27 de agosto de 2012

Obras ilegais

A CMP, no lugar de ser a principal zeladora pelo correcto ordenamento do território e do bom uso do solo, é a principal prevaricadora. Viola a lei de forma propositada e reiterada, sem necessidade, sem razão (ás vezes por capricho) e contra a vontade das populações. A Pista de Aeromodelismo do Casalinho é, talvez, o exemplo mais chocante: um enorme atentado ambiental cometido em RAN e REN.

Construir uma pista em betão com 800 m de comprimento e 18m de largura, supostamente para a realização de um evento pontual – campeonato europeu de aremodelismo – é já por si, um acto de esbanjamento, mas fazê-lo numa zona nobre do concelho, protegida por lei, prefigura uma tal irresponsabilidade que, num país sério, deveria dar, no mínimo, perca de mandato.

Cometida a ilegalidade e sem grande utilidade para a coisa, Narciso Mota tem encetado a fuga para a frente: transformar a aberração numa coisa que pareça útil de forma a atenuar e justificar a ilegalidade. Posteriormente, aumentou a pista (e o esbanjamento) para 1000 m de comprimento de forma a adequá-la a aeronaves de combate a incêndios e promete aumentar ainda mais a pista, para 1200 m, na esperança de certificá-la como Aeródromo. E talvez o consiga! Infelizmente, as entidades públicas que deveriam defender a legalidade; atuam, muitas vezes, para mascarar ilegalidades, emitindo pareceres enviesados. E quem se deveria opor, cala-se.

8 comentários:

  1. Adelino Malho, boa noite.
    É de uma tristeza franciscana o que acabas de escrever.
    Deus é grande e graças a Deus que não foste eleito para o Executivo da Câmara quando te candidataste.
    Porque a seres eleito estaríamos, agora, na idade da pedra lascada.
    Óh, homem abre os olhos!
    O Engº Narciso Mota é um fazedor.
    Faz obra e tu só obras.
    Pergunta a opinião ao Presidente do Conselho de Administração do Aeroporto Internacional do Casalinho e já vais ver com quantos paus se faz uma canoa.
    Mesmo assim,
    Abraço, mas pequenino

    ResponderEliminar
  2. Ao mesmo tempo, nas localidades que ficam ao lado do "Aeroporto Internacional", nem uma porcaria de um passeio ao longo da estrada, por exemplo. Ou os atentados ambientais no troço do Arunca do outro lado.

    Mas mesmo que tudo em volta estivesse bem, isso não serviria como atenuante para algo que é, na sua génese, ilegal. Basta pensar que todo o processo da obra desafia a lógica e a lei: desde a sua concepção até à sua "fuga para a frente". Sem que se perceba uma vantagem.

    Quanto ao silêncio (rompido aqui e ali e que quero ver se, por exemplo, é rompido pela população na próxima Assembleia de Freguesia), parece que é de ouro, mas é apenas o silêncio que se encontra por todo o concelho quando se questionam as obras do poder. E sublinhado para as entidades públicas que sabendo, tendo conhecimento, podiam agir mais rapidamente que qualquer outro e nada fazem, mascarando, como bem dizes. Silêncios que, repito, parecem de ouro.

    ResponderEliminar
  3. Amigo e companheiro João Alvim, boa noite.
    O que é de ouro é a obra feita pelo nosso companheiro Narciso Mota.
    A requalificação das margens do Arunca é um processo em marcha e que há-de chegar a Albergaria.
    A lei, muitas vezes não coincidente com a grei, é feita por homens passíveis de errar, particularmente quando não conhecem o país real.
    Tu tens obrigação de os ajudar nesta patriótica missão.
    É o intangível, versus o tangível.
    Por outro lado aceitar a lei cega, sem indignação, é de cegos, com muito respeito e consideração pelos invisuais.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o vi com justificações melhores. Ou seja, já nem a fé lhe vale.

      Eliminar
  4. Ora nem mais Adelino Malho, a verdade é essa. Não vale a pena o Eng Marques vir aqui tapar o sol com a peneira. Aquilo é o abuso do poder no seu melhor. Quem lá mora como eu, apreciava muito mais por ex: o sanemamento básico que está por fazer, ou que por ali parasse o Pombus que lá passa tão perto, mas para outras rotas, ou que na escola primária colocassem só que fosse um escorrega para os miudos, ou uma árvore no recreio que ali fizesse um pouco de sombra. Não tenho dúvidas que em Pombal se faz obra, mas algumas...valha-nos Deus.

    ResponderEliminar

  5. Sérgio,
    Não sabia que no concelho de Pombal, na Freguesia de Pombal, ainda existiam escolas como a que descreveste.
    Obrigado pela informação.
    Um abraço.
    AM

    ResponderEliminar
  6. Esta gestão camarária tem um objectivo: combate aos “teóricos que não permitem o progresso”. Tem um lema: “os projectos estão na cabeça do presidente”.
    É uma verdadeira casa de loucos: a gestão é feita ao sabor da vontade, dos caprichos e das contradições de uma única pessoa, sem planeamento, sem regras, sem respeito pela lei e sem controlo. Faz-se hoje um aeródromo para agradar a um pequeno grupo de pessoas, ontem fez-se um parque de estacionamento subterrâneo para agradar a dois comerciantes ou fez-se um pavilhão inútil para uma associação para agradar a meia dúzia de pessoas, amanhã será feito mais uma obra inútil para embelezar e agradar a mais meia dúzia de pessoas, etc...
    Assim continuará o esbanjamento do produto dos impostos e continuará a violação da lei enquanto munícipes não pensarem…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te esqueceste do ESTÁDIO MUNICIPAL DAS MEIRINHAS para agradar a meia dúzia de sejam o que forem?

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.