24 de agosto de 2013

Ao Daniel,

Conheço-te mais pela escrita do pelo contacto pessoal. O conhecimento pessoal aconteceu muito depois de usufruir da tua belíssima escrita. Tenho-te divulgado pelo meu grupo de amigos e conhecidos. Acredita: admiram-te, sem te conhecer pessoalmente.
Dirijo-te estas palavras simples, aqui, porque há momentos em que não devemos ficar calados. Não para te defender – tu faze-lo muito melhor do que eu - ou elogiar – sei que tu não valorizas elogios públicos -, mas porque sinto essa necessidade íntima, porque a consciência me obriga a fazê-lo. Todos os meus amigos sabem que não sou de elogio fácil - acusam-me até disso – e não é um simples elogio que te quero fazer. Também o é, mas é mais do que isso.
Elogiar a tua belíssima escrita é um lugar-comum - penso que até os teus inimigos honestos o fazem – mas reconhecer a tua superior inteligência menos o fazem porque nunca perceberem que a escrita superior, para além de técnica, é uma forma superior de inteligência.
Atacam-te pessoalmente porque – como sabemos- não te conseguem atacar pelo que pensas. Por isso lhes chamas, com a-propósito, anões. Alguns não percebem, sequer, que o que para eles é defeito para ti é efeito (e para muitos dos teus amigos também).
Daniel, como sabes, a vida é muito curta e eu, não sendo velho, já há muito o percebi e interiorizei. Por isso quero dizer-te e deixar aqui registado que ÉS GRANDE. Até nos excessos de linguagem.

Com um grande abraço,

30 comentários:

  1. Adelino, 

    Aqui sou obrigado a concordar contigo. A título de exemplo deixo aqui um pequeno trecho, absolutamente sublime, que demonstra bem a elevação, a qualidade e as ideias inatacáveis que o digníssimo Daniel Abrunheiro imprime aos seus textos e intervenções:

    "Pedrito, ó Brilhantezito: cada vez que, no chuveiro, passo o sabão pela virilha. encontro carrapatos com mais nível argumentativo do que o o meu Pedrito/Brilhantezito. És um balão, pá: às cores por fora e só ar cuspido por dentro. Não vales uma ventosidade. Mas vai longe, num município que não vale um peido há vinte anos."

    Sublime! Contra isto só poderão vir essas mentes formatadas de quem quer desviar a verdade e para quem a esta exposição de ideias responde com insulto e mal dizer. Pequenos anões. 

    Já vimos os teus modelos Malho.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Pedro Brilhante, quando as suas múltiplas actividades lhe permitirem algum tempo livre, leia Eça de Queirós em O Conde de Abranhos e veja se em consciência é capaz de chamar insolente ao Eça ou ao Abruneiro. V. Exa era incapaz de viver na época das Farpas, as verdadeiras, aquelas em que Eça colaborou.
      Cordiais saudações.

      Eliminar
  2. Pedro Brilhante
    A importância daquilo que somos advêm da importância que outros nos dão.
    Assim sendo cada vez que te dignas a ter importância relevada por outrem somente ocorres no repetido e crasso erro de voltares a ser ridicularizado, criticado, quiçá enxovalhado publicamente. Cabe a ti decidir o que deves e podes ou então te deixam fazer.

    Particularmente te agradeço por ser considerado como "amigo" nunca pensei estar nesse rol. contudo preocupado pois se é assim que tratas os teus amigos "jamais" gostava de ser teu "menos amigo".

    Quanto aos post do Adelino sobre o Daniel...
    E tanto mais havia por dizer e ficou por tal.
    Declarações destas fazem entender eu inteligência não é esperteza e o contrario por vezes é entendido como tal.

    ResponderEliminar
  3. Carolino,

    Ninguém se sente ridicularizado, pelo contrário. Ridículo é o que estão vocês a tentar fazer. Como é (escandalosamente) fácil de ver.

