20 de maio de 2013

"Retratos do Concelho Charneira": Na Regional


Os resultados da principal equipa de futebol de uma qualquer terra é um bom barómetro do dinamismo da mesma.
Percebi isso, há muito tempo, na longínqua década de 70, do século passado, quando a União de Tomar disputava o campeonato nacional e Tomar tinha um dinamismo socioeconómico invejável e exibia brilho e beleza em tudo o que era espaço público. Nas últimas décadas, a União de Tomar tem-se arrastado pelos regionais e Tomar é uma cidade triste e sem grande vida, continuando, no entanto, a ser bela.
O S. C. Pombal desceu aos regionais. E o concelho para lá caminha.
 

11 comentários:

  1. Malho estas a ser mauzinho ou não percebes nada de Bola e ignoras que acabou a 3ª Divisão ? E o que era a 3ª divisão senão uma competição regional ?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    Caro Sr. Malho: como diz o Sr. Roque, e bem, a 3º divisão acabou, sobem os primeiros à 2º Divisão e os restantes vão para os regionais, como acontece na maioria dos países.

    Diz e bem que Tomar tinha uma boa equipa de futebol. terra dinâmica, e com pujança. Esqueceu-se que o dinamismo de Tomar tinha 3 factores vitais: Fábricas Mendes Godinho, principal empregador da região , encerrada nos anos 90, um dos poucos colégios privados deste País, Colégio Nuno Alvares e os quarteis militares que faziam mexer a cidade. Destes 3 vectores apenas existe o colégio e, se não estou em erro, o Hospital Militar.

    As equipas de futebol vivem das quotas dos seu associados, receitas de bilheteira, publicidade, donativos e subsídios das autarquias, sendo que o apoio e bairrismo demonstra a equipa se vê nas assistências aos jogos, no número de associados.
    Sabemos que as receitas de publicidade diminuíram e a assistência aos jogos também, logo, mais do que nunca os clubes dependem cada vez mais da carolice dos seus directores.

    Permita-me que lhe diga, antes, as equipas de futebol mais pequenas são o espelho da economia da região a que pertencem
    Resta- me perguntar ao meu amigo se é sócio? e se têm ido aos jogos!

    Ps. não têm que responder, aliás a pergunta é para muita gente desta terra.

    ResponderEliminar
  3. Roque,
    Numa coisa tens razão: a 3.ª Divisão já era Regional.
    Mas até agora era dificil afirmar que o SC Pombal estava nos regionais.
    Sucede que no torneio de apuramento que (ainda) está a decorreu o SCP poderia ficar nos Nacionais ou ir para a Regional. Vai para os Regionais, não por via administrativa (como daz a entender), mas por via desportiva.
    É a vida!

    ResponderEliminar
  4. Uma primeira informação é que se se mantivesse o quadro competitivo como estava o Sporting de Pombal mantinha-se na terceira divisão nacional, naturalmente que com a supressão deste campeonato os primeiros sobem á segunda divisão e os restantes descem aos distritais e não regionais. De salientar que caso o Sporting Clube de Pombal suba na próxima época irá directamente para a segunda divisão nacional.
    O “farpista” parece querer afirmar que não importa as circunstâncias, o que importa é estarmos bem representados no futebol sénior. Se fazemos dividas, se não pagamos a funcionários, treinadores e ao estado, nada disso é importante o que conta é a nossa imagem e a nossa vaidade.
    Quando a anterior direcção foi eleita, á cerca de dois anos, a discussão era se o Sporting de Pombal devia continuar ou fechar portas, essa Assembleia foi constituída apenas pelos eleitos e nem sequer estariam todos. Na passada sexta-feira quando foram eleitos os novos corpos sociais a sala estava cheia e discutiram-se ideias acerca do futuro do clube. Há dois anos atrás não podíamos “andar” em Pombal e arredores que todos nos pediam dinheiro e diziam que devíamos, aos jogadores e funcionários as dividas eram a perder de vista, hoje felizmente podemos andar de cabeça erguida. Para continuarmos a nossa actividade tivemos de negociar um PEC com o estado para pagar as dividas ás finanças e segurança social, que nos vão levar muitos dos nossos recursos durante os próximos doze anos.
    Temos de aprender a viver com o que temos, lutar por mais, mas em sociedade, o clube não pode ser de ninguém, que quando parte ou deixa de ter os mesmos meios deixa o clube sem soluções. É esse trabalho em sociedade que quem participasse na Assembleia da passada sexta-feira perceberia. Hoje o Sporting Clube de Pombal é um clube que tem nos seus corpos sociais, pessoas que têm funções definidas, que pelas suas competências podem trazer um contributo importante ao clube e á cidade, é a verdadeira sociedade civil a funcionar.
    O pressuposto deste “post” é uma falácia, pois é pouco crível que por exemplo Leiria á dois anos era uma cidade fantástica e hoje é uma cidade medíocre, apenas e só pela avaliação do desempenho competitivo da sua equipa, ou que o Arouca que á poucos anos estava nos distritais e agora subiu á primeira divisão de repente se tornou uma vila, sim vila, de recursos equivalentes ás maiores cidades do país.
    Embora percebendo que quem escreveu o "oost" tem muito pouco conhecimento daquilo que é o clube, não gostaríamos de deixar de o convidar a visitar o Sporting Clube de Pombal para que possamos explicar o que é hoje o clube, uma organização já algo complexa, que trabalha com imensos jovens faz uma formação de qualidade e trabalha para que a cidade tenha orgulho nesta instituição que este ano completa 90 anos.

