8 de setembro de 2012

Apenas para lembrar o que está em jogo


‎"Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. 
Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade." 

4 de Julho de 1776


Por vários motivos tendo andado arredado aqui do blog. Mas mesmo sem mais um anúncio de medidas de austeridade (que me abstenho de adjectivar, para já, e sobre o contexto político, quem me conhece sabe que tenho critério de estabelecimento de paternidade que ascendem a 3 décadas, pelo que me recuso a entrar, também para já, em jogos de culpas), sentia que era a altura de voltar a juntar-me aos meus camaradas e companheiros de blog e ilustres comentadores que têm chamado e comentado à colação vários assuntos que fazem jus ao espírito desta casa. E que pelo menos 300.000 € já conseguiram fazer poupar.

Mas essencialmente regresso porque se abre o último ano de um ciclo de 20 anos e começa a ser altura de um balanço e de uma antevisão. Não será missão fácil, mas é obrigatória, porque a exigência que uns alegam que praticam, tem de ser aquela que nós, pombalenses e eleitores, temos de colocar em prática para perceber bem o que foi feito e o que tem de ser feito, ainda que as conclusões sejam divergentes. O respeito por opinião alheia, uma das vítimas desta governação de 20 anos, bem como o insulto fácil ou a cortina de fumo utilizados amiúde para inviabilizar discussões, não nos devem afastar do essencial, que é perceber como se governou e que herança se deixa para o futuro.

Nesse aspecto, a frase que cito, velha de 236 anos, tem todas as pistas para perceber o que queremos e devemos exigir, contextualizando obviamente a questão do abolir ou alterar, entendendo-se por isso o participar, exigir, reivindicar, mudar, tal como muitos fazem neste Concelho. Infelizmente, a minoria. Porque isso não é por em causa a legitimidade de quem governa, é reforçá-la e responsabilizá-la. Porque, mais uma vez, contemporizar com desresponsabilizações constantes ou obras que não se percebem é um dever de cidadania. Que não é nosso (Farpas) monopólio, mas que, por forças que não percebemos (ou percebemos e não queremos crer) cada vez menos têm fóruns próprios para serem manifestadas. 

Haja agora a coragem de exigir mais e melhor que nos últimos anos foi esquecida. Porque é a preparar os anos que aí vêm, tendo em conta os erros e acertos do passado, que se consegue mais e melhor. Não é a aceitar qualquer cozinhado ou posição pré-eleitoral (do poder ou da oposição) participado apenas por meia-dúzia que se pode dizer que se legitima o consentimento dos governados.

7 comentários:

  1. A medida é arrasadora. O caminho é de eficácia duvidosa. Os trabalhadores estão a ficar extorquidos, sem emprego, sem expectativas. Os abusos e mordomias dos parasitas do estado permanecem. Mas sabes o que me custou mais, João? Foi o chico espertismo do costume. A bomba anunciada 15 minutos antes do jogo, porque "os portugueses são burros e vão esquecer isto tudo para gritar os golos da selecção". Anunciada por um tipo que no dia anterior afirmava nao saber nada de impostos novos, e falava de mais austeridade como uma coisa que nao estava prevista. E afinal, já estava tudo maquinado.
    Nao há paciência, porra. Nao há paciência para mais políticos mentirosos, cínicos, intocáveis, que nos tratam como otários. Nao há forma de acabar com estes macacos?

    ResponderEliminar
  2. Referia-me, claro, ás medidas anunciadas pelo PM, ontem. Mas o post do Alvim vai muito mais longe. Ou mais perto. Assim o queiram entender!

    ResponderEliminar
  3. A entrada foi feita a pensar na actuação deste (e de outros) governos. Nunca numa lógica de poder na rua, mas de decência na actuação. Mas o resto é como dizes...

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me de um Estado Novo, sem pudor, sem compaixão, mas sempre pela "Moral e Bons Costumes". Dizem que aqueles tempos foram os mais difíceis do nosso País. Não concordo. Era ainda adolescente, mas conheciam-se os limites da malvadeza. Agora é muito pior do que antes, e sem moral. Fazem dos portugueses estúpidos seres que só se interessam por assuntos menores, enquanto eles, os Gordos de Lisboa, sugam as últimas forças a uma geração inteira.
    Os meus netos estão a crescer num país desprovido do mais elementar atributo no seu povo: a Vergonha.
    O Gabriel já disse tudo. Só substituiria a palavra Macacos, por Bandalhos.

    ResponderEliminar
  5. Estamos a chegar a um estado, que se calhar temos de acabar com o estado a que chegámos, mais dia menos dia terá de haver alguém que se proponha a acabar com o estado a que chegámos.

    (mais ou menos(não é citação correcta), palavras de SALGUEIRO MAIA, noite de 24 de ABril de 1974)

    -Eu sei que o post não tem nada a haver com isto, mas isto é m uito mais importante, como aliás os comentadores supra (tb) acham.

    ResponderEliminar
  6. quanto ao post, sempre comento, como eu gostava que o meu País estivesse no estado em que está o meu Municipio

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.