    Não estaria eu à espera, de ti, outra coisa que não a colagem a este tipo de atitudes e de forma de estar na vida pública (porque também é a tua). Por mais que ponham o manto da “altivez” por cima de vós próprios, ele acaba sempre por cair e neste caso, caiu mesmo.

    Uma mentira nunca é uma verdade, um insulto nunca é um argumento e a parvoíce nunca será um acto de inteligência. Por mais que nos queiram vender o contrário. E as pessoas percebem, não se iludam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa das atitudes na vida pública... é um mimo! :)
      Gosto muito, muito, muito!

      Eliminar
  4. Adelino, é tocante o que me dizes. Não o esquecerei.

    ResponderEliminar
  5. Pedro
    Em ultimo recurso.
    Não escrevas no plural quando te queres referir à minha pessoa. Escreve no singular dá mais enfase e eu entendo (julgo eu).
    Não me colo a nada, aliás até me descolo e muito do que não me agrada.
    Agora não sou indiferente ao processo politico e social que está vigente e actual. Não participo mais por manifesta falta de ocasião e tempo bem como de necessária presença. Quanto à forma de estar na vida publica... que te posso dizer? Nada, certamente, sendo tu um jovem paradigma de estar na vida publica exemplo para todos os que por cá vivem.
    És um jovem inteligente, empreendedor, dinâmico, acertivo, respeitador da opinião d'outrem, tolerante à opinião contraria, enfim és alguém que deverá ser exemplo para a juventude pombalense.
    Aplaudo a tua capacidade interventiva e saúdo os resultados que tens obtido publicamente. Segues, certamente, os exemplos juvenis de um passado recente e, certamente vais almejar futuro brilhante (não é sarcasmo nem ironia ao teu nome de família que respeito).
    Sorte.

    ResponderEliminar
  6. Que emocionante ver o Sr Daniel elevado a linda flor pelo entulho que tem escrito.
    O petulante Carolino (que teve um tacho dado pelo Adelino no governo do sócrates) arma-se em prima dona e lá de Lisboa tenta limpar, desviar e desculpar a forma ultrajante como o Sr Daniel tem tratado o Sr Pedro, o Sr Nuno e o Sr Orlando...
    Só agora me lembro que é comprade da luz...
    Mais gasosa para esta mesa.

    ResponderEliminar
  7. Amigos e companheiros, boa tarde.
    Todos sabemos que o Adelino Malho é tonto.
    Agora, Pedro e Fernando, estarem a dar importância àquilo que um tonto escreve é que eu não entendo.
    Têm que fazer o favor de fazer um desenho para eu entender, já que o meu fraco pensar não atinge.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe-se ao espelho e não faça como a madrasta má fazia à Bela Adormecida!

      Eliminar
    2. R. Marques,

      19:12: estás desculpado.
      Boas,
      AM

      Eliminar
    3. Adelino Malho, boa noite.
      Obrigado.
      Já vou dormir melhor.
      Abraço.

      Eliminar
  8. Sr. Pedro Brilhante...juro que me deitei no chão a rir quando o ouvi falar a si, sim você mesmo, de mentes formatadas!

    ResponderEliminar
  9. isto é melhor que o "Gang dos Cotas"... :D
    Carry on!

    ResponderEliminar
  10. Toda a gente fala das obras das Meirinhas, mas ninguem fala do caso de corrupção favorecimento pessoal por parte da camara para com algumas pessoas no Caso infantario Lua Nova onde a camara incentivou o Lar da Felicidade a comprar o dito infantario por 400000€ para proteger algumas pessoas de um negoçio que dava prejuijos brutais em vez de fazer um polo escolar nas meirinhas como estava inicialmente previsto como UM DOS socio FAZ PARTE DA CAMARA TEMOS QUE O AJUDAR

    ResponderEliminar
  11. Só me apetece dizer asneiras! Ó R. Marques, endoidou, à falta de um singelo exercício do contraditório?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e companheiro Adelino Leitão, boa noite.
      As asneiras fazem-se.
      As obscenidades dizem-se.
      Não percebeste que quem entontou foi o Adelino Malho?
      E essa do contraditório é própria dos advogados, dos quais tenho um medo que me pelo.
      Fujo deles a sete pés.
      Abraço.

