18 de julho de 2013

Eu é que vou ser o bilheteiro do Estádio Municipal e ninguém mais

Pombal etc e Tal


1. Em e de Pombal, só me falta a circunstância do nascimento físico. Em tudo, sinto-me tão pombalense como os que o são de gema e berço. Isso agrada-me sobremaneira. Uma pessoa pertence deveras e de facto a todo o sítio cuja gente lhe faça falta. É o (meu) caso. De vez em quando, uma espécie de prurido emocional faz-me catar (quase) todo e (quase) tudo. Nessas ocasiões, sei que o único remédio para tal, digamos, “micose” é apontar as biqueiras dos sapatos à ponte sobre o modesto Arunca da nossa vida.
2. Postas assim as coisas (em assertiva sinceridade), julgo não precisar de esclarecer as Vossas boas almas de que quase tudo, se não tudo mesmo, o que pombalense seja me interessa:
os nascimentos como os óbitos;
os casamentos como os desquites;
os baptizados como as bebedeiras (próprias e/ou alheias);
e a Política, p’x-tá-claro.
Escutai-me, por e de favor vo-lo rogo, esta verdade-verdadinha: quando por aí jornalei, diverti-me sempre muito muito muito muito. Sobretudo quando malhava com as nalgas no banco dos réus por causa das queixinhas daquele Senhor-de-Que-se-não-Diz-o-Nome-mas-Todo-o-Bicho-Careta-Sabe-Quem-é. Ai o quanto eu gostava de o ver, por assim dizer, autocoitadinhar-se em frente à sôtôra-juíza!  Ai as lágrimas de riso que eu não tive de sufocar à nascença do esófago! Ai as vezes que quase me não borrei (literalmente) de gozo o mais impuro e mole enquanto ele fazia de virgem ofendida! Ai o caruncho nos meus ossos quando a traça me ratava a naftalina! Bons tempos velhos, esses.
3. Para mal dos meus pecados (mas também para bem dos meus fígados), já Pombal não tem jornais. Os únicos que lá vejo – são os de embrulhar o peixe no mercado das segundas-feiras. Ou então este da campanha do Diogo Mateus – ideal para jogar o scrabble. Sim, o scrabble. Veja-se e prove-se e comprove-se: chamando-se, como se chama e lhe chamam, Mais Pombal, dá assim – Mais Pombal – Jornal;  Mais Pombal – Jornal – das Meirinhas. N’é mêmo? Ora, isto faz-me muita pena. Pena, porque Pombal tem sempre muito de que se (lhe) diga. E escreva. E comente. E opine. É pena. Não falo ressabiadamente: não é o meu estilo. Digo-o porque sim: porque de facto creio na importância de uma imprensa livre para a comunidade. Livre e responsável – atenção. Responsável e ética – atenção. Ética e deontológica – atenção. Em sede de tribunal como em folha impressa, o princípio do contraditório só pode ser bom – porque apura e apara o bem do mal. O unanimismo invertebrado e minhoca e acéfalo que desde Julho de 1993 tomou posse da vida sociopolítica pombalense não é nem nutritivo nem digestivo – é diarreico. Mas não tem de ser vitalício. É por isso que qualquer pessoa tem o direito de esperar que, pelo menos até 5 de Agosto próximo, Diogo nos diga que lista é a dele. Ou então a daquele Senhor-de-Que-se-não-Diz-o-Nome-mas-Todo-o-Bicho-Careta-Sabe-Quem-é.
4. Sisudos ou ridentes, trombudos ou ridículos, o que é preciso é nunca ter medo de nada nem de ninguém. À excepção da saúde dos filhos, nada pode atemorizar-nos. A higiene de carácter, a seriedade moral, a solidariedade pronta – isso sim, são essas as rosas a cultivar em o rosal de cada um sem poupar no estrume. (NB: Eu tenho tido sempre e sempre terei muito sucesso junto das mulheres porque lhes falo assim sem pestanejar e elas acreditam.)

