16 de agosto de 2013

Descubra as diferenças (nas festas populares)

Há coisas que podem até não ser ilegais, mas são imorais. Foi o caso da cena a que assisti ontem, na festa da Charneca, quando uma comitiva do PSD chegou ao arraial para distribuir propaganda: carros a apitar, o hino do partido no ar, bandeiras a abanar, aquele registo de "isto é tudo nosso" que só é admissível num comício partidário, onde vai quem quer.
Todos sabemos que as festas populares são apetecíveis para qualquer candidatura. É indiscutível. É lá que estão (mais) pessoas. Mas há limites que devem ser respeitados, sob pena de se virar o feitiço contra o feiticeiro. Não sei de quem foi a ideia de invadir as festas populares como se fossem comícios, mas sei que há gente do partido incomodada com isto também.
Na Charneca, a coisa descambou. E quase acabava à porrada, como noutros tempos.
Não havia necessidade.

Adenda: Ontem, domingo, na festa popular do Cabeço (Carriço), a caravana foi aconselhada por um mordomo a deixar as bandeiras e o material de campanha nos carros.

Hoje, segunda-feira, a caravana foi aconselhada por um autarca local a não repetir esta façanha nas festas da Ranha (Vermoil). Há, felizmente para a democracia e para o próprio PSD, quem se demarque de atitudes como aquela a que assistimos na Charneca, repetida mais tarde nos Vicentes. 

93 comentários:

  1. Paula,

    Esta é das atitudes (a sua) mais cobardes e baixas que tive o desprazer de assistir nos já muitos anos de política que levo, neste concelho e fora dele. Cobarde pela atitude oportunista e baixa pela manipulação das situações descritas. Infelizmente em si, nada de novo.

    Vamos então repor aqui alguma verdade:

    1º) A comitiva do PSD tem todo o orgulho em o ser, em dar a cara e “vestir a camisola”. As bandeiras são identificativas, a música acompanha a comitiva em viagem (e não se mantém a tocar no local das festas) e a recepção das pessoas foi sempre positiva, muito positiva (tirando o caso que aponta e que esclareço no ponto seguinte).

    - Também a comitiva do PS, do mesmo modo, esteve em todas as festas em acção de pré-campanha. Contudo, andam disfarçados e sem qualquer referência ao motivo e propósito da vossa presença. Se têm vergonha de mostrar que são socialistas e empenhar a bandeira que vos identifica é problema vosso.

    2º) O tal caso da “pancadaria” que fala. Pois bem Paula, como pode ver (até pela sua proximidade física a todo o acontecimento) tratou-se de um senhor, visivelmente embriagado, que no final, já quando a comitiva tinha abandonado o recinto da festa, que se aproximou e expressou de forma agressiva o seu descontentamento com uma situação específica (nada a ver com a visita). Situação e atitude que deveria merecer a condenação de todos, pela sua forma agressiva e nada democrática e em total desrespeito para com os direitos e liberdades que imperam numa democracia.

    - Pois Paula mas a acrescentar ao acto temos, obviamente, de ter em conta o seu antecedente. Não era a Paula que estava com o mesmo senhor na hora da chega do PSD ao local? Era! O mesmo que se dirigiu de forma serena até nós a quando dessa mesma chegada? Sim! Não foi a Paula que permaneceu com ele durante o período de tempo de permanência da comitiva do PSD no local? Foi! Então explique-me lá porque no final, o tal senhor (que esteve consigo), teve a atitude que teve? Paula, manipular gente embriagada, trazendo de volta a revolta que sentiram noutras alturas com a questão do cemitério e incentivando-as a ter a atitude que tiveram é que é imoral! É essa a nova atitude que quer trazer para a política? Pelo menos ai não está a mentir… é, de facto, uma atitude nova!

    A diferença Paula, a verdadeira diferença, é que nós, no PSD, há 20 anos que assentamos a nossa acção na construção de soluções, na resolução dos problemas das pessoas e na evolução do nosso Concelho, a Paula (que chegou agora) e aqueles que a acompanham, assentam (têm assentado) a vossa no mal dizer, na manipulação, na deturpação e na mentira (até), com o simples objectivo de denegrir o adversário (e isto sim é imoral). Não vos são conhecidas ideias, alternativas ou qualquer tipo de projecto. Não basta dizer que se é a mudança, é preciso dizer exactamente qual a mudança que se quer fazer, sob pena de não quererem, os Pombalenses, “gente como vós” na Junta de Freguesia de Pombal.

    “A política sem ética é uma vergonha”.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. olá e boa tarde!

    Primeiro que tudo quero esclarecer que não conheço nem os intervenientes na história, nem os narradores.

    No entanto, permitam-me referir que a única informação nova para mim no acima descrito foi o facto de haver festa na Charneca.

    A comitiva do PSD chegou á festa em grande algazarra! - Nada de novo!
    Com atitude de "isto é tudo nosso"! - como de costume
    Havia uma pessoa embriagada na festa. - Só uma?
    Houve tensão entre uma pessoa embriagada e a comitiva politica em propaganda. - já vi isso acontecer.
    A história vem parar ao Farpas - tudo normal até aqui.
    O sr. Pedro Brilhante coloca um post em que anuncía que vai repor a verdade e não altera nada do que foi descrito no post inicial - "as usual".

    Agora o que falta:
    O Gabriel vir corrigir a minha ortografia;
    O Rodrigues Marques vir-nos distrair com a importância da cultura do tremoço na economia espanhola.

    Como podem ver, não percebo qual o "estress".

    estou chocado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só corrijo a ortografia do Pedro Brilhante, e por birra gratuita, meu caro! :)

      Eliminar
  3. Como sempre as ovelhas pensam que podem ir pastar onde lhes carrega a burrice...desprezam quem cuida dos pastos..e querem comer como se nada fosse.. e depois ficam indgnados por serem chamados a razao..mas as ovelhas deviam ja ter comido daquela erva que faz rir..pois se numa festa de arrail.. se viram so um embriagado..das duas uma..ou o vinho da festa nao prestava..ou as ovelhas ja estavam zarolhas..mas como sei que naquela festa a pinga è boa... por isso as ovelhas sao zarolhas e de um inteligencia duvidosa..visto que so viram um enbriagado...a sorte das ovelhas foi que a malta da charneca e toda amiga dos animais e nao bate em ovelhas ..mesmo que sejam zarolhas e ranhosas.....

    ResponderEliminar
  4. uma ultima pergunta.. se na arca do noe so podiam vir um casal de cada animal... como è que anda tanta ovelha estrupiada do cerebro por aqui..è o que faz comer muita laranja...

    ResponderEliminar
  5. Paula, já lhe tinha dito que quando mentisse pelo menos disfarçasse melhor: primeiro a data, ontem foi quinta e não domingo (o que já denota que a AGENDA foi escrita por si); depois fomos primeiro aos Vicentes e só depois à Charneca e que em todo o lado tivemos a mesma atitude, de construção e dialogo com as pessoas (porque foi isso que fomos fazer). Hoje não houve caravana (sexta e não segunda) portanto não percebo essa dos pedidos e dos avisos. Paula por muitas emendas que ponha ou postes mais ou menos anónimos que escreva, não vai desviar o assunto do essencial.

