8 de janeiro de 2021

Os “processos” do processo (parte I)

D. Diogo levou à última reunião do executivo - segunda-feira - as conclusões dos inquéritos disciplinares às duas funcionárias do departamento de recursos humanos (RH), com a proposta de suspensão de funções, por 90 dias para uma delas e de 45 para a outra, ambas com execução efectiva suspensa.

Antes de mais, convém esclarecer que os processos disciplinares às funcionárias dos RH são uma peça menor, de uma trama mais ardilosa, premeditada com muita astúcia, alguma malícia e uma boa dose de irracionalidade, a que foi preciso deitar mão, quando o primeiro processo ao ex-director de RH deu uma mão cheia de nada e foi necessário direcionar a acusação para outro campo e para outro processo. 

Como sabemos, o confronto de titãs envolve sempre peões, gente simples sem grande vontade e autonomia próprias, que é arrastada ou e se deixa arrastar para um “jogo” perigoso, que não dominam e do qual acabam por sair como as maiores vítimas.

Perante isto, o vereador Pedro Brilhante – único opositor ao poder instalado – escalpelizou bem os estratagemas utilizados para os fins em vista, a falta de consistência das conclusões/sanções e os riscos que as funcionárias correram ao assumir ingenuamente práticas e culpas que consubstanciam ou podem consubstanciar crime. Depois de afirmar que a defesa das funcionárias tinha sido má de mais para ser verdade, perguntou se a câmara já tinha apresentado queixas-crime contra as funcionárias e o ex-director de RH - como anunciado –, mas não obteve resposta. Foi nessa altura que a doutora Odete saltou para dizer ao vereador Pedro Brilhante que não lhe admitia que colocasse em causa a forma como a defesa das funcionárias estava a ser feita.

Chegado o momento de votação das sansões, a doutora Odete pediu escusa – alegou impedimento. O doutor coiso derramou fel sobre o inimigo de estimação.

1 comentário:

  1. Aconselho a Drª Odete a não se meter nas Guerras do PSD...afinal ela é candidata do PS á Presidência da CMP.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.