13 de agosto de 2012

Ninguém está acima da lei


No passado dia 10-08-2012, cerca da 6 horas (madrugada), um vereador, conduzindo uma viatura automóvel nas Meirinhas, foi fiscalizado por uma patrulha da GNR. Efectuado o teste de despistagem de álcool no sangue, acusou uma taxa de 1,80, integradora de crime. Solicitado teste quantitativo, o vereador recusou, tendo sido detido por crime de desobediência. Notificado para comparecer pelas 10 horas no Tribunal de Pombal, para julgamento em processo sumário, o vereador faltou.
Moral da história, parece que o vereador, já repetente nestas aventuras, não aprende a lição. Mais importante, parece que a GNR de Pombal faz cumprir a lei por igual a todos os cidadãos, revelando actuação ainda não compreendida por alguns dos protagonistas da nossa terra mal habituados a outras facilidades e promiscuídas doutros tempos ainda próximos.
A coragem dos elementos da GNR de Pombal, revelada no cumprimento dos seus deveres, transmite segurança e confiança aos cidadãos. Certamente que este funcionamento correcto e digno daquela força de segurança está ancorado nas orientações, consciência do dever e dignidade do seu comandante, que não conheço.
Falta agora, vir o PC mostrar a sua falta de responsabilidade politica e institucional e falta de ética, censurando mais uma vez as forças de segurança por cumprirem o seu dever e defendendo mais uma vez a actuação do seu vereador..

25 comentários:

  1. O Vereador devia andar a fazer horas extras, pois pelo artigo suponho que é o Vereador do turno da tarde da CMP

    ResponderEliminar
  2. Há uns tempos atrás comparei-o ao rei Midas, o que foi um exagero, e, por isso, tive que lhe pedir desculpa. Na verdade estava errado, ele não era comparável ao rei Midas, parece até que passa por algumas dificuldades (não é caso único, infelizmente). Ele, a ser comparado a alguma figura da mitologia, só pode ser ao rei Baco.

    ResponderEliminar
  3. ainda gostava de saber qual é o advogado que vai fazer defesa ...

    ah, já agora a viatura em que se fazia transportar...

    ResponderEliminar
  4. Esta mania de certos e determinados vereadores se julgarem acima da lei vem de longe. Aqui há uns anos fui "assistente e demandante" num processo contra um vereador da autarquia (será o mesmo..?), por causa de umas mensagens injuriosas. Na altura, por insistência da juíza, chegámos a um acordo: o rapaz fazia um pedido de desculpas público, no jornal O ECO, que vivia na altura e que era então dirigido pela minha pessoa. Mas não lhe bastara usar (ou deixar usar) um telemóvel da Câmara para fins daqueles, tão-pouco a xico-esperteza de apresentar uma queixa por furto, vários dias depois. Chegado a julgamento, resolveu ignorar o acordo celebrado em tribunal e comprar um espaço publicitário no jornal concorrente, utilizando o meu nome e subvertendo o conteúdo do acordo.
    Da única vez em que falámos sobre o assunto, o presidente - que não quis ver as mensagens, certamente por pudor - sugeriu que relevasse a falha, pois que era "um jovem". Concluo, perante isto, que há gente com muita sorte. Ou devo dizer o elixir da eterna juventude?

    ResponderEliminar
  5. Quid Juris?
    Ele há uma primeira...
    Ele há uma segunda...
    Ele há uma terceira...
    Pois ele há um azar do catano ser apanhado nas teias do balão.
    Meu caro Vereador, façasse à vida e deixe de ser motivo de vergonha para todos os pombalenses.
    Chega de ver o nome da edilidade manchada por um incumpridor de Lei e fazendo jus ao seu estatudo de jurista aplique a si mesmo a máxima que inscrita nos locais próprios para julgamento da sua conduta como cidadão. Dura Lex Sed Lex.
    Quanto ao resto NM virá a terreiro perdoar a falha, pedir a cabeça do GNR incauto que aquela hora estava a trabalhar e a fiscalizar, falar da caça-as-bruxas que se faz ao seu elenco e passado, acusar a oposição de denunciar mais este caso, incriminar o sério, justo, honesto e sectário cidadão que ousou trazer a publico tal evento de somenos importancia.
    No que diz respeito ou à falta dele quanto ao Tribunal e a ausencia notada...vou aguardar o desenlaçe do caso.
    Doença subita parece-me bem.Não sei se irá servir de argumento mas parece-me bem, aliás, ou isso ou o termo técnico quiçá mais ousado, como diria Ricardo Araújo Pereira, ressaca!