    Mas já que acrescentou informação (não fidedigna) acrescento outra parte para que fique mais claro aquilo que a Paula quer esconder ou mascarar:

    O que a Paula tenta transmitir como uma manifestação popular de discórdia, não foi mais do que a acção isolada de um só individuo (como disse fomos bem recebidos). Mas veja-se que este individuo não é um qualquer cidadão independente e livre de interesses. É membro e candidato na lista do PS à junta de Pombal! É membro da mesma lista que a Paula! Não é nenhum popular indignado… Que estando no estado em que estava (embriagado) e sendo alvo de constantes “incentivos”, teve a atitude que teve, à sua frente e à frente de toda a comitiva que compõe a mesma lista, que se manteve quieta e estática.

    Depois do triste espectáculo não só nenhum pedido de desculpa foi endereçado ao agredido, como ainda vem fazer aproveitamento político desta forma “suja” e deplorável.

    “A política sem ética é uma vergonha”.

    ResponderEliminar
  6. Esteve um lindo dia no canil. E a lua está brilhante. Brilhante mesmo. Fantástica.
    Como dizia o pastor alemão que por aqui partilhava a casota comiga, os cães ladram e a caravana passa. A caravana laranja, claro. É que não há caravana rosa. Muito menos rosinhas. Só se for roseirais já velhos e secos.

    Béu béu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto de estar com pressa para ir à ração só faz mal.
      O vinho da Charneca é de boa qualidade, sim senhor. Está provado. Provado também na adenda colocada no post. E que hoje é sexta-feira e não segunda-feira.

      Béu béu

      Eliminar
  7. Amigo e conselheiro Obô, boa noite.
    Caiu-te o chapéu?
    A mim, isso acontece-me amiúdas vezes.
    É o vento, é a brisa, é o raio do chapéu que nunca está quedo.
    Mas vamos ao que vim.
    Afirmas que falta: “O Rodrigues Marques vir-nos distrair com a importância da cultura do tremoço na economia espanhola”.
    Fui estudar e cheguei à conclusão que nos conhecemos há longos anos dado que és o nome de uma floresta, primária ou secundária, de S. Tomé, de composição florística muito variável com a idade, segundo a Verbo Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura.
    Estás bem retrato no livro “A Hora de Bai”, de Manuel Ferreira.
    Reconheces a tua ignorância, como eu reconheço a minha.
    Quanto à cultura do tremoço pouco sei, sei sim, de vida vivida, da cultura do míscaro.
    Nuno Gabriel, tu defende-te!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. A Paula Sofia Luz é mesmo mazinha. Parece que foi ela a culpada de tudo e ainda por cima vem divulgar esta situação no Farpas. Se calhar até foi ela que convidou a caravana do PSD a beber um copo nas festas da Charneca e o tal senhor embriagado ficou muito chateado porque vieram numerosos e o vinho era pouco para tanta gente.
    Senhor Brilhante, não acha que as pessoas já estão fartas de política e merecem ser respeitadas? Que têm o direito de não ser massacradas com as vossas fantochadas de quatro em quatro anos e depois se sentirem desprezadas até novas eleições? Quem vai para umas festas é para se divertir, conviver com os amigos, passar um bom momento, não vai para discutir política. Por isso vocês não têm o direito de incomodar quem não está para vos aturar. Quem gostar de ver palhaçadas vai ao circo. Afirmou que “A política sem ética é uma vergonha”, se conhecer algum político com ética agradecia que o nomeasse no próximo comentário.

    ResponderEliminar
  9. eu cada vez me espanto mais com a estupidez das ovelhas.. devem de ser estupidas ao quadrado...entao fazem um cemiterio nun sitio que revolta o pova da terra... aquilo vai a tribunal...o povo da terra nao se conforma.. e vao estes animais tontos fazer campanha para là..??? e depois a culpa e do povo que faz uso de seu direito de cidadania ..que è ter opiniao.. e nao ser ovelha.. e depois .. dizem que afinal que isso nao democrecia... bem o partido nazi.. era a social democracia.. e quem fosse contra era perseguido.. afinal quem è que nao respeita e quem nao tem etica.. um povo que se indigna contra um partido de ovelha doidas.. ou uma ovelhas doidas que pensam que o todos tem de baixar a cabeça perante a estupides...acho que a charneca e os vicentes deram foi uma liçao de democracia as ovelhas doidas...e acho engraçado quando tem de vir o aspirante a pastor defender as ovelhas...mas como diz o povo.. vozes de burro nao chegam ao ceu..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Direito a indignação e revolta, todos temos esse direito e dever de a manifestar. Mas quando se parte para a violência física aí perde-se toda a razão (se é que ela exista). Pense nisto!!

      Acho muito estranho a comparação aqui com um partido de estrema direita com um partido de centro direita! Cuidado com as comparações irresponsáveis! Pois isto demonstra de si uma falta cultura, ética, entre muitas mais coisas.

      Cumps

      Eliminar
    2. Comparaçao irresponsavel..???? onde...??? falta de cultura??? muitas outras coisas... ???? a serio??? ...estou espantado..!!! todos temos direito a revolta.. diz uma ovelha... mas revolta daquelas .. tipo .. estou contra ..mas podem vir ca fazer a vossa festa que o povo baixa a cabeça.. mas a ovelha esqueceu se.. que ha ainda povo com coluna vertabral..que tem dignidade..de certo que o significado da palavra deve de ser estranho as ovelhas..mas mantenho tudo o que disse .. e mais ..agressao foi o que as ovelhas fizeram ao irem para uma terra onde nao foram convidadas..e o povo da charneca so pecou por uma coisa..foi mesmo por nao ter dado educaçao as ovelhas... como dizia um sabio..".. na educaçao.. uma chapada bem dada.. faz tao bem como um pedaço de pao.."

      Eliminar
    3. Quanto ao seu espírito democrático estamos conversados. Mas serão eventualmente as festas populares propriedade privada de alguém? Quem tem afinal a mentalidade do "isto é tudo nosso"?

      Eliminar
    4. As festas populares não sao propriedade privada de ninguem, mas são feitas com o esforço de muita gente, para unica e simplesmente, dar diversão e farra ás pessoas da terra e às demais presentes! FAZ ALGUM SENTIDO O PSD APROVEITAR A MOBILIZAÇÃO DE UMA FESTA POPULAR PARA FAZER CAMPANHA? E AINDA SE GABAM DE TEREM CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO? POUPEM-ME! PELOS MENOS TIREM AS PALAS LARANJAS DOS OLHOS! VOCES NAO VEM O VOSSO FUTURO A SER ARRUINADO POR COMPADRIOS E TACHOS? OU QUEREM CONTINUAR COMO ATÉ AGORA? AH DESCULPEM...OS TACHOS SAO PARA VOCES!

      Eliminar
  10. A manipulação de factos, datas e pessoas é uma desonestidade gritante e que não pode ser escamuteada.
    A "gente como nós", incluindo a Paula,para ser como nós tem de ser séria.
    Ê triste quando se passa uma vida no "bota abaixo" e "mal dizer" sem fazer nada pelo todo e quando se tem a oportunidade de participar se participa assim...
    Já pensou que aqueles que estão consigo, que lhe dão palmadinhas nas costas, fazem a sua avaliação e que ela pode ser diferente daquela que lhe dizem?

    ResponderEliminar
  11. Faz-me parecer que estamos a confundir a obra-prima do mestre com a prima do mestre d'obras.

