3 de agosto de 2013

Escolhas que não lembram ao diabo (II)

Em Vila Cã, o PSD resolveu não recandidatar Jorge Silva e apostar num tal João Santos (um rapaz de 22 anos, recém-licenciado, sem qualquer experiência autárquica ou outra).
É esmagadoramente reconhecido que Jorge Silva exerceu o mandato de forma empenhada e tranquila, sem controvérsias (o que nos tempos que vão correndo deveria ser uma boa carta de recomendação). Toda a gente, apoiantes e opositores, contava com a sua recandidatura.
O que terá levado a direção do PSD local a riscar Jorge Silva?
Ou, mais estranho ainda, que razões estiveram por detrás da aposta no rapaz João Santos?
Os eleitores de Vila Cã merecem uma explicação para tão estranho golpe.

71 comentários:

  1. Jorge Silva, depois de ter sido convidado, manifestou ao partido a sua indisponibilidade para se manter no cargo, uma vez que não reside na freguesia.
    João Santos, com 22 anos,é membro da Assembleia Municipal de Pombal, tem experiência associativa e é o mais qualificado dos candidatos à freguesia.

    ResponderEliminar
  2. Oh Nuno,
    Bons olhos te vejam por aqui (isto, afinal, não é assim tão mau!).
    As tuas explicações e opiniões são sempre bem-vindas, mas, neste caso pouco credíveis (sustentadas).
    Acreditas, mesmo, que o Jorge Silva manifestou pouca disponibilidade para o cargo?
    Então porque vai na candidatura concorrente e anda muito ativo na mesma.
    Sobre a competência e experiência do rapaz para o cargo os dados falam por si. E não avalizes muito a experiência associativa, é um ponto fraco (esquece!)
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  3. Cada um acredita no que quer... Esclareço só que não emiti qualquer opinião, limitei-me a reportar factos.
    O Jorge está noutra lista tal como foi convidado para a do PSD (bem como outros membros dessa lista). Ser membro da Assembleia de Freguesia requer bem menos disponibilidade do que ser Presidente de Junta.

    ResponderEliminar
  4. Nuno,
    O mal de muita gente é acreditar muito, nomeadamente quando vivemos tempos de poucas (ou nenhumas) certezas.
    Mas, como te disse, as opiniões são bem-vindas. E dês-te opinião, mais do que opinião, qualificaste.
    Deixa as justificações para o teu presidente. Até porque, ele, neste caso, tem os dados todos!
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  5. Tendo lido o post do Adelino Malho e alguns comentários, fui averiguar os factos. Conhecendo os factos cada um pode avaliar as decisões e as escolhas das pessoas.
    Contaram-me que o ainda Presidente de Junta, Jorge Silva, está a trabalhar em França. Apesar da ausência, terá manifestado, numa primeira abordagem, disponibilidade para encabeçar a lista do PSD à Junta de Freguesia de Vila Cã. Depois, terá manifestado indisponibilidade para a candidatura e terá indicado a funcionária da Junta para cabeça de lista, a qual não terá sido admitida mediante prévio procedimento concursal e cujo marido também é funcionário da mesma autarquia nas mesmas circunstâncias.
    A Comissão Política do PSD local terá entendido que uma pessoa que é funcionária de uma Junta de Freguesia não deveria ser candidata à eleição para Presidente da mesma Junta, face à difícil ou inconciliável dupla função em que iria atuar, caso fosse eleita, ou face às dificuldades no exercício da função de funcionária e à impossibilidade prática do exercício da atividade política de oposição, caso não fosse eleita. Comunicada a posição da Comissão Política a Jorge Silva, este manteve a sua pretensão de candidatar a funcionária da Junta de Freguesia.
    O PSD local terá então tomado uma decisão depois de ouvir anteriores autarcas que acompanham o jovem candidato na sua lista.

    ResponderEliminar
  6. J. Fernandes,

    O teu relato ajuda a fazer luz sobre as “escolhas que não lembram ao Diabo”, mas a penumbra e as sombras mantêm-se.
    Estava escrito que este domínio avassalador tinha, mais tarde ou mais cedo (infelizmente mais tarde) que começar a tropeçar nas suas próprias artimanhas.
    Enfim!
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  7. Amigo e companheiro Adelino Malho, boa tarde.
    Afazeres de primeira prioridade tem-me cerceado de participar no Farpas, pelo que só agora me permito vir ao que venho.
    Mas antes disso, tenho que escrever que é público e notório que a minha participação na preparação das importantes listas aos órgãos autárquicos, é residual.
    Assim sendo, não tenho informações, nem opinião formada, sobre o que escreves nos posts.
    Mas tenho em mim uma forte motivação em passar bem o meu testemunho.
    Agora, ao que venho.
    Apesar das nossas divergências, tenho-te como um urbano de primeira, que lava as mãos com frequência, toma banho, lava os dentes, faz triagem dos resíduos domésticos, etc., etc..
    Mas não tenho tanta certeza de que foste lavar a mão depois do Primeiro Ministro te cumprimentar, durante a sua visita a Pombal, na abertura das Festas do Bodo.
    Permite-me segredar-te que fizeste muito bem em não ir lavar a mão do cumprimento.
    É que o meu amigo Pedro Manuel Mamede Passos Coelho é de uma pureza a toda a prova.
    Mas estou certo que, antes das refeições, não lavas apenas a mão do cumprimento, mas lavas as duas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu, amigo RM! Lavo sempre as duas mãos! E com elas, lavo "a fucinheira", expressão muito mais rural do que eu próprio.
      São as vicissitudes de quem gosta de a trazer lavada! :)

