24 de agosto de 2012

Luisão pouco capitão

A maior parte de nós (tele)viu as imagens do encontrão de Luisão ao árbitro alemão. Para os benfiquistas e jornalistas da mesma cor, o árbitro fez teatro e deveria ser punido, enquanto que o Luisão não agrediu e não deverá ser punido.
Quando (tele)vi as imagens, fiquei com a sensação de que o Luisão agrediu o árbitro com um encontrão e que o árbitro exagerou na queda. Depois, (tele)revendo as imagens em camara lenta, vi o árbitro a preparar-se para exibir um cartão a um jogador do benfica, o Luisão a fazer uma correria em direcção ao árbitro e a desferir-lhe um forte encontrão, o árbitro a ser apanhado de surpresa, o corpo do árbitro a ser projectado para trás e o pescoço do árbitro a dobrar com a sua cabeça a baixa e ir junto ou a tocar no ombro do Luisão por efeito da inércia. Conclui que o encontrão foi forte e feio e que o árbitro (apanhado de surpresa) poderá não ter exagerado na queda subsequente. Mesmo que o árbitro tivesse feito teatro na queda, tal atitude não limpava a responsabilidade do Luisão na agressão.
Mais grave do que o encontrão do Luisão é a cultura da estratégia de agressividade e de pressão exercida pelos jogadores de futebol dos vários clubes (uns mais que outros) sobre os árbitros. Mais grave ainda é a cultura dos dirigentes desportivos e dos jornalistas de desresponsabilizarem os actos de violência dos futebolistas. Tudo leva à violência generalizada no futebol.

2 comentários:

  1. caro JGF vícios antigos tu também andaste metido com essa corja de corruptos ...
    tens escola de arbitragem (muitos esquemas obscuros)
    Aplica os teus conhecimentos na politica local !!!
    um jogo sujo em lamaçal de compadrio e esquemas........

    ResponderEliminar
  2. Caro "artista" anónimo.
    Se tens conhecimento desses esquemas obscuros e de compadrio, deves descrever os factos concretos. Não tenho medo nem me envergonho do que fiz no meu passado. Em contrapartida, como mentes e não descreves factos, porque não os tens, insultas escondido na cobardia do anonimato. Certamente serás uma pessoa sem valor e que sente vergonha dela própria.
    Por outro lado, como já deverás saber, abordarei as questões que bem entender, por muito desagradáveis que sejam para alguns. Os insultos só me vêm dar razão e mais motivação.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.