    O facto de um individuo, quimicamente alterado, ser ter "indignado" com um grupo de jovens politicos é lamentável e não devia ter acontecido.
    Se aconteceu numa quinta ou numa sexta é indifrente (outra coisa bem diferente seria ter acontecido na quinta e na sexta, isso sim seria um facto político).

    O que me choca é haver um grupo de aprendizes de feticeiro que, julgando poder fazer campanha quando querem, como querem e onde querem, nos entram arraiais adentro estando-se nas tintas para as pessoas que ali foram para, tal como disse o "povo livre", passarem um bom momento com os amigos.

    Quanto ás bandeiras, hinos, e etc., eu nunca iria a um batizado vestido de Batman. Nem a pedido do homem de ferro.

    Começo a pensar que esse tal individuo que se indignou não era o único embriagado mas sim o único verdadeiramente lúcido.

    Estou chocado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Aprendiz de feiticeiro" não era o titulo de um texto de enorme sucesso duma menina pombalense, a pretexto da ultima greve dos professores? Texto esse que uma senhora deste blog adorou? Era não era?
      Ó obo honra os anónimos pá! Não te deixes descobrir.

      Eliminar
  12. Resumindo, os partidos devem abrir-se à sociedade. Mas de preferência em sítios onde não haja pessoas.

    ResponderEliminar
  13. O Obo está chocado!!! Um termo próprio de q dá à Luz!!

    ResponderEliminar
  14. Peço aos senhores do PSD que informem os leitores do Farpas, quanto pagaram à comissão de festas de uma freguesia do concelho de Pombal, para estacionarem uma camioneta durante quatro dias com um cartaz do Diogo Mateus num dos locais com maior visibilidade nas referidas festas. Como todos os anunciantes e vendedores pagaram verbas superiores a quinhentos euros, penso que também foi o caso da campanha do PSD. A não ser que o presidente dessa comissão de festas, que também é candidato pelo PSD à junta dessa freguesia tenha feito um desconto ou uma excepção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bastava informar-se um bocadinho acerca da lei para evitar dizer coisas destas...

      Eliminar
    2. A lei tem um limite maximo de quantos dias/horas para um veiculo publicitario estar parado? Podia me informar?

      Eliminar
    3. Por cá, a lei é o que o poder quer que seja.
      Quem é que ainda se lembra de uns outdoors do PS, fixos e móveis, que foram arrancados e capturados pela câmara (Narciso Mota)?
      PS: com a desculpa que não estavam licenciados, mas antes e depois ninguém licenciou outdoors políticos.
      Coisas deste concelho ...

      Eliminar
  15. Desde o 25 de Abril que as caravanas de campanhas eleitorais têm passado por festas e arraiais. Também desde o 25 de Abril, que alguns populares afetos a outras tendências protestam ou se opõem à campanha política dos membros de de tais caravanas, mostrando-nos que conta é a posição política de cada um.
    Verdade ou mentira?

    ResponderEliminar
  16. Aqui no canil e depois de muito ladrar ainda não nos entendemos.
    Então é ilegal e imoral (até crime) que a caravana eleitoralista do PSD tivesse ido à festa da Charneca, dos Vicentes e de mais não sabemos quais?
    Então e a caravana socialista, que integrava a senhora que deu origem a este post, estava lá a fazer o quê? Não estava a fazer também campanha?
    Só por não andarem em camionetas e com bandeirolas não estavam a fazer política?
    Foram lá apenas para beber umas minis e trincar uns tremoços foi?

    Béu béu

    ResponderEliminar
  17. Deste debate podem ser feitas as seguintes conclusões:
    1. O deputado municipal Pedro Brilhante deve dar-se ao respeito para ser respeitado – mesmo que a razão lhe assista. Porque integra um órgão municipal e não é um qualquer arruaceiro duma claque de futebol!
    2. O ex-presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, José Gomes Fernandes, anda de bolinha baixa. Será que lhe prometeram alguma avençazita no gabinete jurídico da câmara?
    3. O ex-deputado da AR e presidente da comissão liquidatária da freguesia de Albergaria dos Doze, o empresário e presidente de quase tudo em Pombal Rodrigues Marques, anda muito ocupado com a estratégia de como derrubar por meios pouco éticos a concorrência e por isso faz como os jovens estudantes de hoje, para fazer um qualquer trabalhito escrito vai às enciclopédias ou à wikipédia.
    Sinal dos tempos (de mudança)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e companheiro Simão André, boa noite.
      Quando não sei, vou estudar.
      Não é um bom método?
      Quanto à Freguesia, onde fui nado e criado, é com muita tristeza que o digo mas já me assumi como o técnico cemiterial da sua agregação.
      Agora ser acusado de ter uma estratégia, quando sou acusado de só utilizar tácticas, parece-me que são muitas acusações para uma só pessoa.
      Abraço, mas fraquinho.

      Eliminar
  18. É claro que na adenda os dias correctos são Quinta, feriado, e Sexta, imediatamente seguinte. As minhas desculpas aos leitores do Farpas pelo lapso - que em nada altera a essência da questão, como é sabido.
    Quanto ao resto, honra e glória aos que sabem ler ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não devia pedir desculpa só quando se engana… Devia pedir desculpa, sobretudo, quando tenta enganar (usando a mentira), como é o caso.

      Eliminar
    2. E tu devias tirar as armacoes laranjas dos oculos e arranjar outra forma de defesa dos teus ideais politicos que nao o ataque a tudo aquilo que os outros dizem! Mas eu percebo...o tacho esta ao virar da esquina e ha que lamber umas botas e mandar uns bitaites na defesa do superior! Tenho pena que de brilhante so tenhas o nome que herdaste!

      Eliminar
  19. Caro anónimo Simão André.
    Eu intervenho apenas quando quero e não quando um qualquer palerma anónimo quer.
    Quanto à "avençazita", devo dizer-te que já tive algumas oportunidades de prestar serviços remunerados que enjeitei e que já prestei alguns (poucos) serviços de que não cobrei, por gostar de me sentir independente. Tu pareces ser dos que chupam a coisa até não dar mais...

    ResponderEliminar
  20. Eu entendo que todas as manif,s , dentro da legalidade democrática , são legitimas. Também, e já agora, o dureito à indignação também é legitimo
    Agora, foi uma manifesta insensatez , o PSD , caravenear, nas festas populares, para a Charneca, "covil' de ex-PRP/BR.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Boas noites.
    Independentemente de quem mente (e na política são mais as vezes que se mente, de quando se fala verdade...), a questão de fundo aqui levantada pela sra. Paula, foi o facto (NÃO DESMENTIDO OFICIALMENTE) que a caravana pré-Autárquica do PPD ( e não PSD porque isso é uma ofensa ao Deus-Sá Carneiro... ) foi de armas e bagagens para festas Populares.
    Ora, eu, como pessoa independente de forças políticas partidárias, interpreto esse gesto como imoral! Imoral, porque uma festa popular significa:
    1) não partidária;
    2) não sindical;
    3) por vezes de fundamento religioso;
    4) de profunda união de esforços no mesmo sentido (ao invés da política...).
    Mas, à semelhança do que acontece nos sucessivos Governos ditos Democráticos, a Lei não se pretende moral: pretende-se correctiva. A que preço for. É com isto, com que a Lei se coze, pelos Legisladores.

