13 de agosto de 2012

A presidenta

Até há pouco tempo, Narciso Mota exerceu o poder de forma autoritária e muito centralizada (e foi várias vezes criticado por isso). Aboliu, até, a figura do vice-presidente.

Mas nos últimos tempos a coisa mudou: passou a delegar. E tem delegado tanto que, na estrutura, emergiu uma “presidenta”.
Percebe-se, agora, que não delegava por ser avesso à delegação, mas porque não reconhecia atributos, para tal, nas pessoas que o rodeavam.

Descobriu-os, finalmente!

13 comentários:

  1. Quem é a "Presidenta"?
    E os vereadores, para que servem?

    ResponderEliminar
  2. A Presidenta ? Será a D. Paula Cardoso ?

    ResponderEliminar
  3. Nã. Há uns dias atrás ouvi uma conversa de uma "moderna" Jurista que jurava, numa mesa de esplanada, que já “o tinha na mão” e que dentro em breve seria Chefe de Divisão. E até dizia que tem mais competência para gerir o concelho e as empresas municipais. Por esta conversa, caro Roque, julgo que você esteja enganado.

    ResponderEliminar
  4. Já parece mais credível esta hipótese.

    ResponderEliminar
  5. Fico triste por alguns vereadores com capacidade: apenas são formalmente vereadores. Os outros, os do turno da noite (ou da tarde) ou que vacilam como as canas verdes ao vento, estão melhor assim, sem responsabilidades.

    ResponderEliminar
  6. Até Salazar dizia "em política, o que parece é". Infelizmente nada se adivinha, para já, que mude este estado de coisas de inimputabilidade política.

    ResponderEliminar
  7. Quando li este post, julguei que se estavam a referir à da quinta da gramela, mas assim sendo, a troca é para um pouco melhor. Só ainda não percebi o que é que foi delegado nesta nova presidenta? Terão sido as funções da outra?

    ResponderEliminar
  8. Funções da outra a todos os níveis, se é que entende.

    A brutalidade psicológica com que trata as funcionárias que lhe são menos favoráveis, a habilidade com que manipula o NM e os truques subrepticios que utiliza para lixar os outros, fazem dela uma coisa pouco humana e por ventura detestável. Aqui fica uma pequena homenagem.

    Sempre toda emproada
    Com ar de inteligente
    Falhou como advogada
    Manda mais que o Presidente

    ResponderEliminar
  9. Já há tempos atrás aqui escrevi sobre os mecanismos de criação dos tachos nas camaras. Para quem anda um pouco distraído exponho um dos mecanismos mais usados:
    - 1.º Enriquece-se as funções da criatura a promover, delegando nela determinadas competências e atribuindo-lhe determinadas responsabilidades;
    - 2.º Requalifica-se a criatura que se quer promover porque, supostamente, exerce determinadas competências e assume determinadas responsabilidades;
    - 3.º Dá-se o facto por consumado e formaliza-se a situação.
    Até há pouco tempo, a administração pública (particularmente o poder local) usava e abusava deste mecanismo. Porque o número de cargos e de “tachos” era, teoricamente, ilimitado; ninguém se importava com a coisa. O Estado pagava, mais ou outro não importava. Até porque, apesar das actividades e competências serem limitadas, a maior parte dos quadros não se importava de perder algumas competências: ficava a ganhar o mesmo e com menos responsabilidade.
    A coisa começou a piar mais fino com a Reestruturação da Administração Local e a obrigatoriedade de redução dos lugares de chefia. Agora criar mais cargos vai obrigar a reduzir cargos. Agora o processo não pode ser feito sem perdas para alguns. Agora o parto tem que ter dores, ouvir-se-ão cá fora, de certeza.
    O farpas vai acompanhara este(s) processo(s).

    ResponderEliminar
  10. Na fala brasileirada, eles pronunciam assim mas na Língua Portuguesa a palavra «presidenta» não existe.

    ResponderEliminar
  11. «Há uns dias atrás ouvi uma conversa de uma "moderna" Jurista que jurava, numa mesa de esplanada, que já “o tinha na mão” e que dentro em breve seria Chefe de Divisão. E até dizia que tem mais competência para gerir o concelho e as empresas municipais. Por esta conversa, caro Roque, julgo que você esteja enganado.» Esta é que está certa: consegue ser ainda mais narcisista que o Narciso. Tem feito progressos, o nosso presidente!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.