    ResponderEliminar
  6. E eu riu-me que nem um javardo... hehehe

    ResponderEliminar
  7. Quem nunca foi apanhado nas teias do balão ou simplesmente não bebe ou não conduz. O Ideal é não beber quando se vai conduzir. Acho que o estatuto de Vereador, Presidente ou qualquer cargo público não faz uma pessoa diferente das outras, pelo que ser apanhado no "balão" pode acontecer a qualquer um. Eu também ja fui contemplado e só tive de cumprir o que a lei me decretou, pelo que ao Vereador deve acontecer o mesmo. Não podemos é fazer desta situação um facto politico, porque o não é. Simplesmente foi um problema pessoal de uma pessoa que é Vereador na CMP.

    ResponderEliminar
  8. Não é um facto politico ? Então e se o advogado que estiver a tratar do processo tiver 1 avença com a CMP ? Então e moralidade do Homem de ser 1 exemplo para quem o elegeu ?

    ResponderEliminar
  9. Esse vereador só serve para encher balões ( mas verdade seja dita, que ele nisso é muito bom), mas tem as costas quentes e bem protegidas, por isso se tem mantido ao longo destes 3 mandatos. Se fosse outro já tinha tido outro destino.

    ResponderEliminar
  10. Há aí uma pequena confusão, ó António Roque. É isto de ser figura pública (servindo a causa), não serve apenas para ter lugar sentado e estacionamento garantido nos parques de estacionamento. Também requer alguma responsabilidade. Nem falemos do exemplo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não querendo de todo ofender a minha cara parecer estar a ser "naive"; é que não estamos na Escandinávia, estamos na terra da politica indigena!

      Eliminar
  11. Pois então parece que o "jovem" em questão já em 2008 tinha protagonizado semelhante episódio, acabando nessa ocasião por ser absolvido. Consta que à época registou uma taxa de 1,30 gr/l de álcool no sangue, menos 0,5 gr/l que desta ultima ocasião, uma melhoria significativa da sua marca pessoal e que augura excelentes resultados nas próximas Olimpíadas em 2016... LOL
    Efectuando uma pesquisa num motor de busca online rapidamente qualquer um pode constatar que todos os links para as notícias sobre o assunto de órgãos informativos regionais se encontram quebrados, vá-se lá imaginar porquê?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://forum.autohoje.com/off-topic/61145-muito-mas-muito-pouca-vergonha-vereador-absolvido-2.html

      se náo encontras locais... vê os nacionais.

      Eliminar
    2. Cheira-me que estão bloqueados pelo mesmo motivo do desaparecimento de todo e qualquer aroma da noticia do "fdp", do João Paulo Pedrosa... isto não desculpabiliza este desaparecimento, antes culpa os 2 de forma agravada, mais as "conivências" ou regras obscuras que regem a comunicação social local. Ou não tão obscuras assim... afinal de contas, o pessoal precisa de viver, de ganhar dinheiro para alimentar os filhos, poder continuar a pagar salários,...

      Eliminar
  12. Foi absolvido da prática do crime, ao que parece pela questão da "margem de erro", mas não terá sido absolvido da prática da contra-ordenação muito grave...
    A parte importante deste caso não é a conduta do cidadão/vereador mas a exemplar actuação da GNR. Esta força de segurança é que merece a nossa atenção, pelos bons motivos.

    ResponderEliminar
  13. Nos seus tempos de proprietário, o Gil Silva decidiu decorar algumas paredes e mesas da "Capital Imperial" com colagens antigas de vários jornais de Pombal: notícias, fotografias, etc.

