16 de agosto de 2012

E o PS, senhores?

Perante tão sepulcral silêncio (em relação a tudo o que se passa na terra), poderemos concluir que o Partido Socialista de Pombal...morreu?

15 comentários:

  1. A ser verdade, quem é que está habilitado para decretar a sua morte?

    ResponderEliminar
  2. A morte não precisa de decreto, João! Quando se morre... morre-se, ponto final! Mesmo que ninguém decrete, está morto. E ao fim de começar a cheirar mal, o pessoal apercebe-se...

    ResponderEliminar
  3. Há sempre uma hipótese: em vez de esperar dos outros... fazer por conta própria.

    ResponderEliminar
  4. Essa hipótese, em teoria, é inatacável! Boa para ser usada por quem não conheça (ou finja não conhecer) o funcionamento dos partidos, nomeadamente os do centrão. E muito em particular, do PS. Mas é evidente... alguém que se identifique com essa ideologia, poderia sempre filiar-se... e podia também pagar as quotas a 300 amigos, para ter meios para alterar alguma coisa... ou "atacar os caciques certos". Ou captar a atenção de meia dúzia de carreiristas com peso no aparelho partidário... sim, em teoria, tudo isso é possivel!
    Contudo, João, não desviemos o foco. É que essa "possibilidade teórica" não inibe a resposabilidade de quem assume os cargos. Outros poderiam estar a ocupá-los, é certo. Mas não são "OUTROS", neste momento. São "ESTES". E é "DESTES" que agora se fala!

    ResponderEliminar
  5. E mais: como já aqui defendi, o PS não é "mais um partido" com responsabilidades iguais aos outros. Ocupa um espaço (com ou sem mérito, não interessa agora esse ponto) que só ele pode ocupar. E que, não ocupando, é absorvido pelo PSD. Quando o PS se demite de ser uma oposição forte e credível, é o próprio conceito de "oposição", com o que ele encerra de fundamental para a democracia, que é posto em causa. Mesmo para os "não socialistas", é impossivel não registar essa "traição".

    ResponderEliminar
  6. Não estou a desviar o foco, estou a reparti-lo. E o Benfica, quando não ganha, também passa uma temporada inteira a dizer que a culpa é de outros.

    ResponderEliminar
  7. Parece-me que algumas pessoas têm dificuldades em abordar determinadas questões. Vidinhas demasiado ocupadas, falta de motivação ou "telhados de vidro"?
    É pena, porque o funcionamento da democracia é que fica a perder.

    ResponderEliminar
  8. Boas.
    O PS em Pombal é o espelho do seus actuais e passados militantes, activos e passivos.
    Como em Pombal, um "terreno" laranja por execelencia nada medra sem um rasgo de virtuosismo, nem nada se consegue sem mudança de mentalidades e acrescido de muitas falhas de estrategia, apostas e até de caracter, o PS Pombal é o que agora se vê.
    Em Pombal, concelho, o "medo", o "pavor" do "punho" primeiro e da "rosa" depois foi, é, tanto que nos próximos anos não se vislumbra uma alternativa pessoal credivel o suficiente para se mudar os rumos institucionalizados.
    Mais, e para quem quiser saber, a manifesta falta de apoio e de liberdade de pensamento e acção de um PS nacional também fez com que tal viesse a acontecer. E a acontecer o que? Bem, e fazendo um breve historial, em primeiro lugar a falta de atenção - vou assim chamar - do Partido em 1993 quando se perdeu as eleições para a Câmara. Infelizmente, os dirigentes da altura, não tiveram um olhar critico e construtivo para o futuro em Pombal no que toca ao PS. Depois, foi o cimentar de um consulado narcisista no poder que tolheu tudo e todos e até os militantes do PS em Pombal. Após isso e durante isso, a inexistencia de mais quem queira fazer sombra aos dirigentes que foram surgindo. Se não se lembram recordo, Sergio Leal, António José Rodrigues, Joaquim Guardado, Adelino Mendes, foram candidatos a Câmara e recordam-se quem estava no PS Pombal? Pois para além de Rui Miranda - de minha má memória politica - o Camarada Adelino Mendes.
    E porquê o Adelino?
    Pois, porque não havia, houve ou há quem queira ou possa tomar as redeas de tal ingrata tarefa. Conduzir o Ps em Pombal.
    Também tenho culpas no cartório. Eu bem quis ficar em Pombal mas o meu trabalho não deixou, a minha familia não pode, a vida assim não quis.
    O PS morreu em Pombal?
    Não creio. O que acontece é que agora os seus dirigentes são mais activos em outros tipos de actividade e não podem, querem ou desejam participar em tricas e mexericos. O tempo agora é mais direcionado e seleccionado para o que interessa politicamente falando. Pode ser um estilo e como tal respeito por isso mesmo.Discordancia? Sim, alguma. Mas compreendo e entendo não subscrevendo tal. Se podiamos ter melhor actitude? Certamente, contudo será que vale a pena andar a bater com a cabeça na parede para vislumbrar sempre o mesmo?
    E o que é o mesmo?
    Querem respostas?
    Leiam o "farpas", "O Correio de Pombal", oiçam a "Radio Cardal" e a "Rádio Clube Pombal", o boletim municipal e oiçam as freguesias e suas associações. Tudo vai e indica no mesmo sentido.
    O Poder instituido. É dele que advêm - ainda - alguma coisita que se possa mostrar de "poderzito".
    Agora, no dia que queiram mudar, sim a população de Pombal queira mudar, estarei disponivel e nos tacos de partida para fazer essa mudança.
    Longe, contudo sempre bem perto da acção.
    Aborreci alguém? Minhas desculpas mas é assim que penso,
    Disse.