    ResponderEliminar
  23. Aqui ao canil vão surgindo informações de diversas fontes que nos deixam de orelhas no ar.
    Diga lá, senhora Paula Luz, se é mentira que no partido onde está inserida agora (depois de ter tentado umas aproximações falhadas ao BE e ao CDS-PP) não existe um grupo de trabalho encarregue de elaborar uma agenda de festas populares e arraiais para distribuí-la por todos os candidatos para que marquem presença em comitiva?
    Segundo consta até chegaram a marcar hora e local para se encontrarem no Domingo do Bodo para que fossem a integrar a Procissão.

    Aproveito para daqui do canil enviar uma lambidela, com abanar de rabo, ao Daniel (que também tem ou tinha um canil) pela sua inscrição na ordem dos advogados. Não para ser advogado do diabo, mas da Paula Luz.

    Béu béu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro conterrâneo de canil, distinto “rafeiro no pombal”: denoto que o seu ladrar se assemelha mais a um uivo. Eu sofri desse problema quando ouvi o meu dono falar em me mandar castrar! Aaúúúú. Essa da agenda, também neste canil a temos, e mantemos! Mas agora que fala nisso, não terá sido por há 4 anos ter sido incumbido de a fazer lá para o canil municipal e este ano foi preterido??? Como lá diz o “Castelo Branco”: sou uma biiichhha RESSABIADA!

      Béu Béu, Auf auf!

      Eliminar
    2. Olha o piolhudo com carraças parece ter informações privilegiadas. Então e afinal confirma-se andam todos pelas festas! dum lado e do outro! Mas cá para mim, e a julgar pela amostra aqui do blog uns devem ir ás festas mas como anónimos. Os anónimos são gajos espertos pá!

      Eliminar
  24. À porta das igrejas - Câmara de Viseu distribui dezenas de milhares de euros

    Há dias, o ainda presidente Fernando Ruas, na Igreja do Viso Sul, pediu ao sacerdote para, antes da missa, poder falar aos paroquianos. E assim foi. Agradeceu muito aos católicos terem confiado nele durante tantos e tantos anos e, na ocasião, lá ofereceu 50 mil euros. Um agradecimento significativo, portanto. Muitos paroquianos ficaram perplexos com a ousadia do gesto. Não estavam ali para aquilo, propaganda paga a peso de ouro.
    A cena repetiu-se em S. João de Lourosa esta semana. O seu ainda vice-presidente também ataca em contratos-programa chorudos, mesmo apesar da nova administração ser eleita daqui a um mês.
    Sabe-se que o presidente afirma insistentemente querer recandidatar-se daqui a 4 anos. Ao que parece já está em campanha à custa do erário público. Isso não é famoso para ninguém, mesmo para o próprio, mas o que realmente interessa é que não é famoso para a nova administração que vai entrar nem para a mais elementar ética política

    De facto, "A politica sem ética é uma vergonha"

    ResponderEliminar
  25. Eu gosto é deste atirar a pedra e esconder a mão. Vem-se para aqui com umas mentiras, omissões, distorções de factos e espera-se que a coisa cole. Como não cola, passa-se ao silêncio ou às respostas evasivas.
    Eu gostava era de saber se as bandeiras e hinos só são admissíveis em comícios, onde vai quem quer, o que são então as manifestações a que a Paula costuma ir? Geralmente em sítios públicos (aliás a interromper a normal circulação na via pública).

    ResponderEliminar
  26. Ora bem, vamos a factos:

    - foi ou não verdade que a comitiva do PSD entrou em várias festas no Concelho, com bandeiras,entrega de folhetos, carro de som (Independentemente ser legal ou nao)?

    Pelos vistos foi, (eu não vi, não assisti mas houve muitas pessoas que me contaram, a ultima foi hoje que me contou que estiveram até nos Ramalhais este fim de semana passado). Então ainda não percebi onde está a distorção de factos, as mentiras! O âmbito do post (penso eu de que) gira em torno da moralidade deste tipo de acções, sendo uma mera opinião de quem a escreveu, e que eu subscrevo, porque acho que este tipo de acção politica terá um timing proprio, que será por altura da campanha eleitoral.
    Fazer deste espaço para atacar alguém só porque a mesma é candidata, parece-me mal, pouco democrático, e mais, revela que alguém estará muito preocupado ou incomodado com alguma coisa...

    Por fim, Nuno Carrasqueira, não entres por aí, pelas manif's e afins, fica-te mal. Ao entrares por aí revela que á falta de argumentos, vale tudo! Para mim, na politica e na Vida, não vale tudo!

    Abraço
    MM

    ResponderEliminar
  27. É verdade, claro. Andou como sempre se andou em campanha eleitoral. Se foram ao Ramalhais ou não, confesso que não sei. Essa do timing da campanha eleitoral é engraçada, não andasse também o PS em caravana pelas festas, não houvesse outdoors, etc. A distorção de factos (ou omissão) está essencialmente em omitir que também a Paula lá estava em campanha e que o causador de toda a situação até foi um dos seus colegas de lista.

    "Fazer deste espaço para atacar alguém só porque a mesma é candidata (do PS), parece-me mal, pouco democrático". Achei pertinente acrescentar ali o "do PS" porque este espaço sempre se caracterizou pela crítica gratuita aos candidatos e representantes do PSD e a isso nunca vi críticas.

    Quanto à falta de argumentos, acho que o que há aqui é falta de coerência. E não é da minha parte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok não vale a pena...não entendeste nada do que escrevi.

      Já estou como o outro:" e o burro sou eu?"
      O meu amigo Rodrigues Marques até nos apelida carinhosamente de solípedes...

      Eliminar
  28. Oh Nuno, se não conseguir um tacho do padrinho que ri nos Outdoors, junte-se aos cães no canil... Quer um enxada ? Tenho varias para troca.

    ResponderEliminar
  29. Utilizando as palavras de um pseudoanónimo comentador(a) desta praça virtual, estou chocada! De política pouco percebo, pelo que o choque não tem a ver com os conteúdos políticos do post (?) e dos seus comentários... estou chocada com a falta de coerência que paira por aqui! Não se pode fazer campanha em festas da terra... ora bem, nada contra! Então que dizer da campanha disfarçada que tem andado por aí desde há uns tempos? Na altura (a desse tempo que está findo, mas que volta e meia se quer desenterrar), ficou-se chocado/a com a acusação de aproveitamento político de uma mega ação da comunidade... Agora, choco-me eu com o facto de daí ter brotado muita gente na política, e não se fala disso! O choque, entenda-se, não está efetivamente na entrada de alguma dessa gente... O problema é que continuo a não ver (ou melhor, ler) da parte desses alguns um comportamento individual e social consonante com o carácter cívico que regateiam para a sua atividade política (e que seria de facto muito necessário!)! Quando falam, é só para dizer mal (e muitas vezes com base em informações distorcidas, fazendo jus ao funcionamento manipulador que tão bem lhes identifico)... não lhes conheço uma ideia ou estratégia para o concelho que não seja o “botar abaixo” o que por lá se faz, sobretudo se for feito por quem não partilha das mesmas opiniões! Quando se lê os posts e os comentários dos agora assumidos “rosas” deste blog que se quer apolítico, não encontro qualquer margem para a liberdade de expressão ou efetiva democracia! Só se lêem argumentos com base em intenções políticas (habitualmente sempre as mesmas_a procura do tacho) que parecem estar sobretudo na cabeça de quem as protesta! Ou então o problema é meu, e estou a dar demasiada importância a um blog que “afinal é só um blog”... se for essa efetivamente o carácter pretendido pel”os da casa”, então desfaço o meu choque e percebo essa incoerência... quando vou escrevendo livremente sobre o que sinto e vou dando a minha opinião livremente, é natural que nem sempre ela seja coerente com o que disse ou fiz há uns tempos (ou mesmo no dia anterior)... Porque afinal somos todos humanos e, se calhar, este blog pretende mesmo ser só um blog! Bem-haja a todos e, permitam-me afirmar que com muita pena testemunhei a saída do João Alvim... Sempre procurou fazer deste um espaço para tecer opiniões fundamentadas, relativamente claras e com carácter informativo... sempre sem usar um escrito calceteiro, o que faz dele um mestre nestas andanças! Uma grande perda para a vossa casa, sem dúvida!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Andreia
      Quando dizes "...choco-me eu com o facto de daí ter brotado muita gente na política..."

