17 de março de 2015

Pombal 2020


E se a visita de Maria Luís Albuquerque se compreende e se saúda, a iniciativa levada a cabo pelo PSD no Louriçal no passado Sábado, apesar de louvável, tem aspectos difíceis de entender. 

Primeiro a parte boa. A Europa 2020 é a estratégia de crescimento da UE para a próxima década. Portugal não pode, de maneira nenhuma, passar ao lado dessa estratégia e, como tal definiu um acordo de parceria com a Comissão Europeia que designou por Portugal 2020. Dar a conhecer o Portugal 2020 - e em particular o Programa Operacional Centro 2020 - às nossas empresas e instituições é uma iniciativa louvável, uma vez que as oportunidade de financiamento são muitas. Além do mais, existe uma vontade política na Europa de financiar os "países com baixo desempenho", lote em que Portugal se encontra juntamente com o Luxemburgo e todos aqueles que aderiram à UE depois de 2004. 

Agora, o que já não se percebe é porque é que o Governo delega a promoção e divulgação deste importantíssimo programa no PSD. Será que quer capitalizar ganhos político-partidários de uma iniciativa que, claramente, não lhe pertence? A estratégia Europa 2020 que enquadra todos estas programas regionais não pode ser partidarizada! O dinheiro que vai ser distribuído - e é muito - é de todos os contribuintes europeus e, por isso, o mínimo que se exige é que sejam as instituições que nos representam que nos informem destes programas.

Parece que também foi constituído um projecto Pombal 2020 (que tem uma página web), coordenado por David Mota (investigador). Não conheço a pessoa em causa - apesar do apelido me ser familiar - e, sinceramente, não sei quem o nomeou. O que sei é que se um dos objectivos do projecto Pombal 2020 for o de ajudar as empresas e instituições a compreender e a aceder à informação do programa Centro 2020, exige-se que ele deixe de estar sob a alçada de uma força partidária e que seja assumido pela Câmara Municipal.

9 comentários:

  1. Amigo e companheiro Adérito Araújo, boa noite.
    Estamos, de novo, em rota de colisão.
    Essa da estratégia 20 20 é uma panaceia, música celestial para os meus ouvidos, mesmo acompanhada com um envelope financeiro de milhões.
    Enquanto cidadão e empresário não quero que me dêm nada.
    Só queria que não me tirassem.
    Neste momento trabalho 9, nove, meses para o Estado.
    E ao estado a que o Estado chegou.
    Choro sempre que penso nisto

    ResponderEliminar
  2. Caro Rodrigues Marques,

    Está enganado. Ninguém vai dar nada a ninguém. Trata-se de um programa altamente competitivo onde só quem tiver um projecto de grande qualidade e a capacidade de o conseguir defender é que tem acesso ao bolo.

    Como político experiente que é sabe - melhor que eu - que o problema seria se os decisores tivessem o mesmo DNA de muitos dos seus correligionários. Aí a cunha, os amiguinhos, os boys, seriam factores importantes a ter em conta. Esperemos que não. O facto de se tratar de um projecto europeu dá-nos alguma esperança.

    Quanto ao seu desencanto final, respigo um comentário que me enviou a 25 de Maio de 2011 e que não conseguiu publicar como resposta ao meu post "Uma Campanha Alegre" (ver: http://farpaspombalinas.blogspot.pt/2011/05/uma-campanha-alegre.html)

    ==
    Amigo e companheiro Adérito Araújo, boa noite.

    Do Eça, gosto mais do Crime do Padre Amaro. Está mais próximo de nós e não é tão profundo.

    No teu post apelas ao exercício do direito de cidadania, votando no próximo dia 5 de Junho. Mas não és conclusivo.

    Eu, humildemente, também apelo ao voto, mas no Pedro Passos Coelho. O único partido que nos pode tirar do atoleiro onde o Partido Socialista colocou o meu querido e amado Portugal é o PSD.

    Assim, a única saída para o País é votarmos no PSD no próximo dia 5 de Junho.