      Eliminar
    2. Nuno Gabriel, boa tarde.
      Fazes tal e qual como eu faço.
      Mas eu não lavo a fucinheira.
      Como sou um rural muito mais simples e prático do que tu...
      Lavo as fuças.
      Abraço.

      Eliminar
    3. RM,
      Obrigado pelas simpáticas palavras.
      O Passos Coelho não é conversa para aqui. Pode ficar para entremear umas imperiais no Paulo.
      Boas,
      AM

      Eliminar
  8. realmente... a politica tem muito que se diga....com 22anos...ja se tem uma experiencia de vida para presidente de uma junta... uma funcionaria..porque è uma funcionaria..logo uma subalterna..sem canaudo..aqui a experiecia..fica no saco..nao pode ser candidata...realmente a politica è um mundo a parte.. num pais a parte.. com gente de outra parte..que da vontade de os mandar a "outra" parte....

    ResponderEliminar
  9. Aí está a explicação completa dos factos pelo José Gomes Fernandes.
    Adelino, reli os meus comentários e ainda não encontrei um sítio em que não me tenha limitado a relatar factos...

    ResponderEliminar
  10. Caro Adelino,

    Parece-me claro que a intenção que tinhas, fosse ela qual fosse, foi “pelo cano abaixo” assim que as exposições quer do Nuno, quer do José Gomes Fernandes foram postadas. É claro para mim e parece-me obviamente claro para qualquer pessoa de bom senso (que dirias tu se se apresenta-se um candidato com residência em França ou um funcionário da própria Junta? Hum… pois). E para além disto é totalmente verdadeiro, digo-te como membro da comissão política do PSD.

    Passado este ponto, fica uma questão que me parece óbvia e estranha ao mesmo tempo: porquê esta súbita necessidade de defender um autarca do PSD? Quer por ti, quer pelo candidato do PS (opositor contra o próprio nas últimas eleições e recandidato nas presentes)? Que interesse está por detrás dessa necessidade voraz de não só defender o Jorge, como o seu trabalho que consideras (agora) sublime? Porquê? É estranho….

    Mas para mim há outro assunto que me parece o mais importante de todos:
    Porquê (agora também) esta saga contra os mais jovens? Não se percebe. Desde quando é que a competência e mérito se medem pelo número de cabelos brancos? É porque os tens agora?… Se fosses visitar a História recente de Vila Cã (sim porque é da freguesia de Vila Cã que se fala) terias constatado por ti que há muito que as suas gentes reconhecem o mérito, acarinham e se revêm nos seus jovens líderes. Como aconteceu na eleição do companheiro Luís (há 12 anos atrás) tendo sido eleito para o cargo de Presidente de Junta com apenas 23 anos. Vila Cã há muito que se virou para o futuro e deixou de lado esses “Velhos do Restelo” de quem não reza a História e que apenas fazem daqueles que a constituem, ainda mais gloriosos. Não estão agarrados a esse preconceito que, ao que parece, tu ainda estás. Já te o disse uma vez: respeita a juventude, não custa nada.

    “O que não lembra a ninguém” é este teu post, esta tua (inexplicada) insistência e defesa de um autarca do PSD e a falta de consideração que mostras pelos mais novos. Espero que tenha sido por uma momentânea falha no bom senso, que espero não seja a tua real opinião/posição.

    Um Abraço.

    PS(D): “Velhos do Restelo” dirige-se apenas ao pessimismo e no caso, ao preconceito ligado à juventude e à sua capacidade e nada mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro Brilhante,
      Constato que gostas de escrever e escreves bem. Não direi tanto da leitura. E nisto de argumentar é tão importante escrever bem como ler bem.
      Constato também que, na tua contra-argumentação, não diferencias afirmações de perguntas. Adiante.
      Não vou dar troco a rol de argumentos que utilizas-te para contestar o meu post porque seria maçador para os nossos leitores. Centrar-me-ei no fulcro da questão.
      O post já incomodou muito e suplantou as minhas expectativas iniciais: esclarecer porque é que o PSD não recandidatou o Jorge Silva e resolveu candidatar o rapaz João Santos. Esse esclarecimento é um imperativo de transparência democrática.
      É verdade que o JGF fez um pouco de luz sobre o caso. Mas há muito mais para esclarecer/justificar. Sendo tu membro da CPC sabes que falta esclarecer muita coisa; e, por isso, tens a obrigação de o fazer.
      Os apartes sobre os jovens e tal deixo-os para uma conversa de café ou para um post que talvez faça sobre as Jotas.
      Boas,
      AM

      Eliminar
    2. A parte do escrever bem refere-se, seguramente, a exemplos como o "que dirias tu se te APRESENTA-SE um candidato..."! :)
      Não sigas o exemplo, Adelino! Escolhe um carreiro que siga em sentido contrário!