      Espero,que tambem te estejas a referir, aqueles que estao em candidaturas do PSD, do CDS...certo? E a ver bem as coisa com olhos de ver, ate me atrever-me-ia a afirmar que brotaram mais gente para um determinado partido, que nao o PS.

      Mas acho que nao devemos ir por ai, essa "mega acçao na comunidade", que ambas sabemos a qual te referes e que ambas estivemos envolvidas, foi o que foi, sem interesses, sem olhares politicos (pelo menos meu), ate porque muitas das pessoas fui EU que as convidei, e nunca olhei para elas pela sua condiçao politica! E como tu sabes, a maior parte das pessoas que convidei eram pessoas activas politicamente na JSD/PSD...

      Eliminar
    2. Marlene
      Os meus sinceros parabéns por, depois da derrota de 2009, ter descoberto a sua vocação de catequistae o seu esposo ter descoberto a sua vocação de moço de igreja.
      Foi mesmo a tempo e com tempo.
      Até me pergunto que vocações vai descobrir quando, novamente, for derrotada.

      Eliminar
    3. Marlene,

      Lê até ao fim por favor... choca-me que daí tenha brotado gente para a política sem qualquer carácter cívico! Que não o revelou na altura, como tu bem sabes, e que continua a não revelar! Assusta-me que estas pessoas venham para a política fazer o que fazem dentro da comunidade... choca-me a incoerência de tanta gente ter passado de besta, na altura, a bestial agora e "somos os/as melhores amigos/as"! Sei que a maior parte das pessoas foste tu que convidaste... e olha que houve gente muito, mas mesmo muito boa e bem intencionada convidada por ti... quanto aos não interesses políticos, continuo a ter muitas dúvidas, lamento Marlene! Lamento mesmo muito... caso contrário, porque terias necessidade de, no teu currículo aquando da tua apresentação da lista do PS ter sido feita a referência a "membro ativo em projetos de solidariedade, particularmente voluntariado comunitário"? Eu não condeno esses interesses políticos, até porque há sempre algum interesse por trás do que nos move (é humano)... a tua participação na política não me assusta, porque és boa gente! Assusta-me é a entrada de gente menos boa... seja em que lista for! E há gente menos boa no PS, assim como nas outras listas... Condeno ainda as leituras enviesadas que se fazem das intenções dos comportamentos dos outros! Fartam-se de colocar-me intenções políticas e estratégias mirabolantes na sombra dos meus comportamentos... lamento, mas estão enganados, como tu bem sabes! Se bem te lembras, tive oportunidade de ter uma estratégia diferente, e não tive! Condeno ainda que se continuem a alimentar intenções minhas, nomeadamente de andar à procura de tachos na LPCC! Execrável, profundamente execrável... Se de nada de política percebo, percebo o suficiente de pessoas para saber que as intenções estão mais em que as atribui do que nas pessoas a quem elas são atribuídas... "Fala de mim e saberei como funcionas"... Que fique claro que as minhas palavras não configuram um qualquer ataque pessoal à tua pessoa! Boa campanha...

      Eliminar
    4. Andreia,

      Projectos de solidariedade e voluntario comunitario nao dizem respeito a LPCC! Ha mais projectos e actividades para alem da LPCC, da qual faço parte ha anos, e sim tambem da LPCC. Mas nunca viste em lado nemhum escrito o nome da Instituiçao, nem o nome do projecto! Nao misturo as coisas, ate porque sao instituiçoes que para mim sao sagradas, e nao quero, nem gosto que sejam envolvidas nesta teia, estas estarao sempre acima da politica.

      O que eu nao gosto realmente, ´´e que constantemente vou lendo algumas alusoes a aproveitamento politico, de algumas pessoas no referido projecto. Nao gosto. So quem o viveu por dentro como muitos de nos o vivemos, podera compreender este meu desagrado. Foi especial, foi intenso e qualquer coisa de tao magico, que nao merece ser recordado por estes motivos...

      Eliminar
    5. Como este projecto acabou (embora sucessivas tentativas de reanimação, algumas com calendários bastante curiosos), não acho que valha a pena entrar em grandes comentários. Mas vou fazer alguns muito breves, até porque o tema não interessa à maioria dos leitores.
      Todos temos as nossas motivações para tudo o que fazemos, incluindo obviamente a intervenção cívica e social. Umas motivações serão mais altruístas e outras mais egoístas. Considero ambas importantes, porque prefiro que as coisas aconteçam por motivos mais ou menos egoístas, do que não aconteçam de todo. Assim, não me choca que haja quem tenha usado o projecto como trampolim político (na altura chocava o Eng. Rodrigues Marques, que entretanto se esqueceu. O que me choca é que tenha valido tudo, "atropelar" pessoas, difamar, inventar motivações, mentir... Mais do que a falta de ética política de que o Brilhante costuma falar, choca-me a falta de ética pessoal.
      Claro que, para o bem e para o mal, tudo isto passa despercebido, porque para a maioria das pessoas o projecto acabou. Para aquelas que lá estavam pelos motivos mais altruístas...

