28 de setembro de 2023

A refrega dos três Joões

No passado, o ponto “Leitura e discussão da informação do Presidente da Câmara” era o mais pacífico das sessões da AM – uma espécie de “time-out” aproveitado pelos antagonistas para respirar fundo, normalizar a tensão e pulsação. Neste mandato têm sido muito participado e polémico - sistematicamete usado como uma espécie de prolongamento, onde os antagonistas procuram inverter o resultado da primeira refrega ou salvar a própria exibição.

Na última reunião coube ao doutor Coelho a abertura das hostilidades, com um tema que nem por simpatia lá cabia. O tema era/é bom, e até foi bem desenvolvido, mas não era para ali. O doutor Coelho deve tê-lo alinhado para o PAOD; mas como ficou sem tempo (ò tempo volta p` trás!) quis recuperar... Espalhou-se. Foi pena. 

O doutor Coelho fala bem (correctamente), sabe umas coisas e sabe pensar; mas há ali sempre algo de inconseguido - ora lhe falta tempo, ora escolhe mal a oportunidade, ora mete a pata na poça ou lhe faltam apoios. É uma espécie de Morais Sarmento da política pombalense…

Ao doutor dos Santos bastou o regimento para o colocar fora de jogo. O doutor dos Santos está essencialmente para isto - para pregar umas rasteiras regimentais. Com este presidente da AM já teve uns desgostos, mas não deve ser monesprezado. Neste caso a falta foi evidente, tinha que ser punida.

A um lance destes não podia faltar o outro João, o da linhagem Pimpão; um roliço com boa sustentação mas sem destreza de movimentos e de argumentos, que despreza as maneiras (“só liga à forma quem não tem conteúdo”) mas dotado de faro político e killer instint. Aproveitou logo a rasteira ao Coelho, e, com uma cotevolada ao dos Santos e um chega-para-lá ao presidente (da AM) varreu o terreno. E com o número inchou, e partiu confiante para o resto da refrega.

Eis a política pombalense no seu melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.