    Numa das páginas coladas, creio que d'"O Correio de Pombal", aparece a cobertura de uma conferência de imprensa (salvo erro) a propósito de um acontecimento político local, já com muitos anos...

    Na fotografia da peça, aparece um jovem político pombalense (muito jovem mesmo, na altura). O título da reportagem é qualquer coisa como (cito de cor): "Gestão autárquica não tem nada a ver com andar a vender sumos".

    Pelos vistos, é verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este também é político desde jovem (muito jovem mesmo), desde o tempo do jardim infantil...

      Eliminar
  14. Amigo e companheiro José Gomes Fernandes, boa noite.
    Fico muito triste por tu veres a árvore e ignorares a floresta.
    O teu, meu, nosso Governo, que já não é meu, dado que a cada dia que passa destrói mais uma fatia da economia real, aquela que não é conversa, mas que é do foro do tangível, é que te deveria preocupar.
    Mas tu agarraste-te a minudências. Mal dissências.
    Marcelo Rebelo de Sousa, num dos seus comentários ao Domingo, também ficou “contente” por a Brigada de Trânsito o ter multado, por excesso de velocidade na A2.
    Valha-me Deus porque não bate a bota com a perdigota.
    Sei-te fundamentalista, mas a lei, para ti, é um pouco ao sabor dos interesses dos teus clientes.
    A não ser assim, já não tinhas clientes.
    Mas adiante.
    Qual é a tua táctica, porque estratégia não é, já o disseste, em falares no abstracto sobre uma hipotética questão de um cidadão, alegadamente Vereador, como escreves?
    Quem é que tu pretendem atingir?
    E porque é que não chamas os bois pelos nomes.
    Identificaste-te, é certo. Mas lanças a pedra e escondes a mão.
    Isso é coisa de gaiatos.
    De solípedes, como diriam os nossos amigos socialistas.
    Abraço.
    Rodrigues Marques

    ResponderEliminar
  15. Eng. Rodrigues Marques, seja benvindo (de regresso) a este forum.
    Eng.RM, tenho de concordar (e até são raras as vezes que o faço)com o JGF.
    Aqui em causa, também em minha opinião, está o trabalho desenvolvido pela autoridade em causa, a GNR.
    Se, o cidadão em causa, é ou não é um responsável politico local será de somenos importancia para a causa/facto. É um cidadão como qualquer outro.
    Assim, o acto de se fiscalizar um condutor e constatar que este incorre numa infracção e daí ser responsabilizado pelo facto é de louvar a correcção tida por parte do agente actuante. Pois se o infractor posteriormente se recusa a fazer, o que alegadamente é dito, e posteriormente, mais uma vez alegadamente, nem sequer se digna a comparecer em local a que foi notificado (quiçá já com indicações de alguém sabedor das "regras" juridicas) para se defender é que me parece ser grave e a suscitar reparos e criticas.
    Acresce que se esse cidadão é um membro da edilidade que gere o meu/nosso/seu(dele) concelho, então aí o caso muda de figura e em modesta opinião é grave. Mais, gravissimo se se atender que há neste caso do cidadão agora referido, uma reincidencia no comportamento de infringir a Lei no tocante ao conduzir com alcool no sangue, uma vez mais alegadamente.
    Em conclusão, colocar a peneira na frente do Sol para tapar este, neste caso não há Santa Virgem de qualquer pilinha que valha.
    Vai por si.