      Eliminar
  30. Exma Sra. Andreia Azevedo, pergunto.... mas o que é que motiva estes jotinhas em tamanhos delírios carnavalescos ? Sim o Desemprego é como o amor, é fo.....do, Estes meninos não fazem nada pela comunidade mas na altura das eleições andam a lamber as botas ao avô, aquele que esta ao centro dos outdoors... triste .... muito triste.... quando a juventude se limita ao papel de lambe...lambe... para conseguir atingir objectivos. Eu também ja fui jotinha, eu e outros, mas eramos irreverentes e bastante críticos em relação ao então Tio Mota, nunca nos colocamos de joelhos perante a soberba. Hoje vejo com tristeza que esses jotinhas só querem saber de governar a vidinha deles... trabalhar ? Fonix .....é duro e tem de se passar muitas tormentas para ganhar uns miseros 500 € . Abram os olhos e dia 29, vamos provocar a mudança, para que alguns desses meninos tenham a hipótese de vir para o mundo Empresarial mostrar o que valem, pois tirar um curso e depois estar 20 anos encostado ao Avô Narciso, não lhe da qualquer tipo de valorização pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roque, não é que mereças um minuto sequer da minha atenção. Mas eu estou um mãos largas e até vou perder vários para te responder.
      Quando quiseres falar dos jotinhas, convém que os conheças. Tenho uma empresa, por acaso fora de Pombal, portanto essa do mundo empresarial saiu-te muito ao lado (como aliás é costume). Trabalhar? Trabalho por conta própria, como já disse, e também por conta de outrém (bastante mais longe de Pombal ainda). Só tachos como podes ver.
      Se eu precisasse da política para alguma coisa, era bem mais fácil fazer como tu, dizia-me independente e andava por aí a oferecer-me a todos a ver quem aceitava. Além de aumentar em muito as hipóteses de pertencer a uma lista, podia sempre andar por aqui a mandar umas bocas foleiras a quem assume as suas convicções. Assim não, assim tenho de aturar as bocas foleiras de pessoas como tu e ainda ser confrontado com as medidas mais impopulares que o meu partido vai tomando, para resolver os problemas que o teu (novo) criou.
      Da próxima, poupa-te a ti próprio às figuras tristes. Não que ainda alguém te leve a sério, mas sempre evitavas de reforçar o estatuto...

      Eliminar
    2. Nuno. Da proxima pode ser que te corra mal a vida... Não estou para ser ofendido por imbecis... Queres falar comigo fala como homem, cara a cara... cobarde...

      Eliminar
    3. Depois de tudo o que dizes, fica-te mal essa postura de virgem ofendida.

      Eliminar
    4. Oh Roque, sempre a levantar falsos testemunhos... O Nuno é homem, conheço-lhe namorada e não fala por aqui sob a capa de pseudónimos! Já dos seus amigos, não se pode dizer o mesmo, certo?

      Eliminar
    5. A guerra de testosterona em que o Roque quer entrar é coisa típica de miúdos de 15 anos quando se acabam os argumentos. Não lhe vou dar esse prazer. Para falar pessoalmente estou sempre disponível, mas só com quem valha a pena...

      Eliminar
  31. É gente, vejo-me obrigado a vir aqui pedir que desculpem o Rafeiro. Trato dele há muitos anos e ele é cão que não conhece o dono, ele já andou a comer ração na sede do PS, estava inscrito e tudo, mas este ano disseram que não havia ração e o pobre coitado tem de andar à maçã do chão onde calha. Outra vez foi o senhor narciso que o quis escorraçar, mais os capangas todos, por causa do blog em que ele lambia, com casca de ovo. A senhora Paula e o senhor Daniel até o defenderam, e eu bem avisei que ele ainda lhes ia morder a mão. A ela avisei-a outra vez quando soube que ela andava á procura de ossos para ele roer diariamente, em leiria, mas ela não quis crer. Também avisei o senhor adelino para não dar migalhas aos outros cachorros da casota, mas ele não quis crer e agora anda á rasca das canelas.
    Aqui no canil a gente não lhe leva a mal porque sabe que na sede do PSD também o conhecem bem e não fazem caso porque ele também já lá andou. É uma dó.
    os farpeiros da casa que sejam atentos e façam uma pesquisa aos comentarios que ele aqui fazia antes e aos que faz agora. é da raiva, tenham paciência.

    ResponderEliminar
  32. Ó Sr. Roque... e você a dar-lhe no mesmo! Será que não tem outra leitura para as ações dos outros? Ou será que a sua cabeça só está preparada para fazer essa leitura? Parece-me que sim... e que terá muita pena de não ter também um tacho ou alguém que lhe dê um ombro no qual lamber... Não conheço a maior parte dos jotinhas; mas conheço um ou outro que se fartam de trabalhar, sem tacho ou outras coisas que me parece que o Roque gostaria de ter! Sabe, há muita vida para além da política! Temos de ter cuidado quando fazemos generalizações (e contra mim escrevo)! Voltando ao que aqui venho discutir: o estilo "é tudo nosso" é bem típico da Paula... Por isso, tenho mesmo de tentar não me surpreender quando ela acusa os outros disso!

    ResponderEliminar
  33. Béu, béu faz o cão … miau, miau faz o gato … piu, piu faz o pinto … quá, quá faz o pato! Isto é uma música lá do canil. E digo já que não gosto muito da ração do Dono do Rafeiro!!! Faz-me azia!
    Quanto à Sra. Andreia, acho que não teria sorte com ela: é mais chiuaua. Eu como rafeiro calhou-me o “Ti Manel das Cebolas”. Fala muito no aproveitamento político … pois se calhar … também lhe correu mal!! E diz “Então que dizer da campanha disfarçada que tem andado por aí desde há uns tempos?” e vem depois falar num mega ação que aconteceu em Pombal … está-lhe atravessado? Não surtiu os resultados que esperava? Provávelmente o ressabiamento do “rafeiro” também lhe calhou, pois dessa mega ação não lhe calhou evidência pública. Mas não se preocupe … não tem cão, mas tem um leão (do sporting, entenda-se!)

    Béu, béu, Auf, auf.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha este anónimo também se está a pôr a jeito! Então para além de perceber da poda no PS também percebe da mega acção de há uns tempos? pá, assim fica mais fácil que jogar ao quem é quem!

      Eliminar
    2. O senhor (ou a senhora) é mesmo um(uma) piolhudo(a) do car(r)aças! Escolheu muito bem o pseudónimo... e não é que percebe da poda do PS (embora pouco, porque não estará nele assim há tanto tempo), da mega ação de alguns tempos (vai-se lá saber como) e das preferências futebolísticas do meu marido? Xiça... até parece ter a carteira profissional de jornalista! Desde já lhe digo que não autorizo a biografia que queira escrever da minha vida... Estou chocada...

      Eliminar
  34. Dª Andreia, acabei o meu curso em 1991 e sempre trabalhei no sector privado, nunca precisei de lamber botas a politico nenhum. Azar o meu, não tenho estômago para porcos no espeto, nem lombo assado...

    ResponderEliminar
  35. Senhores, eu sempre trabalhei no setor privado... de tachos não percebo nada! Quanto às minhas intenções políticas, tenho zero! E olhem que tive convites para integrar listas nestas eleições... Não me venham com palermices de que a coisa me correu mal! Eu não sou dessa laia! A coisa só não correu bem na forma como os outros se fizeram ao lugar, desrespeitando-me... e continuando a fazê-lo! O ressabiamento vem da falta de respeito, não da ausência de tacho! Que desse, felizmente, não preciso! E já agora, anónimos há muitos; cheira-me que são mais os "anónimos" que as pessoas que comentam nesta praça... E agora, esclareçam-me por favor: como pretendem que a campanha seja feita?












    ResponderEliminar
  36. Roque
    Não pode ir com o Sr Daniel, pois o Roque não gosta de figos e mostra esta baixa estatura ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunta-me mais acima, que vocaçoes irei descobrir apos a derrota 2013...
      Tem graça, e por ter falado do facto de eu ser catequista, (que o sou com muito orgulho)houve em tempos um moço que por acaso tambem se apresenta como candidato a uma lista, me perguntou mais ou menos assim: "Qual era a minha intençao ao frequentar agora a igreja e ate ser catequista, se era para protagonismo?" Embora me tenha chocado esta abordagem, principalmente vindo de alguem catolico praticante, surpreendeu-me pelo menos, por ter tido a coragem de me perguntar na cara o que se calhar muitos pensavam e nao diziam.
      Pois bem, nao me preocupo minimamente com o que possam pensar a este respeito! Quanto as vocaçoes que eu possa vir a descobrir (independentemente se ganharmos ou perdermos as eleiçoes), espero que sejam muitas! Gosto sempre de descobrir coisas novas, e quem sabe no proximo Domingo a saida da Missa, e se tiver coragem, podera sempre dar-me algumas sugestoes! Fica aqui o convite.