      Eliminar
  11. Tal como o PB disse, muitos dos autarcas começaram a trabalhar a ser autarcas com 23/24 anos, o quê tem eles a mais (dessa altura) que o João Santos?

    Eu diria que tem muito menos! Primeiro o JS esta muito melhor preparado do que qualquer um deles nessa idade.

    -Ele tem muito mais experiência política que os outros não tinham na altura;
    -Tem formação Superior e conhece bem as leis;
    -É reconhecido dentro da sua freguesia, no município, ao nível distrital e melhor ainda, ele é reconhecido a nível Nacional!

    Esta reacção das pessoas atacarem o JS, só me leva a concluir uma e uma só coisa, quem têm medo de serem ultrapassados por uma nova geração, que eles vos façam esquecer rapidamente pelo povo que vos apoiava no passado, ou será simplesmente dor de cotovelo???

    Deixo aqui uma dica, o JS não concorre sozinho, ele concorre com uma equipa e eles trabalham em equipa. Trabalham para servir o povo de Vila Cã, tal como toda a equipa o tem feito ao longo da história de Vila Cã e de Pombal.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  12. Amigo Adelino,

    Mais uma vez fiquei sem perceber nada do que disseste (escreveste) ou quiseste dizer, nesta tua resposta. Mas será, com toda a certeza, da minha má leitura e do Nuno também, há pouco (maldita juventude que não sabe ler). Vou então tentar que me expliques mais uma vez, “provado que está” que à primeira não vou lá.

    Oh Malho mas afinal o que é que falta mesmo “esclarecer/justificar”? Sê objectivo! O que o JGF aqui esclareceu responde a tudo (ora vai lá a cima ler outra vez). Mas tudo bem, já diz o ditado que “pior cego é aquele que não quer ver” e se quiseres continuar (sozinho) com essa “cegueira” que te move é opção tua. Só fará alimentar, ainda mais, a minha curiosidade relativamente às questões que te coloquei e para as quais não obtive qualquer resposta (ou troco, como lhe quiseres chamar). Pois que as deixo novamente para ver se desta vez tenho mais sorte (e por uma questão de transparência democrática também):

    - Porquê esta súbita necessidade de defender um autarca do PSD? Quer por ti, quer pelo candidato do PS (opositor contra o próprio nas últimas eleições e recandidato nas presentes)? Que interesse está por detrás dessa necessidade voraz de não só defender o Jorge, como o seu trabalho que consideras (agora) sublime? Porquê? É estranho….

    Quanto ao café seria um prazer Adelino. Quando quiseres! Mas tinha-te ficado bem um esclarecimento em relação à tua opinião e respeito pelos jovens. Mas tudo bem, desta vez, pelo menos, não voltaste a desrespeitar e apontar o dedo à idade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Brilhante,
      Porque não percebeste o Adelino Malho, se ele reproduziu exactamente o mesmo "trejeito ortográfico" de que tu és useiro e vezeiro nos teus escritos? :)

      Eliminar
  13. Caro Pedro Brilhante,
    Percebo, pelo que vais escrevendo, que estás empenhado numa polémica. Eu, também gosto de uma boa polémica, mas não da polémica gratuita e fugidia.
    Centremos a questão: achas ou não que quando uma força politica risca, sem razão conhecida e justificativa, um candidato natural a reeleição deve explicações aos eleitores?
    Onde e quando é que considerei o desempenho do Jorge Silva de “sublime” (ou sequer o elogiei)?
    Brilhante, digo-te mais: eu, nem o desempenho de gaijas alguma vez classifiquei de sublime (mas tenho essa expectativa). Como poderia, então, classificar de sublime o desempenho de políticos?
    Lê, escuta e avança.
    PS: como membro da comissão política diz o que sabes e tens obrigação de dizer. O JGF já levantou a ponta do véu, mas falta ver o resto (que é muito).
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  14. Oh Malho, “Polémica”? “Polémica gratuita e fugidia”? Tas a referir-te a quê? Sinceramente… está a tornar-se algo “esquizofrénica” esta tua saga.

    Qual é a parte do - “o Jorge foi convidado pelo PSD e foi o próprio que comunicou ao PSD a decisão de não se candidatar” que tu não percebeste? Perante isto a CPS do PSD analisou as opções e decidiu, legitimamente! Que queres que faça? Que invente motivos para ficares contente? Desculpa mas não.

    “É esmagadoramente reconhecido que Jorge Silva exerceu o mandato de forma empenhada e tranquila, sem controvérsias (o que nos tempos que vão correndo deveria ser uma boa carta de recomendação)” – Isto é o quê? Uma crítica? Para bom entendedor...

