12 de agosto de 2011

Novidades de Pombal

D M “apareceu” e escreveu para um jornal de Leiria sobre os “caminhos da despesa”. Explicou como o estado gasta muito mais dinheiro por cada cidadão residente em Lisboa do que por cada cidadão residente em Pombal. Explicou os desequilíbrios entre as grandes cidades e os pequenos aglomerados populacionais e explicou a falácia do critério da diferença de PIB per capita entre os respectivos habitantes.
Concordo. Talvez falte mencionar que a falácia do critério também se deve à domiciliação na capital dos principais organismos públicos, dos governantes, dos funcionários públicos de topo, das principais empresas (como bancos e seguradoras), dos seus administradores e gerentes, etc, que consomem recursos económicos gerados nos diversos pontos do país e contabilizam os rendimentos na capital.
Como disse no início, D M apareceu. Resta esperar para ver como vai reagir o “capador” “ressabiado”; o que costuma tentar “castrar” todos aqueles que o rodeiam ou que ousam assumir algum protagonismo. O protagonismo está reservado ao “capador”…
Também é noticiado, no mesmo jornal, que a Câmara Municipal de Pombal, vai adquirir 100 bicicletas para promover os hábitos da respectiva utilização. “Acho” muito bem. Só espero que não seja uma medida demagógica (e de esbanjamento) para encher a ciclovia do Carriço na data da inauguração…

16 comentários:

  1. Caramba José
    O D.M.???
    O Capador???
    Oh diacho nome as coisas sff...
    Quanto ao resto, está tudo bem. Festas e inaugurações em barda este Agosto no nosso concelho. Depois da Meirinhas, ciclovia e depois o saneamento basico no Carriço...

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo José Gomes Fernandes. Capador? Não concordo. O Homem é somente uma versão Continental do DITADOR da MADEIRA. Ontem andava na procissão do Louriçal concentradissimo, nem respondeu ao meu "BOA TARDE"

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Cada um têm o que merece caro Sr. Roque

    ResponderEliminar
  4. Sr. Grilo Falante, eu sei que o Sr. não me conheçe, por isso desculpo tamanha barbaridade. As pessoas quando são bem educadas sabem distinguir o politico, do pessoal. Eu no campo pessoal nunca tive nem pretendo vir a ter qualquer tipo de problemas com o Sr. Eng. No campo politico tenho o direito a expressar as minhas opiniões. Será que não estamos num Pombal Livre? Que eu saiba Pombal ainda não é uma Ilha e muito menos a da Madeira. Temos isso sim uma personalidade que nos governa que leu na mesma cartilha que o Dr. Alberto João.

    ResponderEliminar
  5. Na Inglaterra, Margaret Thatcher insultou e humilhou um seu ministro, o qual apresentou a demissão no Parlamento. Consequências: os membros do próprio partido derrubaram Thatcher.
    Em Pombal, os membros do partido da casa, dependentes de “tachos” e “penachos”, louvam o “chefe” pelos insultos que este profere e incentivam-no a continuar. Diferenças de cultura e civismo…

    ResponderEliminar
  6. Acreditando que estou a descodificar correctamente o vosso ditador, só posso dizer que, ditador ou não, a verdade é que foi amplamente aplaudido após o seu discurso...em Louriçal.
    Portanto, só posso concluir que afinal tudo está bem!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Caro Sr. Roque, estou de acordo quando diz que não se pode confundir o que é do foro político daquilo que é pessoal. Onde começa um e acaba o outro?

    Um dia tive a oportunidade de lhe dizer algumas coisas e duas delas foram: O teu amigo não é o que diz ámen a tudo; O Sr. têm feito críticas ao SR. Narciso Mota que mais parecem uma perseguição e pode entrar em descrédito. Foi o que lhe aconteceu relativamente a este assunto, ninguém o leva a sério?

    ResponderEliminar
  8. Caro Grilo Falante. Perseguição tem feito o Sr. Eng. á Freguesia do Louriçal. Tem sido o coveiro da Freguesia. Como não ha ninguem na AM que defenda a minha Freguesia terei que assumir isso onde posso, Nos Jornais locais e neste Blog.