      Abraço fraterno e cristao
      MM

      Eliminar
  37. Bloguistas
    Alertado por pessoas amigas para a coincidência entre um avatar do perfil de um/a anónimo/a e o meu nome próprio não poderia deixar de deixar passar em claro esta situação.
    Para ficar bem esclarecido, não sou político, não integro nenhuma lista candidata que irá a votos a 29 de Setembro, seja por partido seja. Por isso, não sou adversário de ninguém nas eleições que se aproximam.
    Também não vou responder à letra à criatura que escreve, porque tenho uma dignidade pessoal e não é meu hábito dar atenção a um/a qualquer vira lata que por aí ande a ladrar (para ser coerente com a linguagem que por aqui anda a ser utilizada).
    Peço, isso sim, aos autores deste blog ("os da casa") para que, se forem pessoas de bem e responsáveis, como sempre os considerei que são, moderem o debate evitando deslizes emocionais e ofensas pessoais e profissionais a terceiros que nada têm a ver com politiquice, e que, com muito sacrifício, dignidade e honra, fazem do trabalho a sua forma de vida.
    Sobretudo, porque nunca procurei na política profissão nem futuro profissional, quer quando vivi o drama do desemprego, ou mesmo ao exercer uma actividade profissional precária.
    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Orlando,
      Infelizmente toda a gente diz gostar de debater ideias, mas, na verdade, a maioria o que quer é atacar o carácter dos outros (adversários, concorrentes, inimigos,…).
      Suspeito(avamos) que isto aconteceria com grande intensidade em período eleitoral eEste povo ainda tem muito pouca cultura democrática, vê o debate politico como fanático de clubes de futebol).
      Neste blog as decisões são tomadas por maioria (ou por consenso, quando são alterações estruturais). No final do mês faremos mais uma jantar/reunião de balanço. Nessa altura será discutida e decidida a manutenção ou bloqueio de comentários anónimos.
      Compreendes que, com esta quantidade comentários, é difícil a filtrar os comentários potencialmente ofensivos.
      Como deves saber (e todos os que comentam como anónimos) os anónimos são, se tal for necessário, identificáveis.
      Boas,
      AM

      Eliminar
  38. Ponto de ordem (ao blog).
    Declaração de interesses (tem, deverá ser a forma de estar e não estar na forma…). Sinto e ainda continuo a ser pombalense (não um de gema mas de razão e coração). Sou amigo, compadre da Paula Sofia. Sou militante do Partido Socialista, assumo as minhas convicções não as dores de ninguém. Concordo e subscrevo os ideais e preceitos socialistas mas não necessariamente com as politicas que por vezes no passado se praticam. Critico o que tenho a criticar, apoio quem deve e penso apoiar no partido a que pertenço em sedes e locais próprios. Tenho opinião e penso por mim, numa base e lógica de discussão salutar e tida como democrática. Não sou candidato a nada, nem em Pombal nem em lado nenhum, nem por partido ou lista de independentes.
    Posto isto.
    Todos devem e podem ter direito a expressar o seu apoio. Todos devem e podem dar o seu melhor numa campanha eleitoral. Contudo, todos devem e podem respeitar algumas regras sociais e políticas que não estando escritas são de estrito bom senso no seio da prática de fazer política. Arraias, bailes, festas, concertos, feiras temáticas, mercados, portas de igreja, caravanas automóveis, enfim a panóplia de eventos locais que servem para os candidatos se apresentarem são e fazem parte da tradição política deste e de todos os concelhos que conheço e me lembro, sendo locais privilegiados para distribuir o que há para distribuir (por vezes até uns encontros e calduços). Fazendo fé no que é postado neste “blog” a tradição já não é o que era. Infelizmente. Contudo o que me parece é que a falta de algum (muito) dinheiro, o engenho de alguns mandantes e a vontade inequívoca de uns quantos, fazem com que se extravase o que por vezes não é nem deve ser afrontado.
    Factos. A caravana partidária esteve na Charneca. Levava bandeiras e carro de som. Jovens entusiastas com as palavras de ordem bem estudadas.
    Efeitos. Interferência inusitada numa actividade supra partidária, apropriação de um espaço não autorizado por quem o usufruía em festa, desagrado de uns quantos que não sendo da mesma cor política se sentiram afrontados ou ameaçados com tamanha ousadia “democrática” eleitoralista.
    Consequências. A festa e baptizado não vás sem ser convidado. Um arrazoado de acusações e contra acusações, em meu humilde pensar, sem fundamentos ou sustentação ao longo destes comentários. A imagem da política local a ficar mais uma vez mal tratada por quem dela deve pugnar e cuidar.
    Assim sendo, concluo. Seja PS, PPD/PSD, CDS/PP, CDU ou BE, a forma de fazer campanha é igual. Há gente, aproveitamos. Há convívio, estamos lá. Há oportunidade exploramos. A Charneca e as suas festas não foram excepção. A única excepção, a meu ver e entendimento, foi a forma de o fazer. A atitude de quem o fez não me parece e de acordo com o que apurei, li e ouvi, a mais saudável politicamente falando claro está. Quanto ao bate boca do postado supra, é de lamentar as acusações veladas, a manipulação dos factos em prol próprio, o desagrado agradado de quem tem responsabilidade autárquica, a sintomática e consistente (aqui coerente faça justiça) defesa do indefensável, real e concreto. Enfim, as atitudes tidas como democráticas, lidas e apreendidas em cartilha de quem em Democracia defende e sustenta a velhinha máxima, “… quem não é por mim é contra mim!”. E acrescento, penso que não será necessário “empunhar bandeiras”, reais ou metafóricas, fora dos espaços próprios pois para identificar os ditos, quem é e dá a cara por um partido, facilmente é identificado pela população em geral no que de bom tem e no que de menos bom pode aparentar ou ter mesmo.

    ResponderEliminar
  39. Grande ordem nos trabalhos, F.D.Carolino... Mas vou permitir-me continuar a defender o que para mim é óbvio! Engraçado ver como esta casa anda... então agora quase tudo escreve através de (pseudo)anónimos? Até os da casa! Está bonito isto! Felizmente escrevo com o meu nome e com foto, para que não haja enganos... Saudações benfiquistas, pois (fuitebolisticamente falando) pouco tenho a ver com o "leão" que tenho lá em casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, o novo mote por aqui é "Quem tem medo, compra um leão!"... eu cá vejo é mais: "quem tem medo, compra pseudónimos"... aos montes!