    Malho, não vale a pena continuares a fazer este papel. Tentaste e foste mal sucedido, toda a gente já percebeu que isto é um não assunto. Não queres responder às minhas perguntas nem dizer que interesse tens nisto tudo (ou o interesse que está por detrás disto), tudo bem, sinceramente já nem quero saber (já percebi). Mas fica registada a opinião que tens sobre os jovens e a capacidade destes de assumirem responsabilidades públicas. Ficou-te mal e ficou registado. Com muita pena minha.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Oh Brilhante,
    Sim, isto, acima de tudo, tem sido uma polémica entre nós. O post, depois de uma pequena introdução, coloca duas questões concretas e, acho eu, importantes. Porque é que tu - e sendo tu membro da CPC do PSD - gastas tanto latim e não lhe respondes? Limitas-te a utilizar aqueles argumentos básicos (para não dizer infantis) dos jovens para aqui, dos jovens para acolá, de quem não gosta dos jovens, de quem deveria gostar dos jovens, …
    Por outro lado, prrocura ter mais seriedade – intelectual – nos debates. Não deturpes, não confundas perguntas com afirmações, e não me peças que responda às perguntas que faço.
    Pergunto-te novamente: Onde e quando é que considerei o desempenho do Jorge Silva de “sublime”?
    Como podes achar que quando afirmo “É esmagadoramente reconhecido que Jorge Silva exerceu o mandato de forma empenhada e tranquila, sem controvérsias (o que nos tempos que vão correndo deveria ser uma boa carta de recomendação)”, estou a dizer que teve um desempenho sublime?
    Eu acho que é esmagadoramente reconhecido que os presidentes da junta (quase todos do PSD) exerceram o mandato de forma empenhada e tranquila, sem controvérsias (o que nos tempos que vão correndo deveria ser uma boa carta de recomendação. Já percebi que para ti, um militante do PS afirmar isto dos presidentes da junta do PSD, ainda por cima em altura de eleições autárquicas, é uma heresia, logo tem alguma coisa de estranho, intencional ou, até, esquizofrénico. Um jovem que pense assim, não é um jovem, é um velho.
    Termino por aqui. Penso que esclareci tudo o que afirmei.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seriedade intelectual é algo que não abunda nas discussões promovidas por uma parte gorda da classe politica emergente (o termo comum é "jotinhas", mas quero fugir aos rótulos fáceis e injustamente generalistas). Evidentemente, há exemplos que contradizem a regra. Mas há também "a regra", e os que a confirmam...

      Eliminar
  16. Companheiros, bom dia.
    Permitam-me entrar na discussão com a autoridade de quem, anos a fio e desde longa data, apostou tudo na juventude, passe a imodéstia.
    E que essas sementes deram os melhores frutos para Portugal, para Pombal e para o PSD, fazendo escola.
    Já aqui foi dito que, para além dos argumentos aduzidos, se poderiam dar muitos mais exemplos de jovens autarcas que fizeram o seu percurso desde muito novos e com provas dadas.
    Só um caso: Manuel Henriques Nogueira de Matos.
    Fico muito triste quando me lembro que os restantes partidos, em Pombal, tiveram sempre estratégias de não permitirem que os jovens subam no partido.
    Agora choram e só vêem o deserto.
    Nuno Carrasqueira, Pedro Brilhante, a matriz da cultura política que conduziu à desertificação da juventude das máquinas partidárias continua presente e o Adelino Malho é o seu expoente.
    E daqui a quatro anos vão voltar a chorar.
    O PSD, mais uma vez, soube construir a pirâmide autárquica no concelho e com bons exemplos da passagem do testemunho.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falou e disse, companheiro Rodrigues Marques.

      Um grande e forte abraço.

      Eliminar
    2. Oh engº Marques, um dia destes falamos sobre essa construção da...pirâmide autárquica, como lhe chama ;)

      Eliminar
  17. Malho, o que é que falta responder? Sinceramente? Já pedi para seres objectivo e não foste, continuas a dizer que temos de dar explicações e essas já foram dadas… mais uma vez te pergunto: queres que invente um motivo para ficares contente?

    É infantil achar que não dás valor à juventude e que isso é importante? Tudo bem, infantil me assumo. Mas para adulto que és mostraste aqui pouca maturidade na forma como fugiste às minhas perguntas (e ninguém fugiu às tuas) e nesse agarrar do argumento pelo adjectivo que lhe é dado como se fosse o fim do mundo. Elogiaste o Jorge e ponto (assim fica mais simples).

    Malho, não é por repetires muito um assunto que ele se torna verdadeiro. Não é por quereres ver “polémica” onde ela não existe que ela passa a existir. Não é por fingires que não se respondeu às questões que elas não estejam já respondidas. “Heresia” é não responderes a nada quando exiges que toda a gente te dê explicações (lá dizia Frei Tomaz…).