    ResponderEliminar
  16. Que o RM e o Roque aqui venham defender o vereador que foi apanhado, 2 vezes num curto período, a conduzir com excesso de álcool (1,8) não surpreende ninguém. O Roque fundamentou o seu alinhamento com a causa e o RM estava dispensado de o explicitar…).
    Eu também acho que um cidadão não deve ser apontado e exposto só porque a polícia o apanhou com excesso de álcool. Mas não me deixo conduzir por um tipo bêbado e acho que um tipo que conduz bêbado é um perigo publico e, se o faz de forma recorrente não bate bem da bola, deve ser inibido/proibido de conduzir. Isto para o crime de condução sobre o efeito do álcool.
    Mas, como o JGF bem ressaltou, o crime de condução sobre o efeito do álcool é a menor das falhas e não estamos a falar, simplesmente, de um cidadão comum. Estamos a falar de um jurista (conhecedor da lei e das consequências do seu incumprimento), de uma figura pública (naturalmente exposto e mais cobrado pelas falhas) e um político (que por função deveria ser um exemplo de cidadania).
    Ora, se já seria grave o vereador ser apanhado a conduzir com excesso de álcool (1,8), 2 vezes num curto período, o caso é gravíssimo pela conduta do vereador após ser confrontado com o crime e posteriormente quando já não estava bêbado.
    E é este o vereador que tem o pelouro da Gestão de Recursos Humanos da CMP. Que autoridade tem esta criatura para repreender alguém na camara?
    Um mínimo de dignidade, deveria leva-lo a renunciar ao cargo. Se não o fizer, o presidente da camara deveria retirar-lhe os pelouros.
    Mas infelizmente, isso não acontecerá. Os maus exemplos, quando vêm de cima, têm muita força e legitimam muita coisa. Logo, tudo vai continuar como dantes. O povo tem o que merece!

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde!
    Acima de tudo o que há a reter é a posição da GNR, é para garantir a nossa segurança que eles são remunerados! A questão política deve ser tratada em sede própria e por quem de direito, nós estamos cá julgar com o voto!

    Deixemos os erros de uma humano em Paz, neste caso um vereador, vamos enaltecer o trabalho exemplar da GNR que faz cumprir e lei e zela pela nossa segurança, é pena que outros serviços públicos não sejam moralizados de uma forma continuada para podermos dizer abertamente que caminhamos para a democracia.

    ResponderEliminar
  18. Caro Rodrigues Marques
    Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. É por andares com quem andas que infelizmente estás como estás. As tuas preocupações sobre a vida são tantas que já não consegues entender o conteúdo do que lês, neste caso do meu “post”…
    Explicando melhor, direi, em primeiro lugar, que é inaceitável que alguém (vereador), com responsabilidades políticas sufragadas pelos eleitores e remunerado com o produto dos impostos dos contribuintes, adopte condutas perigosas para os cidadãos, conduzindo viaturas na via pública várias vezes embriagado, como se fosse um acto louvável e um exemplo a seguir e como se também fosse praticado pela generalidade dos cidadãos e como se estes todos tivessem as mesmas responsabilidades políticas e as mesmas fontes de rendimentos, em segundo lugar, que estou identificado e que identifico o autor do acto, aliás (este) também muito bem identificado no “Correio da Manhã” de 15-08-2012 e muito bem comentado no respectivo site, e em terceiro lugar, que a parte mais importante do “facto” é o mérito da actuação da GNR, infelizmente pouco comentada.

    ResponderEliminar
  19. Quis cumprir aquilo que Salazar dizia:"Beber um copo de vinho é dar de comer a um milhão de portugueses".
    En período de austeridade quis levar á letra, no entanto duvido que terá sido vinho, mas sim vodka e champagne servido no espaço nocturno mas conhecido do concelho de Pombal,
    na companhia do Barão "do Oeste", basta frequentar o referido espaço para constatar todos os fins-de-semana.
    Pelos vistos o reinado Leiriense (altas patentes da força de segurança) já não consegue dar garantias, terá havido mudanças???
    Penso que o condado quebrou, desde do rei, "homem do lencinho", "pestanas", "Top model Cláudia Schiffer", montada no cavalo branco do Dom Quixote até á queda do Pinheiro Manso.
    Pelos vistos a Quinta foi entregue a Oliveiras ribatejanas que dão frutos excelentes e servem saladas tropicais com azeite gourmet.

    ResponderEliminar
  20. Pombalino Justiceiro
    Este post agora foi estocada final...
    Ora eu não entendi a parte final...
    Como explicaaaa????

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.