    ResponderEliminar
  9. Credo!!!!!
    Meu caro Carolino, não concordo com quase nada do que dizes. Vamos lá ver:
    -Pombal é laranja? O PS estava no poder quando Narciso ganhou (tangencialmente) pela primeira vez. Agora será mais laranja do que era então, mas isso é uma consequência do que se quer discutir neste post, e não uma causa;
    - Não vejo medo da rosa em Pombal, pelo menos de uma forma "estrutural", adaptando o termo. Nem faltam pessoas credíveis. A meu ver, falta única e exclusivamente PARTIDO. Socialista, no caso... menos "aparelho", mais "sociedade" nesse PS de Pombal;
    - Não conheço a influência do PS nacional na estrutura local, não posso opinar. De "estruturas centrais" poucas coisas boas se esperam. E não creio que fosse um "bidon" (vide explicação do Adérito) que ajudasse localmente o PS. Mas não é ao PS nacional que cabe mobilizar as pessoas aqui do burgo;
    - História do PS local: acho que tivera, alguns bons nomes nas listas passadas, à CMP e a AM. Citaste os lideres, mas outros poderiam ser citados. A minha questão é: onde estão eles agora? Porque não apareceram no último acto eleitoral, por exemplo? Quem é que fez a aparente "limpeza de balneário", e porquê? Parece-me que quem esqueceu essa história foi o próprio PS local.;
    - Não há quem queira tomar as rédeas do PS de Pombal? E porquê? Não será porque esta "casa" está pouco atractiva? Talvez "viciosa", não sei... não me parece normal que num concelho tão grande e populoso, esse cargo cause tanta repulsa.;
    - Dirigentes mais activos noutras áreas? Excelente. Pena é o PS não estar assim tão activo politicamente, nomeadamente nos locais próprios de intervenção, como ainda recentemente se exemplificou aqui. Ou com uma espécie de "etiqueta politica" em relação ao poder instituido que parece denunciar conforto deste PS em relação à situação actual. Exemplos? Qual foi o voto `do PS em relação à proposta deste número disparatado de vereadores remunerados a tempo inteiro? Como bem sabes, foi um "nim" bem comportadinho...
    - Todos os cawsos finais que citam vão continuar a agir "(c)ordeiramente" enquanto não sentirem força numa alternativa, ou em quem personifique e dê consistência a essa alternativa. Um papel que cabe, naturalmente, ao PS, e do qual me parece que se tem demitido!

    ResponderEliminar
  10. Caro Gabriel,
    Inicio pelo fim...
    O PS não se demitiu do seu papel, quem se demitiu foi a maioria da população pombalense. Queres exemplos?
    Dos mais mediaticos - Parque estacionamento da Praça Marques de Pombal, recuperação da encosta do Castelo, Impostos Municipais, Festas do Bodo 2010, cargos directivos de gestão Câmararia e de Empresas autonomas, fraude na Tesouraria Municipal, Teatro-Cine Pombal, entre outros tantos e tantos... "...Socrates drogado...", "...membros da Assembleia Municipal estupidos...", "...fraude na Tesouraria não é minha culpa...", queres ainda mais?
    Caro Gabriel, o PS Pombal é o reflexo de muita coisa e má mas ainda assim é o único a ter margem de manobra - cada vez menor - para ataviar as coisas e poder apresentar alternativa. Haja quem o deseje e mostre tal que pode bem aparecer quem aceite o desafio sem enfretar o tal poder agora instituído. Pode ser mesmo uma oportunidade única nos próximos doze anos... se (lol) o PSD ganhar as próximas eleições autarquicas aí sim podemos esquecer de vez a possibilidade de voltar a ver o PS no Largo do Cardal ou noutro qualquer...
    Disse,

    ResponderEliminar
  11. Paula Sofia, boa noite.
    E o PS, senhores?
    E onde estão as Senhoras?
    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde!
    A mim, parece-me, o grande o problema do PS, em Pombal, é a ausência de uma ideologia capaz de alicerçar uma estrutura partidária, ou seja: as pessoas filiaram-se no PS por uma questão de amizade com os lideres locais ou por necessidade de se afirmação na vida pública e não por uma questão ideológica, e, neste situação, podemos falar dos diversos casamentos por conveniência. Algum aqui disse, e bem," num laranjal como este...." eu acrescento o laranjal do ARUNCA faz desmaiar qualquer pétala que se torne brilhante, eloquente.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.