    Por fim caro amigo Adelino Malho, não te deixes cair nesse “lugar comum” de quem atira à “seriedade intelectual” quando percebeu que já não tem razão nenhuma. Não te correu bem o que aqui querias fazer, toda a gente percebeu… é a vida. O João Santos é um grande candidato a Presidente de Junta de Vila Cã e o mais bem preparado dos que se apresentam. Apesar da sua Juventude é o único que tem experiência política e um desempenho reconhecido, até por ti neste mesmo blog, lembraste da “Surpresa dos deputados da JSD” que escreveste?

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos, os adjectivos são insignificâncias. Como a seguir se mostra:
      O Pedro é burro. O Pedro é inteligente.

      Eliminar
    2. Não vale apena ficares chateado Malho.

      Para a próxima corre melhor.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Pedro Brilhante, boa noite.
      Brilhante!
      Mataste o gaijo.
      Abraço Grande

      Eliminar
  18. "Mostraste" e "elogiaste"! Muito bem!
    Assim sim!
    Mas o remédio foi em excesso, e a fórmula não é sempre essa. "LEMBRASTE da surpresa..."?????

    ResponderEliminar
  19. Caro Brilhante
    Ao ter como principal argumento que o Malho não gosta dos jovens, mostra que está a esconder as verdadeiras razões da substituição do candidato do PSD. Claro que todos, incluindo o Malho, gostam dos jovens, porque também já o fomos. Esse seu argumento não tem sentido, então se alguém disser que uma criança, um jovem ou um idoso não tem capacidade para certas tarefas, é porque não gosta deles?
    Ao ler os diferentes comentários, verificamos a tentativa de encobrir este affair. Este post também serviu para mostrar a sintonia entre o José Fernandes e o Rodrigues Marques, afinal pareciam tão diferentes mas na hora da verdade são todos muito iguais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Santos,
      Ainda bem que vens a esta polémica. Mas infelizmente vens com a mesma desonestidade intelectual do outro: adulterar afirmações, atribuir a outro(s)afirmações que não produzi(ram) e com o desamor pelos jovens.
      Agora és o João Santos e o candidato a presidente da junta; pelo menos agora, procura ser sério.
      Boas,
      AM

      Eliminar
    2. É óbvio que este não é o João Santos (candidato). Até porque não percebeu nada do que se passou.

      E sim tiveste declarações de desrespeito para com os jovens e o seu valor. É facto.

      Um abraço

      Eliminar
  20. Tanta conversa, mas ainda não sabemos qual a verdadeira razão para a saída do Jorge Silva... parece que todos escondem alguma coisa.
    Eu sou a favor da intervenção dos jovens na politica, afinal é por causa dos velhos que estamos nesta maldita situação. Pena é que os partidos (todos) levem tanto tempo para se remodelarem, e mantenham os velhos à frente dos partidos durante tantos e tantos anos.

    Força para o João e para outros jovens (de todos os partidos) que queiram contribuir para alterar o estado desta pobre nação.
    Não se deixem influenciar pelos velhos, prossigam com as vossas convicções e com a vossa vontade. A inexperiência destes jovens é com toda a certeza melhor que o oportunismo de muitos dos velhos que nos têm governado (isto não é nada contra o Jorge Silva, que mal conheço)

    ResponderEliminar
  21. O problema de haver jovens na política não é nenhum...é bom haver sangue novo! O problema é que esses jovens ja vem formatados a nivel de pensamento pelas respectivas ''jotinhas'' como aqui chamaram carinhosamente! Aliás, alguem disse aqui, e bem, que o PSD tratou de assegurar o futuro e passar o testemunho! Pois o problema é mesmo esse, o passar de testemunho mais não é do que um passar de ''pensamento''! Eu quero acreditar que este candidato a junta de freguesia de Vila Cã tem espírito crítico e é independente a nivel de pensamento mas...e SE todas as boas ideias que ele tiver para a freguesia esbarrarem nas ideologias politicas do partido por quem ele esta filiado e se candidata? Será que essas mesmas ideias passam sequer do papel? Eu sou jovem, tenho 24 anos, e até hoje ainda nao consegui perceber( será da falta de idade?) como é que uma pessoa filiada a um partido pode desempenhar cargos politicos com isenção? Essa filiação mais não é do que um muro no cérebro que não nos deixa pensar livremente! E a prova disso foi a mesquinha discussão entre o Pedro Brilhante e o Adelino Malho! Tao jovens e já tão formatadinhos!
    Bem hajam Pombalenses!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nao quero com isto dizer que o Pedro Brilhante esteja formatado ou que nao consiga pensar por si próprio...so que naquela discussão a preocupação em defender o amigo candidato era tao grande que nao reparou que transformou aquilo num ''Se nao me respondes, eu tambem não''!

      Eliminar
  22. Tudo isto só tem um nome " Jobs for the Boys" há muitos meninos dentro do PSD e do PS que nunca souberam o que é trabalhar. Acabaram os cursos e vivem da politica o resto da vida. Passam de Tacho em tacho sempre á custa do povo que trabalha para os sustentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi para/por isso que andandou na JSD? Qual era o Job que andava atrás? Tenha vergonha.