    ResponderEliminar
  5. João,

    Obrigado pela correção: na verdade não vai para Regional, vai para a Distrital.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Adelino,

    o convite fica feito, o Sporting Clube de Pombal é uma instituição muito importante para o desenvolvimento social da cidade, muitos dos Pombalenses não conhecem o trabalho que é feito de forma gratuita por muitos dirigentes para que os jovens possam praticar desporto. Precisamos da ajuda de todos e queremos cada vez mais ser uma instituição que responde aos anseios da população, quer em termos competitivos quer ao nível da formação. Os meus cumprimentos em nome do Sporting Clube de Pombal

    ResponderEliminar
  7. João,

    Talvez fosse bom trocarmos umas ideias sobre o assunto...

    ResponderEliminar
  8. Adelino,

    sempre disponível, o pessoal do farpas tem o meu contacto.

    ResponderEliminar
  9. Senhor comentador João, boa noite.

    Não o conheço, esta coisa da net tem disto, por vezes comentamos comentários e não sabemos de quem se trata, é o caso.
    Divido em duas notas este meu reparo.
    Primeira nota.
    Eu fui dirigente do Sporting Clube de Pombal e fui convidado porque tenho passagem pelo futebol, não estive no clube por acção partidária eu não sou político.
    O seu comentário resvala desgraçadamente na falta de rigor, pelos vistos desconhece que todas as direcções eleitas quando tomavam posse as dívidas caíam como chuva, não aconteceu só à sua digníssima direcção. Depois, andam “contas de outro rosário” que aqui não farei juízo e que levaram a direcção do hino a demitir-se.
    Segunda nota.
    As pessoas de Pombal gostam do clube, podemos fazer análise quando se criou aquela onda de fazer um plantel sénior com jogadores da terra ou oriundos, a adesão foi tal que até apareceu um hino, para melhorar as coisas subimos à segunda divisão nacional, no último jogo o que deu a subida acabamos com nove jogadores dos tais que já referi, sabe como foi o golo que nos deu esse sucesso? Eu digo-lhe: pontapé de canto nos últimos minutos, um jogador adversário está no chão o Zé Mota jogador da terra agarra no atleta e coloca-o fora do terreno, o Nelson jogador da terra bate a bola e o Toni jogador da terra faz o golo de cabeça, nenhum destes jogadores recebia mensalmente 650 euros, recebiam muito menos.
    O insucesso desta época é trágico, em seis clubes três podiam passar para a segunda divisão nacional e o nosso Pombal era candidato, mas, pelo que nos diz, se desportivamente não fomos agraciados com a subida financeiramente a época foi um sucesso. Adianto-lhe que sei precisamente a razão da demissão da direcção onde estava inserido e que abriu a oportunidade do senhor servir o Clube, em boa hora isso aconteceu para o Sporting Clube de Pombal, humildemente reconheço, porque, hoje o clube vive do que produz financeiramente, acabaram as dívidas a directores, os salários estão em dia, avenças, fornecedores e o PEC estão escrupulosamente regularizados.
    Deixo-lhe aqui a vénia que se impõe.

    António Pinto

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.