15 de outubro de 2021

O triste fim de D. Diogo

Quis o destino – a acção dos homens/mulheres – que a decisão do Tribunal Constitucional, sobre o recurso interposto pelo presidente da câmara da decisão do Supremo Tribunal Administrativo, que declarou a nulidade da nomeação do instrutor dos processos ao ex-Director de RH, anulando-os, chegasse na véspera da apresentação do livro “Ciclo Autárquico – Pombal 2013-2021”, mandado editar por D. Diogo e pago pelos munícipes.

  

Desse fabricado livro não constará, com certeza, as perseguições, os ultrajes e os saneamentos praticados por D. Diogo, mas ficarão por aqui gravados para memória futura.

Convém por isso recordar que a nulidade da nomeação do instrutor, e a consequente nulidade dos processos, foi decretada na sequência do primeiro recurso interposto pelo visado, sobre o passo inicial dos processos - a nomeação do instrutor. Mas convém também reafirmar que os processos estão cheios de vícios formais e trapaças, também alvo de recurso e/ou queixa, que, por via desta decisão, serão uns inevitavelmente arquivados e outras dirimidas nos tribunais.     

A derrota é sempre um fim triste. Mas há criaturas - raras, cada vez mais raras - que sabem sair com dignidade, com o menor dos danos, sem enxovalho público. Por cá, temos pouca gente dessa. Mal para os/as que não sabem sair a tempo. E também para nós, que temos que os/as gramar mesmo depois de mortos. A Teologia diz-nos que há mortos que não se deixam enterrar, chama-lhes “almas penadas”.  Gravitam muitas por cá.

Diz-se que quem não sabe ganhar também não sabe perder. D. Diogo nunca soube ganhar. Mostrou-o na Junta de Freguesia de Pombal, onde derramou fel e malvadez contra o pobre António Lopes; e mais recentemente nos dois mandatos que lhe concederam na presidência da câmara.

Este recurso, sobre a derrota nos processos movidos ao ex-Director de RH, que bateu contra a parede – nem foi sequer admitido –, é só mais um acto de litigância compulsiva, de quem não sabe perder. Para mais, a fundamentação desta decisão é um atestado de “burrice e desconhecimento” – como disse o doutor coiso –, não para o vereador que alertou para o erro, mas para os serviços jurídicos e para quem os presta, para os vereadores com suposta formação jurídica, e para o presidente da câmara.

Litigar compulsivamente com os dinheiros dos contribuintes, e escudado no cargo de presidente da câmara, é fácil e barato.  O pior começa agora…


5 comentários:

  1. A lendária música do Bee Gees, “I started a Joke”, cai que nem uma luva sobre o protagonista:
    “I started a joke
    Which started the whole world crying
    But I didn't see
    That the joke was on me, oh no
    I started to cry
    Which started the whole world laughing
    Oh, if I'd only seen
    That the joke was on me”

    ResponderEliminar
  2. Falta a parte mais importante, o epílogo:

    “ Til I finally died
    Which started the whole world living
    Oh, if I'd only seen
    That the joke was on me”

    ResponderEliminar
  3. Diogo Mateus teve tudo para ser lembrado em Pombal como o melhor Presidente da Camara, a seguir a Guilherme Santos...Mas o seu carácter não o permitiu. Em vez de criar pontes, criou barreiras, em vez cultivar amizades fomentou ódios. Se Narciso não conseguiu destrona-lo, alertou o PSD para o carácter do seu delfim. Depois Pedro Brilhante deu a machadada final. Sai pela porta muito pequena. E se a sua Licenciatura for aquilo que muita gente já dizia é boca pequena vai acabar mal. Tinha tudo para ser lembrado como um grande autarca e acaba no exílio...dourado, por enquanto. Sinceramente, como amigo de juventude dele, espero que não haja problemas com a sua Licenciatura e consequente habilitação académica. Tem filhos para criar e merece ser feliz.

    ResponderEliminar
  4. Amigo e companheiro Adelino Malho, tu malhas com muita facilidade e generalizas, ainda mais, com uma liberdade que se confunde com libertinagem.
    Depois nivelas por cima, o que é bom, mas esqueces-te que há uma pirâmide autárquica, que de pirâmide nada tem, mas que todos os autarcas aceitam que é uma verdadeira pirâmide.
    E malhas em quem tu entendes, por que malhar te dá gozo e prazer prazenteiro para o bem-estar do teu ego.
    E por que é que tu não malhas em mim que fui o Técnico Cemiterial da Freguesia de Albergaria dos Doze, ou em ti com o jargão que vestiste quando estiveste na Assembleia Municipal de Pombal?
    Faltou-te engenho e arte para atingires o fito que almejavas, como a mim me faltou arte, mas continuo certo que o engenho continua no bom caminho.
    E tu que caminho fazes, caminhando?
    Saúde e Fraternidade

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.