      O roque é o próprio exemplo do que o que diz não é verdade.

      Sem abraço.

      Eliminar
  23. E ,no futuro, esses ''boys'' certamente se lembrarão de quem os ajudou! E assim se anda de tacho em tacho à custa do português trabalhador!

    ResponderEliminar
  24. Sr. Pedro Brilhante.... Eu nunca andei a procura de tachos e pertenci á Comissão politica da JSD de Pombal. Sabe porquê ? Nunca tive estômago para lamber os "tintins" a ninguém... O Sr. é uma pessoa mal formada, arrogante e um dia falamos pessoalmente. Não estou para alimentar o seu ego aqui no Farpas.

    ResponderEliminar
  25. Há sempre excepções e é triste mas, por norma, ter estômago para lamber os tintis a alguem parece ter mais efeito do que ideias e pensamentos politicos de interesse para os cidadãos! Infelizmente esse hábito não muda e tenho pena de ver jovens com a minha idade e, pensava eu com ideias e pensamento próprio, a vergarem-se aos demais recebedores de lambidelas de tintis politicos!

    ResponderEliminar
  26. E parece que o sr.Brilhante não conhece outra forma de defesa das suas ideias a não ser o ataque às ideias dos outros! É a típica propraganda política: ''Eu faço mal mas sou melhor candidato porque o outro já fez pior''! Estou a ver que a JSD/PSD tem-nos bem formatadinhos!

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde!
    Esta discussão está fora do contexto do post, no entanto, caro Sr, Cafunado Mor, quem não está satisfeito com a conjuntura partidária só têm um caminho legal a seguir: arranja uma lista de independentes e submete-se a sufrágio, voto do povo.

    Sempre afirmei que, nalguns casos, os partidos apenas servem para proteger incompetentes.

    ResponderEliminar
  28. Concordo consigo DBOSS também por la já andou (PSD) e aquilo nos últimos 20 anos é isso mesmo... protegem-se uns aos outros para encobrir a incompetência de alguns, que cá fora no mundo do trabalho não iam a lado nenhum. Ha meninos que nunca os vi a trabalhar, nem a saber o que é ao fim do mês arranjar dinheiro para pagar contas ( fornecedores, Segurança social e ao "fisco" ). Pode ser que dia 29, terão que ir fazer a inscrição no Centro de Emprego mais próximo.

    ResponderEliminar
  29. Concordo consigo quanto ao facto de termos saido do topico aqui em discussão! Quanto à sua sugestão, ambos sabemos que, para muitas pessoas votantes, a cor do partido é mais importante que as propostas apresentadas! Mas espero sinceramente que com o envelhecer da minha geração isso venha a mudar!

    ResponderEliminar
  30. Adelino, já reli e mantenho o que disse.
    Só uma questão: alguma vez viste algum partido explicar como foi o processo de escolha de candidatos? Eu não. Neste caso até já explicámos quem foi convidado e recusou e porque recusou. Que falta mais esclarecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno,
      Os partidos não podem nem devem ser sociedades secretas. Têm obrigação de explicar e fundamentar as suas escolhas/opções. Se não o fazem é porque não querem ou os cidadãos não o exigem. Duas lacunas da nossa democracia.
      É verdade que já se fez alguma luz sobre este estranho caso, mas essa luz veio, essencialmente, do JGF (e fê-lo como cidadão empenhado em esclarecer a comunidade, não como dirigente político, que não é).
      Muita tinta ainda vai correr sobre este caso. Mantém-te atento.
      Sobre a tal divergência, relê outra vez. E tenta refazer os conceitos de que é e não é opinião.
      Boas,
      AM

      Eliminar
    2. "Ainda vai correr muita tinta" sobre um assunto que está completamente explicado? Não respondes (quer a mim, quer ao Nuno) sobre o que ainda queres que seja esclarecido?... hum.. cada vez mais mostras indícios de que tens algum interesse ou que queres tirar partido deste assunto.

      Bom é esperar para ver até onde se mede o teu nível de cumpremetimento. Porque da associação, já não te livras, por mérito próprio.

      Um abraço

      Um abraço

      Eliminar
    3. Adelino, concordo contigo que os partidos não devem ser sociedades secretas. Aliás, por essa razão já aqui foi mais do que explicada esta escolha (confesso que quanto às outras não te sei informar com o mesmo nível de detalhe). Não sei é porque se escolheu apenas este caso para exigir transparência. Há 13 freguesias, 4 partidos a concorrer e ainda listas independentes. Só este caso mereceu que se exigisse transparência. Mas se assim querem, também já foi explicado.
      Quantos aos factos:
      Jorge Silva, depois de ter sido convidado, manifestou ao partido a sua indisponibilidade para se manter no cargo, uma vez que não reside na freguesia - Facto ou opinião?
      João Santos, com 22 anos,é membro da Assembleia Municipal de Pombal - Facto ou opinião?
      tem experiência associativa - facto ou opinião?
      e é o mais qualificado dos candidatos à freguesia. - facto ou opinião?