      Eliminar
    2. Andreia,
      Uma pessoa responsável e com um mínimo de carácter não lança uma atoarda infame - um ataque baixo ao carácter - de outro(s) se não espera concretizá-la.
      Eu exijo-lhe que a concretize.
      Boas,
      AM

      Eliminar
    3. Adelino, espero ver tamanha exigência para com todos os comentadores. Nomeadamente com os anónimos que por aí abundam. Mas sei que não vou ter essa sorte. Como já estamos habituados, os pedidos de esclarecimentos são só para um lado, os da casa e os seus fiéis são imunes a essas coisas.
      Mas quanto à resposta que queres, está ali mais acima bastante explícita.

      Eliminar
    4. Andreia,
      Uma pessoa responsável e com um mínimo de carácter não lança uma atoarda infame - um ataque baixo ao carácter - de outro(s) se não espera concretizá-la.
      Eu exijo-lhe que a concretize.
      Boas,
      AM

      Eliminar
  40. Adelino, é a mim que pede que concretize algo? Não estará a pedir à pessoa errada? Volto a dizer: eu não escrevo sob pseudónimos e até aparece a minha foto...

    ResponderEliminar
  41. Peça aos pseudónimos que se identifiquem... e aí falaremos! Avaliaremos inclusivamente os carácteres de todos, se isso for importante para manter a seriedade da casa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia,
      A senhora lançou uma infâmia sobre todos os d` “a Casa” (onde eu estou incluído).
      Se é responsável, se é uma pessoa consciente, agradeço-lhe que a concretize (dê nomes).
      Senão…
      Nota final: Por enquanto, os anónimos podem sê-lo. Se foi ofendida por algum tem formas de o responsabilizar criminalmente. Não confunda as coisas.
      Boas,
      AM

      Eliminar
    2. Andreia,
      A senhora lançou uma infâmia sobre todos os d` “a Casa” (onde eu estou incluído).
      Se é responsável, se é uma pessoa consciente, agradeço-lhe que a concretize (dê nomes).
      Senão…
      Nota final: Por enquanto, os anónimos podem sê-lo. Se foi ofendida por algum tem formas de o responsabilizar criminalmente. Não confunda as coisas.
      Boas,
      AM

      Eliminar
    3. Sob a capa de anónimos as pessoas podem dizer o que entenderem, sem se responsabilizarem pelo que dizem... Está a pedir-me a mim consciência, homem? Tenha tino... A casa está sem regras que lhe legitimem a seriedade que reclama... Na ausência dessas regras, é natural que se questione a seriedade da casa e das regras por elas instituídas... se este blog se pretende sério, terá de constituir outras regras que nos permitam confiar e responsabilizar quem comenta... Fico à espera dos resultados desse balanço/jantar que farão no final do mês, prometido ao Orlando!

      Eliminar
    4. Nota final: renovo as minhas saudações benfiquistas, apesar de isso não significar que faço delas um debate futebolístico... Não confunda as coisas!!!

      Eliminar
    5. Andreia,
      A senhora lançou uma infâmia sobre todos os d` “a Casa” (onde eu estou incluído).
      Se é responsável, se é uma pessoa consciente, se tem algum carácter, exijo-lhe que a concretize (dê nomes).
      Senão…
      Boas,
      AM

      Eliminar
    6. Se a postura de pedir que se concretize as acusações tivesse sido seguida desde o início, rapidamente teríamos chegado à conclusão que a Paula (com o nome verdadeiro) estava a omitir pormenores importantes quando escreveu o post. Isso sim era importante para manter a seriedade do blog. Antes de pedir seriedade aos comentadores, peça-se aos da casa.

      Eliminar
  42. Senão o quê? Qual é a postura da casa? É bloquear quem não se verga às infâmias que vão criando? Ainda não temos é a sua resposta quanto à identificação dos anónimos... afinal, quem não quer ser claro ou cumprir regras são os da casa... aqui lhe vemos a seriedade com que este blog quer tratar os assuntos... fique descansado, quando os anónimos se revelarem, eu tomarei as devidas providências judiciais... é que como deve entender (mesmo que o QI seja baixo) dificilmente se conseguirá lançar providências sobre pessoas que não se identificam e que supostamente os da casa não conhecem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia,

      Dei-lhe 3 oportunidades. Nas as quis aproveitar.
      A demonstração está feita. E validada.

      Eliminar
  43. Apelo ao José Gomes Fernandes e ao Adérito Araújo que tomem posição acerca do que se está a passar na vossa casa pública, sobretudo relativamente a dois assuntos: 1º) A maioria dos últimos posts têm sido unicamente dedicados às eleições e principalmente à promoção de pessoas que estão em listas do PS e, como tal, com pouca legitimidade para nesta fase estarem a colocar temas que são de interesse próprio; 2º) o facto de estarem a proliferar anónimos, que tomam posições acerca dos posts (e dos próprios comentadores) sem se identificarem, criando uma núvem sobre os factos e os comentários... E já agora questiono: querem um blog sem comentadores? Não são esses que lhe dão vida? Principalmente aqueles que se identificam? Como será possível sustentar esta casa sem o Alvim e sem o bom senso dele, do Adérito e do José Gomes Fernandes?

    ResponderEliminar
  44. Parece-me que isto está a entrar em sobreaquecimento devido à proximidade das eleições autárquicas. Sendo eu uma pessoa emotiva, ouso apelar à reflexão...
    Ao Roque sugiro que retire o comentário onde apelida outrem de imbecil e de cobarde, pois parece-me que o seu escrito preenche o tipo legal de crime de difamação. Lembro que, há semanas ou meses atrás, retirei um comentário de um anónimo a um post meu onde o ofendido era o Roque, o que ele achou bem...

    ResponderEliminar
  45. Parabéns ao Farpas por nos manterem informados do que se passa na nossa terra e divulgarem situações desconhecidas para muitas pessoas.
    Estou a ver muita gente nova em polvorosa, será que o tacho não vai chegar para todos? Não tenham receio porque o avozinho Narciso tem um job para todos os que lhe prestarem servidão. Os amigos Rodrigues Marques e José Fernandes andam um pouco distantes, estarão de férias?

    ResponderEliminar
  46. Parabéns ao Farpas por nos manterem informados do que se passa na nossa terra e divulgarem situações desconhecidas para muitas pessoas.
    Estou a ver muita gente nova em polvorosa, será que o tacho não vai chegar para todos? Não tenham receio porque o avozinho Narciso tem um job para todos os que lhe prestarem servidão. Os amigos Rodrigues Marques e José Fernandes andam um pouco distantes, estarão de férias?

    ResponderEliminar
  47. Caro Amigo José Gomes Fernandes, o Sr. Nuno Carrasqueira é que começou por insultos e afirmações difamatórias ao meu nome. Fique descansado que eu com ele vou resolver o assunto particularmente. Estou disposto a retirar o comentario se o Sr. Nuno retirar tambem os que atentam a minha dignidade. Alem disso não admito a esse Sr. que me trate por tu... não fui colega dele de jardim escola, nem na JSD.
    Ja não tenho idade para esses abusos de confiança. Um Abraço para todos e uns ossos para o canil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roque, se quer parecer adulto, não basta querer ser tratado como mais velho, convém ter atitudes típicas de adultos. É um conceito que lhe pode parecer estranho, mas resulta.
      E deixe lá essa postura de virgem ofendida. Ataca tudo e todos e acha-se superior o suficiente para que ninguém tenha o direito de lhe responder.

      Eliminar
  48. Óh gente da minha terra!!

    Béu béu béu.. auf auf

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.