    ResponderEliminar
  9. Amiga ANA, não reparou bem. Esses aplausos não foram efusivos, foram somente aplausos de cortesia. Apesar desse Senhor ter sido o coveiro do Louriçal, o povo sabe receber. Até um dia....

    ResponderEliminar
  10. Caro Sr. Roque!
    Estou estupefacto com as suas afirmações:
    "...... não há quem, represente o Louriçal na AM.... "
    - Por aquilo que escreve o Sr. intitula-se o representante do povo do Louriçal, ofende o Sr. presidente da junta da freguesia da sua terra e mistura o papel do Sr, presidente da CMP com o papel da AM.
    Note bem: não sei o nome nem o partido do Sr. presidente de junta.
    Esclareço-o que o Sr, Presidente da Junta de freguesia é o representante do povo da sua freguesia na AM., por inerência do cargo.

    Também não entendo os políticos que aqui escrevem, deixam passar estas afirmações em claro ou então o Sr, caiu em descrédito.

    ResponderEliminar
  11. Caríssimo Roque,

    Os aplausos não foram efusivos, mas foram mais convictos do que uma situação de pura cordialidade deveria admitir. No entanto, não medi intensidades, nem é isso que se pretende.

    Quanto à sua afirmação de que não há ninguém na Assembleia Municipal que defenda a sua freguesia. Acreditando que a freguesia a que se refere é Louriçal, só posso discordar.
    Em quase todas (ou todas mesmo) as sessões em que estive presente no actual mandato, o Presidente da Câmara foi questionado relativamente à Freguesia de Louriçal (se respondeu ou não, isso já é outra matéria, e não desvaloriza a prestação dos deputados), não só pelo Presidente da referida Junta de Freguesia, mas fundamentalmente por um deputado da bancada Socialista, Pedro Santos.
    É importante a participação de todos, nos diversos meios ao dispor, mas também é importante não esquecer que, para todos os efeitos, há pessoas eleitas para assumir determinadas responsabilidades (cargos), e que ninguém tem capacidade de se auto-legitimar para cumprir essas responsabilidades senão por sufrágio.

    ResponderEliminar
  12. JA. Estas a ser um bocado radical na analise das minhas palavras. Estou á tua inteira disposição para te esclarecer porque razão digo que o Louriçal esta a perder poder de revindicação e de lobbing. Mas isso é matéria que não quero discutir aqui no forum, pois teria de mencionar pessoas e não pretendo fazer. Quanto ao Sr. Grilo Falante, va aproveitando a verão para cantar, que assim que chegue o Inverno vai voltar á toca....

    ResponderEliminar
  13. Caro Sr, Roque
    Como sou seu amigo estou sempre à espreita para o repreender sempre que erra, de verão ou de Inverno, tanto faz. Pelos vistos a JA também é sua amiga.

    ResponderEliminar
  14. Caro Roque, haveremos de conversar sobre este assunto, certamente.
    "Lobbying" não é uma palavra que me agrade. Reivindicação, quando justificada, é fundamental.
    Se Louriçal está realmente a perder poder de reivindicação, não significa que não haja reivindicação (pelo menos de algumas pessoas), mas sim que os efeitos da mesma não acontecem, ou são mínimos.

    ResponderEliminar
  15. Depreendo do escrito do amigo JGF que DM apareceu para mostrar trabalho, forma de se posicionar na lista de partida para chegar em primeiro na meta (presidência da Câmara Municipal de Pombal). Pessoalmente, acho o tema pouco interessante. Direi um desperdício de tempo. DM está a perder tempo, a não ser que esteja a fazer algum trabalho sobre o tema para uma qualquer pós-graduação ou mestrado. Desde sempre foi assim. As grandes urbes têm sempre mais que as médias e estas mais que as mais pequenas. Nem aqui pode haver igualdade, talvez mais solidariedade. Vejam como o amigo Roque é disso exemplo ao afirmar que a freguesia do Louriçal está perder peso político concelhio. Porquê? Porque ele considera que o Louriçal terá mais direitos que algumas das outras 16 freguesias do concelho. Felizmente que vai haver mudança. Aí, sim, acho interessante que se comece a discutir como vamos agregar o que o PSD de Pombal desagregou...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.