituto D. João V. Uma vila de grandes méritos desportivos, pois claro!
3 - No próximo dia 18 de Abril, e inserido no encerramento das comemorações dos seus 300 anos, a missa dominical da TVI será transmitida a partir do convento do Louriçal. Uma celebração da eucaristia feita num local lindíssimo, que eu espero que todos os pombalenses conheçam "ao vivo e a cores", e que não necessitem de televisão para passarem a conhecer.
Apetece-me dizer que "o Louriçal está na moda"! E se a comunicação social for, de facto, uma arma e uma outra forma de poder, tenho a lamentar que, neste canto esquecido do concelho de Pombal, não aderimos ao desarmamento proposto por russos e americanos. Bem precisamos de um grito de Ipiranga, que isto andava feio por estes lados!

12 comentários:

  1. O dia da independencia dos Gauleses face aos Romanos vai ter de acontecer um dia destes. Esta na altura do povo do Louriçal exigir aquilo que tem direito por ser a maior ( e unica vila digna desse nome) do concelho de Pombal

    ResponderEliminar
  2. Amigo, camarada e companheiro Nuno Gabriel, boa noite.
    Uma em três.
    Vou tentar responder às três questões que colocas com uma única.
    Será que os do Louriçal têm necessidade de se autoflagelarem, parecendo que fazem parte do problema e não da solução?
    Não acredito!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Camarada Gabriel, já que fizeste referência a Louriçal podias não ter deixado que o envolvimento mediático condicionasse as actividades divulgadas. Quero acrescentar a iniciativa "Moinhos abertos 2010" (que por acaso também tem algum envolvimento mediático a nível nacional), em que os Moinhos da Ribeira e do Salvador poderão ser visitados; os Serões Culturais, no próximo sábado em Matas e Cipreste; os lanches culturais da Sociedade Filarmónica.

    Quanto à situação que se viveu em Louriçal à conta da EDP, é inaceitável. Ser contemplada pelo programa "Nós Por Cá", pode levar a que surjam algumas respostas que de outro modo seriam quase inacessíveis. O poder dos media é inquestionável.

    Apesar das estradas "desgraçadas" (usando o eufemismo proposto pelo Gabriel), não creio que Louriçal seja um "canto esquecido", pelo menos nas manhãs de Domingo. Esta minha referência está relacionada com um ligeiro trauma associado ao facto de as pessoas pensarem que por ser "dia de feira" podem andar a pé livremente no meio da estrada.

    ResponderEliminar
  4. Sendo a TVI um canal bem relacionado com o Primeiro Ministro, sugiro um corte de electricidade no dia 18 de Abril durante a transmissão da Eucaristia Dominical.A TVI (danada pela interrupção na emissão) vai meter uma "cunha" no Governo que, por sua vez, irá exigir á EDP melhoramentos significativos nos serviços prestados á população do Louriçal. E esta hein!!

    ResponderEliminar
  5. Uma ideia genial, invictus. Já tentámos algo semelhante, numa transmissão da RTP (seria transmitido um jogo de futsal do IDJV contra o Sporting, salvo erro, e a luz "apagou-se", e já não houve transmissão nenhuma). Mas não funcionou. Compreende-se, o governo não andará tão atento ao canal 2 da RTP, como à TVI.

    ResponderEliminar
  6. Amigo Rodrigues Marques, não gostaria nunca que o Louriçal fosse parte do problema, nem reclamo qualquer independência "administrativa" (este grito de Ipiranga é mais ao nível simbólico), tão só o reconhecimento justo das nossas necessidades, por parte de quem de direito. Preparo um post com uma situação clara de indesculpável falta de respeito para com o Louriçal, espero que possa "ir para o ar" hoje ou amanhã (o post requer uma fotografia, que ainda não arranjei).
    No fundo, reclamo aquilo que o Rodrigues Marques, legitimamente, também reclamará para Albergaria. Provocando alguma tensão, mas que é saudável e "equilibra" os poderes. Numa democracia plena, os contra-poderes são tão importantes como os poderes... :)

    ResponderEliminar
  7. Gabriel, por falar em foto. Ja viste a foto de imagens com expressão. É a prova como fomos abandonados pelo Sr. Eng. dos Passos do Concelho.
    Mas não consigo entender este povo. Falam, criticam, escrevem placonas mas na hora de VOTAR vão ao cheiro dos porcos no espeto e votam no eng. Oh Santa Ignorancia.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Conjugação do verbo mexer:
    O Mexia mexe, o Sócrates mexe, O vara Mexe, oliveira e costa mexeu, submarinos à vista, não mexam mais, nós, o povo não mexemos, somos espoliados eles mexem e de que maneira.


    Como é possível, o Estado, um accionista de referência lavar as mãos como Pilatos no caso deste escandaloso vencimento? Cumpriu os objectos porque foi autorizado pelo governo a vender a electricidade a todos nós ao preço que quis, é esta uma das razões porque temos uma das facturas de electricidade mais caras da Europa e os nossos empresários perdem competitividade, relativamente aos Espanhóis e outros países.

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo Grilo Falante. Não estou a ver o que é que o MEXIA tem a ver com o Louriçal, mas desta vez estou em acordo consigo. Estes Gestores Públicos da era Socratica estão a dar cabo da carteirita do Zé Povinho. Por essa razão fui votar Pedro Passos Coelho para lider do meu partido e vou fazer tudo o que me for possivel para ele ser o 1º Ministro que este País precisa

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Sr. Roque quem fala no Mexia que mexe é o postulador e, conversa é como cereja né!

    ResponderEliminar
  11. TVI transmite missa da Igreja do Convento do Louriçal
    A TVI transmite, no domingo, a tradicional eucaristia dominical a partir da Igreja do Convento do Louriçal (Pombal). À tarde haverá um concerto pela Filarmónica Louriçalense, numa das praças da vila



    A eucaristia dominical que a TVI habitualmente transmite em directo, aos domingos, será celebrada na Igreja do Convento do Louriçal, em Pombal, sendo celebrada, a partir das 11 horas, pelo Fr. Padre Rafael Blanco Perez, assistente geral das Irmãs Clarissas.

    Trata-se de uma igreja inserida no Convento do Louriçal, monumento de estilo barroco, que teve origem num Recolhimento das Terceiras Franciscanas, Escravas do SS.mo Sacramento, mais tarde, Clarissas do Desagravo. Fundado em 1630 por Maria do Lado, senhora de grandes virtudes e que faleceu em fama de santidade. Foi erguido por volta de 1690 sob a orientação do arquitecto João Antunes.

    A Igreja, local de recolhimento e de oração, foi terminada em 1739, e é considerado um valioso exemplar da arquitectura religioso da época áurea de D. João V, a quem se deve a sua construção.

    O revestimento azulejar descreve a Paixão de Cristo, a vida de Santa Clara, de S. Francisco e de Santo António, constituindo uma importante obra artística e catequética.

    No mesmo domingo, 18 de Abril, pelas 15:30 horas será inaugurada a exposição “Recuperar a Memória”, no Museu Madre Maria do Lado.

    Seguir-se-á um concerto pela Sociedade Filarmónica Louriçalense, na Praça Joaquim Silva Cardoso.

    O programa insere-se nas comemorações dos 300 anos do Convento do Louriçal, onde residem em clausura as Irmãs Clarissas do Desagravo.

    ResponderEliminar
  12. Servirá a Eucaristia, oficiada pelo Reverendíssimo Senhor Fr. Padre Rafael Blanco Perez, para encerrar as celebrações liturgicas das comemorações dos 300 Anos da fundação do Mosteiro.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.