      Eliminar
  12. Viva
    Parece-me a mim que, parafraseando o Sr. Abrunheiro, estamos todos anões!
    Andamos aqui, há já 8 dias, a ler baboseiras ofensas pessoais e profissionais, enfim a partir pedra quando temos tanta coisa para conversar e esclarecer.

    Os temas foram desvirtuados por conveniência de alguém, deixaram de falar nas eleições que se avizinham, do Sr. Nascimento Lopes que foi agredido na Charneca, que o Sr. Nascimento Lopes estava convidado para a festa da Charneca, ( tinha lugar reservado) e não apareceu com medo de ser agredido de entre tantos outros temas.

    Conversem coisas de interesse para Pombal, a pedra parte-se na Sicó

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colega candelabro, exactamente!! Então veja lá, eu só ontem soube que o Sr. Nascimento Lopes foi agredido na Charneca por UM CANDIDATO DA LITA DO PS à junta de Pombal, e o que se resumiu desse tema aqui por estes lados é que a "tangerinada" foi para lá incomodar com a sua campanhazeca??
      Temas desvirtuados por conveniência!! tem toda a razão!!

      Valha-nos a Santa Abrunheira

      Eliminar
  13. A política de Pombal no seu melhor. caciquismo, ofensas, "anões " que querem ser e não são, e os que são e não querem ser... e gente que confunde a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras...política putativa. Resultado - um Pombal decrepito

    ResponderEliminar
  14. É este o tipo de discussão que interessa à luz e à sua gente...
    A questão que politicamente importa é aquela que, por várias vezes jáq fiz ao Sr Roque (candidato):
    "Gostava que se quantificasse o valor que seria diminuido (gasto+redução de receita) com estas propostas.(20 medidas propostas pelo PS)
    Este despesismo proposto é insustentável .
    Adelino Mendes é da mesma fornada de Sócrates... tendo mesmo exercido funções no governo de sócrates!
    É tudo a gastar do nosso!" in farpas, agosto 13

    ResponderEliminar
  15. Colega candelabro, exactamente!! Então veja lá, eu só ontem soube que o Sr. Nascimento Lopes foi agredido na Charneca por UM CANDIDATO DA LITA DO PS à junta de Pombal, e o que se resumiu desse tema aqui por estes lados é que a "tangerinada" foi para lá incomodar com a sua campanhazeca??
    Temas desvirtuados por conveniência!! tem toda a razão!!

    Valha-nos a Santa Abrunheira

    ResponderEliminar
  16. Boas
    Espremeram as tangerinas? Vejam- só!

    ResponderEliminar
  17. Antonio José
    Mas que bem.
    ...Petulante...
    ...Tacho...
    ...de Lisboa...
    ...Prima dona...
    ...Compadre da Luz...
    E nem direito a um tão digno Sr., nem mesmo a um misero Dr.?
    C'um caneco, deve ter mesmo razões de sobra para colocar a "armada" toda em campo. E eu, nem sequer resido (por ora) em terras de Marquês.
    Só pode ser carinho da sua parte, só pode. Agradeço-lhe o tempo que me dispensa neste blog e se quiser saber mais de como ser petulante, com tacho, prima-dona e compadre da Luz, estou à sua disposição para lhe contar tudo, tudinho de viva voz.