    Até lá...
    Abraço grande.
    ==

    Meu caro, as opções políticas tomam-se na altura certa. Agora é tempo de aproveitar as oportunidades e não passar os dias a chorar.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  3. Amigo e companheiro Adérito Araújo, boa noite.
    Por questões de saúde mental não vou à tertúlia da Senhora Ministra das Finanças, apesar de reconhecer mérito ao nosso Deputado Pedro Pimpão.
    Quanto à matéria, ambos estamos certos.
    Tu por reconheceres que o País está substancialmente melhor do que estava quando te enviei o mail.
    Eu por reconhecer que a terapêutica quase que ia matando o doente.
    É o que dá quando os políticos se apoiam nos sábios do regime ao invés de ouvir quem vive a vida vivida.
    Podes crer que continuarei a apoiar o candidato Pedro Passos Coelho e a acarrear para o seu ninho o maior número possível de votos.
    Mas não deixo de dizer aquilo que me vai na alma.
    São os meus graus de liberdade.
    Passe a publicidade, por favor, lê amanhã, no Pombal Jornal, a minha versão sobre os homomóveis.
    É que andam muitos por aí.
    Abraço, Grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rodrigues Marques,

      Deve estar a confundir-me com alguém. Não me ouviu dizer que Portugal está melhor hoje do que em 2011. O meu critério de avaliação são as pessoas e não as folhas excel e, nesse aspecto, estamos muito pior hoje do que em 2011. Mas não é esse o tema deste post.

      Abraço,
      Adérito

      Eliminar
  4. Bom dia
    Gosto do tema deste post, das pessoas que digitaram as as opiniões e das iniciativas para promover Pombal 2020.

    Resta-me perguntar ou afirmar que este programa é só para novas empresas, pois, é que para as empresas novas ou instaladas necessitam de declarações de não dívida à AT e Segurança Social e uma grande parte das empresas instaladas estão descapitalizada e não têm a situação regularizada nos referidos organismos estatais.

    Resumindo estou muito céptico relativamente ao programa e acho que vai ser um fracasso!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia
    Gosto do tema deste post, das pessoas que digitaram as as opiniões e das iniciativas para promover Pombal 2020.

    Resta-me perguntar ou afirmar que este programa é só para novas empresas, pois, é que para as empresas novas ou instaladas necessitam de declarações de não dívida à AT e Segurança Social e uma grande parte das empresas instaladas estão descapitalizada e não têm a situação regularizada nos referidos organismos estatais.

    Resumindo estou muito céptico relativamente ao programa e acho que vai ser um fracasso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Flores Silva,

      O Portugal 2020 e, por sua vez, o Centro 2020 & etc, tem como objectivo captar para o nosso país verbas disponíveis a nível europeu. Se as empresas e instituições (universidades, por exemplo) de países como Portugal não conseguirem captar essas verbas, elas irão - como de costume - para os países como a Alemanha, França, Holanda, etc. Ou seja, os contribuintes dos países mais pobres irão financiar as empresas e instituições dos países mais ricos.

      Se não quisermos continuar a ver passar os comboios, temos mesmo que tentar captar essas verbas. Mas se não o fizermos, garanto-lhe que ninguém vai ter pena de nós. O programa vai cumprir-se e será sempre um sucesso. A nível europeu, claro.

      A nossa postura derrotista e céptica, aliada à nossa apetência para fazer joguinhos, panelinhas e favorzinhos aos amiguinhos, em nada nos favorece. Estes programas pretendem estimular os mais capazes, os mais arrojados, os mais inventivos e não os mais chorões e os mais lamechas.

      Acontece que, nesta altura, nós temos uma vantagem adicional. Existe uma vontade de discriminar positivamente os "underperforming countries", como é o caso de Portugal. Nesta altura, o nosso atraso é uma vantagem. Não aproveitá-la será uma crime. Quanto a mim, caberia ao nosso governo (e não aos deputados do PSD) divulgar estas oportunidade e criar condições para que as nossas empresas e instituições mais capazes consigam ter sucesso nos projectos que virem a apresentar.

      Abraço,
      Adérito

      Eliminar
    2. Caro Flores Silva,

      Só mais um aspecto: o Pombal 2020 é bem a imagem do nosso país.

      Abraço,
      Adérito

      Eliminar
    3. Caro Adérito
      Estou plenamente de acordo com tudo o que diz, só que, aquilo que eu escrevi é o corolário deste País, uma realidade, nua e crua que nada têm a ver com derrotismo.

      Continua a afirmar que as nossas empresas estão descapitalizadas, não têm a situação regularizada na AT nem na segurança social. não uma e uma das exigências para acesso aos fundos é que a situação fiscal esteja regularizada, portanto, só nos restam empresas novas, universidades, câmaras municipais ou outras entidades que reúnam as condições de acesso. Se isto é ser céptico eu estou muito céptico.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.