      Eliminar
    4. Nuno,
      Começamos a dialogar (sem entrincheiramento). Isso é bom.
      Não é só este caso que exige esclarecimentos, existem muitos outros. Eu conto pegar nuns quantos. Se uma dezena de cidadãos pegar em 2 ou 3 o debate politico e a campanha eleitoral ficará mais rica. Concordas?
      Porque insistes, vamos então esclarecer a (nossa) polémica sobre se opinaste ou não (questão secundaria).
      A tua formação superior deve ter-te ensinado que toda afirmação que não possa ser provada/demonstrada é opinião.
      Peguemos numa das tuas afirmações (a mais forte na defesa do candidato): “é o mais qualificado dos candidatos à freguesia”.
      Explica-me como concluis-te isso. E se tens um modelo para concluir isso. Se tens um modelo, agradeço-te que o apliques, também, aos candidatos à câmara e os ordenes em termos de qualificação para o cargo (admitindo que isso é possível???). Tenho curiosidade!
      Boas,
      AM

      Eliminar
    5. Claro que a campanha eleitoral ficará mais rica com mais discussão. Estou curioso de quantos partidos explicarão tão detalhadamente o seu processo de escolha de candidatos como já foi feito neste caso...
      Quanto às qualificações, referia-me às qualificações académicas. Geralmente é isso que se entende por qualificações, mas admito que possa não ter sido suficientemente claro. Já que falamos em clareza e nas acepções que as palavras/expressões podem ou não ter, também gostaria de saber o que é "experiência autárquica". Aquela que o João não tem tendo sido membro da Assembleia Municipal. E qual é então o candidato a Vila Cã com mais "experiência autárquica"?
      Quanto às qualificações (académicas) dos candidatos à Câmara, não sei detalhadamente o currículo de cada um, mas desconfio que o Diogo será o mais qualificado e com formação mais específica para o cargo a que se candidata. Mas pode ser que ainda me provem o contrário.
      Fazendo agora o papel do Gabriel, é "concluíste" e não "concluis-te".

      Eliminar
    6. Obrigado pela correcção.
      Formação académica é uma coisa, qualificação para uma função é outra coisa.
      Boas,
      AM

      Eliminar
    7. É isso, Nuno Carrasqueira.
      Mas há uma muito mais engraçada.
      "CUMPREMETIMENTO"??? eheheheheh
      Depreende-se um "comprometimento", mas está tão longe, que até parece intencional! :)

      Eliminar
    8. Compreendo o mal-entendido, Adelino. Mas é uma acepcão usual da palavra.
      Gabriel, vais ter de explicar, que não percebi nada.

      Eliminar
    9. Pedro Brilhante dixit, 6 de Agosto, 00:48h.
      Esperemos que melhor "não-sei-quê da comissão-não-sei-quê do PSD ou JSD" do que escritor! :)

      Eliminar
  31. Caro Adelino Malho
    Santos e João são nomes bem usuais, que culpa tenho eu de ter dois nomes iguais ao candidato a Vila Câ?
    Fala-se aqui muito de velhos e de jovens. Já Camões fazia referência nos Lusiadas aos velhos do Restelo. Sempre houve jovens, que mais tarde serão considerados os tais velhos do Restelo.
    Os partidos têm as suas jotas precisamente para os educarem, modelarem e lhes ensinarem todos os vícios e manhas da politica. Quando eles já estiverem bem amestrados são então lançados para cargos públicos. Normalmente os jotinhas são meninos de boas familias, que nunca tiveram dificuldades na vida e que anseiam por um bom tacho.
    Qualquer um de nós, por pouco Brilhante que seja, percebe que a substituição do candidato a Vila Câ não foi bem como alguns sustentam. Talvez depois das eleições sejamos esclarecidos.

    ResponderEliminar
  32. Amigo e companheiro João Santos, que não o próximo Presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã, que desde 1990 é Vila Cã, boa noite.
    Camões terminou os Lusiadas com a palavra "inveja".
    Assenta-lhe como um casaco de três bicos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh estimado engenheiro: não é o chapéu que costuma ter três bicos? A mim parece-me que estamos mais perante uma camisa de onze varas... Seja como for, é sempre de louvar que em Vila Cã (Vila Chã até então) tenha surgido contra ventos e marés uma candidatura "independente". Chama-se "Unidos por Vila Cã" e é encabeçada pela Ana Tenente (a tal funcionária da Junta que o PSD não quis candidatar, sob o estranho argumento que o meu amigo conhece). Ao que é sabido, integram essa candidatura todos os membros do actual executivo da Junta. Até Jorge Silva, como se tivesse aceite o desafio colectivo que Narciso Mota lançou a todos os presidentes de junta, para que lhe seguissem o exemplo e encabeçassem as respectivas listas à Assembleia de Freguesia. Ora se foi ele que apelou à União, em certa reunião havida na Câmara (vai-se a ver e nem era preciso uma sede de candidatura, tal é a a frequência de reuniões partidárias nos Paços do Concelho), estaremos perante um caso de consenso. Ou será inveja?

