12 de abril de 2010

PS é PS!

As eleições para as secções e concelhias do PS do distrito de Leiria decorreram este fim-de-semana (excepção feita para Peniche, que decorrerão no próximo sábado). No norte do distrito, predominam as listas únicas. Como em Pombal, por exemplo, em que Adelino Mendes tem a vitória assegurada, mas com um número de eleitores que faz lembrar as assistências da União de Leiria, quando joga em casa.
Num partido (PS) que tem coleccionado hecatombes nos últimos actos eleitorais autárquicos, em toda esta região, a existência de listas únicas é mais um claro sinal de falta de vitalidade. Porque a grandeza de um partido é como a seriedade da mulher de César: não basta ser, é preciso também parecer. E este PS não parece um partido grande!

12 comentários:

  1. Pois é, caro Gabriel

    Não se preocupe. Saiba que o PS tem quase tantos militantes como tem o PSD, em Pombal?

    Ambas as Secções Concelhias têm a mesma dimensão quanto a número de militantes.

    Estou a crer que o Eng Narciso Mota terá sido eleito presidente da Concelhia com o mesmo número de votos que foi eleito o Dr Adelino Mendes.

    Os dois em pé de igualdade e com a mesma legitimidade. Com um senão, o Eng Narciso Mota impôs-se como presidente da Secção, tendo pressionado para a desistência de outras listasm, enquanto o Dr Adelino Mendes foi imposto pelos militantes.

    béu béu

    ResponderEliminar
  2. Gabriel, nesse particular, Ps e PSD estão bem um para o outro. Há décadas que não há "concorrência" interna. Assumida, entenda-se.

    ResponderEliminar
  3. A única diferença é que o PSD não tem que "palmar caminho" para chegar ao poder. E o PS tem... e muito!!!
    De qualquer forma, digo como disse no passado, para os que defendiam o "modus operandis"deste PS: ele conduziu a estes resultados. E se estão contentes com eles, de facto, não devem mudar!

    ResponderEliminar
  4. Amigo Rafeiro,
    Eu preocupo-me, porque a ausência de uma oposição forte me parece muito negativa, em Pombal. Estou em crer que o PSD não tem mais gente na concelhia, porque "com os que tem, já vai dando 7-2". De qualquer forma, não me creia defensor do PSD. Muito pelo contrário, o PS Pombal enerva-me porque, na minha opinião, tem responsabilidades acrescidas para a necessária e urgente mudança de cores nos paços do concelho. Responsabilidade da qual parece demitir-se, tantos os tiros nos pés que vai dando!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. As concurrencias internas dentro dos Partidos por vezes limitam-se ao simples acto de contar apoios e quando não ha hipoteses de ganhar o melhor mesmo é seguir na onda para não se queimar. Por estas e por outras é que cada vez mais as pessoas tendem a não se identificar com Partidos e preferem a independencia para assim conseguirem tomar as opções ditadas somente pela sua consciencia. Sim eu sei que é dificil estando fora lutar para que algo mude, mas como o povo assim quer, seja feita a sua vontade. Eu no meu caso tenho plena consciencia que desde que entrei em ruptura politica ( não pessoal) com o Sr. Eng. , enquanto ele for Presidente da concelhia vou continuando a roer canoilos e outros que nunca fizeram nada pelo Partido, mas como dão palmadinhas nas costas, vão continuar a pastar em relva verde. Mas algo me diz que daqui a 3 anos tudo vai mudar.

    ResponderEliminar
  7. Creio que de 82 a 94 o PSD debateu-se com o mesmo problema que afecta o actual PS concelhio - anos após anos confrontava-se com derrotas sucessivas frente a um Presidente demagógico mas eficiente. Só inverteu a situação quando apareceu com um candidato, desconhecido no concelho, contra um homem muito pouco simpático para a população rural...
    Esperem, tenham paciência e, mesmo contra os militantes (como presumo tenha acontecido no PSD), proponham um desconhecido de boa aparência e de que ninguém suspeite a ignorância. Uma mulher tipo executivo, bem feita de formas e enérgica de palavras (não muito eruditas se não estraga tudo), também é capaz de dar jeito!
    Saudações

    ResponderEliminar
  8. Caro professor, não va por aí, pois ainda pode vir outro das Meirinhas de palavras não eruditas e vamos ter mais 3 mandatos de Pseudo-Democracia, Fonix....
    Prefiro apostar na nova geração e acho que assim vai ser, o grande despique politico entre os 2 maiores politicos da sua Geração: ADELINO MENDES X DIOGO MATEUS e posso-lhe garantir que com qualquer um deles o concelho fica muito mais bem servido do que o que esta

    ResponderEliminar
  9. Bom dia!
    Tenham paciência mas, ou para bem ou para mal, já não é na nossa geração que vamos ter Paços do Concelho cor de rosa.
    Do lado do PS além do Sr. Adelino Mendes quem têm mais? há dos ou três a despontar.
    No PSD é um problema de escolha e a disputa com o Diogo ou qualquer outro é muito desigual.
    Quanto aos outras partidos não apresentam nenhum projecto credível O PCP têm 2 candidatos mas os estigma do papão continua a existir.

    ResponderEliminar
  10. Ó amigo DBOSS, isso é que é confiança!
    Quanto aos comunistas comerem crianças e os bloguistas fumarem "erva" e serem todos irresponsáveis... Há mitos que convém manter para os mesmos (sempre os mesmos) continuarem a mamar na Porca Gorda, como chamava o Bordalo Pinheiro à política.
    Saudações

    ResponderEliminar
  11. Em Pombal, aparentemente temos um PS unido, mais por falta de opções do que por outra coisa qualquer. Não é que as opções não existam, mas convém que pareça que não existem mesmo, pois podem causar algum prurido se começam a mostrar que têm capacidade para progredir.
    Com uma única lista, se fosse tudo muito certinho, estaria a evitar-se a dispersão dos melhores/mais capacitados. Mas como as coisas não são assim tão certinhas, está a promover-se uma acomodação à vitória garantida.

    Quanto ao PSD, veremos o que acontecerá na sucessão ao Eng. Narciso Mota, que pode eventualmente criar algumas divergências.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.