2 de março de 2015

5% do IRS para o Município de Pombal

A Câmara Municipal de Pombal não prescindiu da participação de 5% no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho de Pombal. Poderia fazê-lo, com base no disposto no artigo 26º da Lei 73/2013 de 03 de Setembro, tal como fizeram cerca de 100 outros Municípios para, ao reduzirem a carga fiscal do seus munícipes, lhes possibilitarem maiores disponibilidades económicas e, consequentemente, maior dinamismo no comércio e maior investimento privado.
Por outro lado, enquanto o governo apela ao aumento da produtividade, ao rigor e redução de custos e à redução de funcionários públicos e reduz os feriados, por cá concedem-se subsídios para tudo e para nada, pagam-se jantares de natal para 400 pessoas com artistas em casas de festas, fazem-se “merendas” e cafezinhos com intervalos, concedem-se dispensas ao trabalho e folgas no carnaval e em dias próximos de datas festivas e contratam-se mais trabalhadores, enquanto a atividade camarária na aprovação e fiscalização de projetos de loteamentos e de obras se tornou quase inexistente ou bastante reduzida.

Para além das referidas opções políticas não terem em conta os custos económicos e sociais para os contribuintes, representam seguramente uma forma de gestão à esquerda, aparentemente comunista, e representa também falta de solidariedade para com o governo também eleito nas listas do PSD.

11 comentários:

  1. Sr. Dr. José Gomes Fernandes, agora é que fiquei deveras preocupado com a sua "confusão" politica. Então a CMP não é governada pelo seu Partido ? O PSD, o mesmo que Governa a Ilha da Madeira. Com este seu post só tenho a fazer-lhe um ultimo reparo: O Sr. pode e deve fazer uma destas acções politicas: opcão 1 - Pegar na liderança do PSD de Pombal e concorrer a Presidente da C.M.P. ; Opção 2 - Sair do Partido e Concorrer por outra força partidária a Presidente da C.M.P. ; Opção 3 - Formar um movimento de cidadãos independente e concorrer a Presidente da C.M.P. Depois ai sim iria-mos todos ficar a conhecer o seu verdadeiro perfil de Autarca e a sua capacidade de Gestão da "coisa" pública.

    ResponderEliminar
  2. Caro José Gomes Fernandes,

    Sejamos claros.

    O link que se segue corresponde a um artigo da Visão que identifica os municípios super-endividados (dados relativos a Dezembro de 2013):

    http://visao.sapo.pt/camaras-com-a-corda-na-garganta=f798398

    Se tomarmos em conta quais as forças políticas responsáveis pelos destinos desses municípios no período de 2009 a 2013 constatamos o seguinte:

    Fornos de Algodres: PSD
    Nordeste: PSD
    Paços de Ferreira: PSD
    Vila Franca do Campo: PS
    Cartaxo: PS
    Fundão: PSD
    V.N. Poiares: PSD
    Portimão: PS
    VR Santo António: PSD
    Freixo de Espada à Cinta: PS
    Alfândega da Fé: PS
    Seia: PS
    Aveiro: PSD/CDS
    Alandroal: Lista independente
    Celorico da Beira: PS
    Machico: PSD
    Nazaré: PS
    Castanheira de Pêra: PSD
    Santa Comba Dão: PSD
    Trofa: PS

    Onde estão os comunistas?

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e companheiro Adérito Araújo, tô, tô.
      Nunca vi um comentário mais inteligente.
      Perguntas, onde estão os comunistas?
      E eu respondo:
      Foram todos para Moscovo matar o adversário do Putin.
      RIP

      Eliminar
    2. Sempre certeiro, engenheiro. Eu só acrescentava que alguns ainda estão a ver se há lugar na excursão do Pe. Vaz, que há-de acontecer em Agosto, à Rússia. Um passeio faz sempre bem ;)
      De resto, já apagou o fogo lá no bombeiral? O partido já tratou de arranjar uma nova direcção?
      Veja lá isso pelo melhor.

      Eliminar
    3. "Putin considera assassínio de Nemtsov uma "vergonha" para a Rússia".
      Mea culpa

      Eliminar
    4. "Putin considera assassínio de Nemtsov uma "vergonha" para a Rússia".
      Mea culpa

      Eliminar
  3. Caro amigo Roque
    És reincidente no erro. Então o direito à crítica política só pode ser exercido por quem pretenda ser ou já seja candidato a cargos políticos?

    Caro amigo Adérito
    Não falei do endividamento público. Falei de gestão política que transformam os municípios no maior empregador dos respetivos concelhos, no maior proprietário de imóveis e de máquinas, no maior prestador de bens e serviços e no maior arrecadador de receitas, dominando a economia local, empobrecendo ou arruinando os contribuintes e desbaratando os impostos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Caro Amigo ZGF, só pretendia afirmar que se o Sr. Dr. fosse Candidato e o povo o elegesse, conseguiria por em prática o modelo de Gestão que defende ? Eu também acho o modelo mais acertado, mas coloca-lo em prática é que é difícil... Há a clientela politica para alimentar, não se consegue votos, cortando subsídios, cortando obras a eleitores, cortando regalias aos funcionários da Câmara e das várias Juntas, na sua maioria ferrenhos adeptos da Gestão NM e que o meu amigo Diogo teve que seguir, mesmo contrariando a sua essência..

      Eliminar
  4. Caro José Gomes Fernandes,

    Um facto: muitas câmaras CDU (sobretudo nos municípios mais pequenos do Alentejo) pecam pelo peso execessivo que representa a despesa com pessoal no total das despesas. Quanto ao resto, são afirmações que, sem confirmação, não têm qualquer validade. São ocas.

    Outro facto: Fornos de Algodres, Nordeste e Paços de Ferreira estão no pódio dos municípios super-endividados após quatro anos de gestão PSD. Mas eu não confundo as coisas e, por isso mesmo, não generalizo. Nem uso expressões infelizes como "gestão típica dos municípios social-democratas" ou algo semelhante.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  5. Caro Adérito Araújo
    Como deverás ter percebido, a crítica era dirigida às Câmaras eleitas pelas listas do PSD que municipalizam (coletivizam) quase todo o património e quase todas as atividades económicas e sociais, se tornam o principal empregador, expropriando os contribuintes, numa aparente migração da ideologia dos seus partidos para práticas mais próximas das previstas pelo marxismo.
    Quanto ao endividamento das Câmaras, a discussão vem a despropósito, pois não foi abordada no post.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.