    Quanto ao resto deixe lá a arbitragem para quem a sabe ou souber servir e, coloque um pouco mais de empenho em defesa de reais, necessarios e verdadeiros valores materiais e imaterais do nosso(?) concelho.
    Um aborrecimento estar longe. Sabe, primeiro estranha-se mas depois entranha-se. Venha de lá essa gasosa para a mesa... com uns mindoins a acompanhar.
    Bem haja, António José, e se esse for mesmo o seu verdadeiro nome.
    O meu V.Exa. sabe-o ser o verdadeiro, num sabe?

    ResponderEliminar
  18. Ena, já não podemos abandonar o canil por uns dias e somos surpreendidos com tantas novidades.
    Óh companheiro, Rodrigues Marques traga de lá da sua farmácia umas caixinhas de Imodium que parece que o nosso amigo Toninho Rocha já acabou o stock.

    Béu béu

    ResponderEliminar
  19. Amigo e companheiro Rafeiro no Pombal, boa noite.
    Está visto que tudo aponta para aí.
    Todavia, como a botica é da minha esposa, ela é que manda e com a agravante de eu nada disso perceber, se é que percebo de alguma coisa.
    Mas...
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Malho, às vezes lembro-me do que disse certa noite, em Pombal, na extinta K de Livro, esse sábio chamado Joaquim Jorge Carvalho, a propósito dele: "um dia vamos estudar a escrita danieliana". É disso também que fala Maia de Carvalho (outro senhor) no comentário acima. E rio-me. Rio-me com vontade quando vejo a miudagem - nervosa - a sugerir que o Daniel aqui vem escrever o que a capataz lhe manda. Não é que eu me importasse, se por absurdo eu fosse capataz de alguma coisa, noutra vida qualquer! Mas é preciso não conhecer nada do Daniel para aventar a possibilidade de o ver obedecer a qualquer capataz. É preciso não saber nada da história da terra, da história dos jornais, da história dele.
    "Ai, oh senhor das Furnas, que escuro vai dentro de nós".

    ResponderEliminar
  21. Paula,

    Vamos por pontos para ver se nos entendemos melhor:

    1) Quanto à “miudagem”, gostava só de a lembrar que existem na sua Lista 3 membros muito jovens (dois deles com apenas 18 anos, estando mesmo um deles em posição de destaque) e que merecem da sua parte um pouco mais de respeito e consideração. Lembre-se disso antes de voltar a repetir o disparate.

    2) Nenhum de nós está, nem demonstra estar, nervoso com o que quer que seja. Pelo contrário. Ninguém fica nervoso por repor a verdade, fica nervoso quem mente… e é obviamente isso que a deixa nesse estado.

    3) Nervoso está o Daniel Abrunheiro, que desesperadamente disparou para todo o lado no nível que podemos todos ver. Nervoso está o Adelino Malho, que persegue os outdoors do PSD à procura de mirabolantes conspirações e suspeitas para se tentar recompor do descrédito a que ele próprio se submeteu. Nervosa está a Paula, que para tentar desviar o assunto dos disparates e mentiras que aqui vai dizendo se multiplica em “anónimos”.

    4) Mas para além do nervosismo já se nota o seu desnorte. Ao sentir a necessidade de vir (agora) justificar uma situação que já foi levantada há quase 15 dias. Mas era de prever Paula, agora que anda na rua, agora que vai falando com as pessoas… vai percebendo, que elas já perceberam o que aqui tentou fazer (fez). Porque é escandalosamente óbvio. Só não estava à espera que o Daniel se descontrolasse e que a obrigasse a ter de vir agora “desmarcar-se” (subtilmente) dele.

    “O rei vai nu” Paula… Deixe lá de elogiar a qualidade do “vestido”.

    ResponderEliminar
  22. :)
    O ponto 1), por exemplo, ilustra muito bem o nivel da discussão.
    A tal diferença entre "inteligência" e "esperteza". Ou entre o bom gosto e a "conversa da c*#a". Não tenho termos mais leves para caracterizar esta conversa. É o registo politiqueiro aqui da praça. Um traste...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.