      Eliminar
  33. Caro Engenheiro
    Só quem não sabe nem nunca soube fazer nada na vida, além da politiquice, poderia ter inveja. Penso que se referia a si próprio e aos seus acólitos. Talvez não saiba, mas ainda existem pessoas que trabalham dignamente sem precisar da politica nem de exercer cargos públicos.
    O Brilhante referia-se aos velhos do Restelo de quem não reza a história, isso não lhe diz nada?
    Na sua idade já devia ter percebido, que por muito esforço que faça, há muito tempo deixou de ter graça.

    ResponderEliminar
  34. O maior cego é aquele que não quer ver.
    A Junta de Vila Cã é liderada por executivo do PSD, com maioria absoluta.
    Mesmo admitindo que o presidente não tinha disponibilidade para se recandidatar (o que parece não ser verdade), como se explica que todo o executivo recuse integrar a lista do PSD encabeçada pelo rapaz João Santos e assuma uma tal rutura que os leva a avançar com uma lista independente?
    Razões muito fortes devem existir. E não deve ser só a indisponibilidade de Jorge Silva, como alegam aqui os jostaSD (ele até vai na lista, e em lugar elegível – 4.º).

    ResponderEliminar
  35. Oh Adelino, por favor... Vamos lá ver se nos entendemos. A disponibilidade necessária para ser Presidente de Junta é a mesma que para ser membro da Assembleia de Freguesia?
    E é simples perceber que a candidata que o PSD recusou pelas razões já explicadas não aceitou a recusa e levou consigo a lista com quem tem trabalhado.
    A única coisa que eu ainda não consegui perceber foi a necessidade de criar polémica num caso que já teve mais explicações do que qualquer candidatura que já tenha visto...

    ResponderEliminar
  36. Em Pombal quem não é da JSD não tem emprego devemos reparar na Camara, tudo é laranja, querem ver que estou a mentir.

    ResponderEliminar
  37. Atenção, os primos e familiares do Narciso e do Parreira não contam como Jotas.

    ResponderEliminar
  38. Havia um Capitão em Vendas Novas que dizia "100% de liberdade, 100% de responsabilidade". Viva a democracia que permite ao PSD fazer uma escolha errada para a junta de Vila Cã e que permite que surja um bom candidato pelo PS com merecidas e suadas hipóteses de ganhar. Viva a democracia que permite que o Malho ande à bulha de palavras com três jovens da JSD (um de sobrenomes curiosos) e sem necessidade nenhuma nenhuma (deve ser reflexo de personalidade, nem sei). Viva a democracia que permitirá demonstrar que a juventude é tanto atributo como a velhice - vai do uso que se lhe dá. Acho que esta conversa é tão objectiva quanto o saldo de caixa da CMP depois do outro ter pago a conta da água com 20€ falsos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João,
      Eu não arrisco dizer que a escolha é errada (deixo isso para o dia das eleições), acho-a é estranha, tal como o processo.
      Estranhas que eu ande há bulha com três jovens do PSD, não sei porquê. Se eles me interpelam, corretamente, devo responder-lhes e ouvi-los. É o mínimo! Apesar de alguns pensarem o contrário (nomeadamente um deles), valorizo-os porque valorizo a política (e os políticos), e eles fazem-na!
      Boas,
      AM

      Eliminar
    2. Eu considero a escolha errada para o local e para a data em causa, um dia mais tarde e noutro sítio poderá ser uma boa escolha, mas penso que o João Santos (candidato) não está preparado para pegar em Vila Cã.
      Quanto à política feita pelos 3 jovens da JSD, tem dias: não considero a posição dogmática, acrítica e beligerante uma forma de fazer política - como eles não são sempre assim, olha, tem dias.
      Mas fazes bem em valorizar a política, aguardo o teu envolvimento activo numa candidatura futura.
      Abraço

      Eliminar
    3. João,
      Concordo com o que dizes ser o mau estilo de fazer política. Mas, como sabes, foi esse o estilo que nos foi imposto pelos mais velhos na AM. E que me(nos)levou a concluir que aquilo não levava a lado nenhum, a não ser chatices.
      Acredito, sinceramente, que estes e os da sua geração farão melhor.
      Sobre o meu envolvimento ativo numa candidatura futura, não o desejo, mas estou numa idade que evita fugir aos julgamentos definitivos. Mas se isso alguma vez acontecer (cruzes canhoto) exijo-te ao meu lado ou acima.
      Boas,
      AM

      Eliminar
    4. Admiro o vosso espirito democrático, que vos permite valorizar "cenas" que eu não valorizo nada.
      Mas eu sou muito menos democrata que os meus queridos amigos...

      Eliminar
  39. Isto já não parece que estão a falar de jovens, parece-me mais garotos...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.