5. Vai longa já esta espécie de confessional exortação aos meus (afinal) conterrâneos e compatrícios e compadres de Pombal. Pois ainda bem que sim: o desemprego, se tem coisa boa, é dar tempo de obra & sobra para escrever dislates e disparates bem intencionados como estes. Sim, eu disse a palavra feia: “desemprego”. Mas se o Adelino Mendes, que não tem dinheiro para jornais de scrabble, recusar o convite do Diogo para bilheteiro do Estádio Municipal, espero bem que o novo edil, filho do meu/nosso saudoso Alves-Mateus, me ofereça o lugar, que eu aceito-o logo sem olhar nem duas vezes para o cu, ou o cós, das calças. As minhas, claro, as mesmas que tantas vezes assentei em vara de réu por causa daquele Senhor-de-Que-se-não-Diz-o-Nome-mas-Todo-o-Bicho-Careta-Sabe-Quem-é.

21 comentários:

  1. Desculpa Daniel mas esta tem de ficar aqui para o Senhor-de-Que-se-não-Diz-o-Nome-mas-Todo-o-Bicho-Careta-Sabe-Quem-é, achar piada.

    Diogo Mateus 2013 - FACEBOOK
    EU APOIO O DIOGO MATEUS
    Jorge Ramos - Designer Profissional

    Diogo Mateus é o candidato ideal para a Câmara de Pombal porque, para além de ter a experiência política, tem sido das bases do PSD/Pombal. É neste momento um jovem que acompanhou o progresso da cidade e do Concelho e como tal, neste momento, não vejo que mais ninguém possa ser eleito Presidente da Câmara se não o Diogo. Por todo o know-how e experiência que tem, mas sobretudo pela seriedade.

    hahahahahahahahaha.......... ganda Jorge!!!

    ResponderEliminar
  2. know-how, esta tribo deixou vestígios na lapa de jagardo.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Como não sou bicho careta, não sei quem É! Eu sou bicho não careta hhhahhahahah!

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente Daniel, pareces o porta-voz do PSD. Fica-te mal dares ja a Vitoria a um Candidato antes do povo votar.Eticamente mal para um jornalista.

    ResponderEliminar
  5. Dar a vitória, eu, Toninho Roque? Eu já nem esmola a cegos dou, por mais que eles cantem. Lê esta, amigo: http://www.canildodaniel.blogspot.pt/2013/07/rosario-breve-n-318-in-o-ribatejo-de-18.html

    ResponderEliminar
  6. Amigo Daniel, temos de ver que este é o tempo de viragem em Pombal... e mais não digo....

    ResponderEliminar
  7. Srª Tarantola reserve bem o tacho que ele pode acabar... Anonimos para mim quer dizer tachistas ou então covardes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sr. Roque!
      É pouco perspicaz, tacho só em cima da mesa, covarde nunca fui, aliás. os meus comentários provam-no.

      Arranje um tacho de arroz de cabidela e convide

      Eliminar
    2. Olá Sr. Roque!
      É pouco perspicaz, tacho só em cima da mesa, covarde nunca fui, aliás. os meus comentários provam-no.

      Arranje um tacho de arroz de cabidela e convide

      Eliminar
  8. Caro amigo Roque
    A tua escrita evidencia sinais de defesa e de comprometimento na campanha eleitoral do PS, pelo que não entendo a censura que fazes a brincadeiras literárias criativas sobre candidatos.
    Por outro lado, sendo tu militante do PSD e também membro da assembleia municipal eleito nas listas do PS, explica-me essa “coisa”, porque mais uma vez eu não entendo…

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo Roque
    A tua escrita evidencia sinais de defesa e de comprometimento na campanha eleitoral do PS, pelo que não entendo a censura que fazes a brincadeiras literárias criativas sobre candidatos.
    Por outro lado, sendo tu militante do PSD e também membro da assembleia municipal eleito nas listas do PS, explica-me essa “coisa”, porque mais uma vez eu não entendo…

    ResponderEliminar
  10. O meu amigo Toninho Roque, que eu saiba e reconheça, sempre foi social-democrata. No plano nacional. A nível local, não me parece que o seja já. Há muito tempo. Ilusões e desilusões dele. Eu também não alinho em partidarismos locais. Acho eu, se calhar mal, se calhar não tão mal quanto isso, que as listas concorrentes a edilidades deveriam integrar, e ser formadas de, associações cívicas. Sem outra cor do que a do progresso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijo para ti, camarade, que agora disseste toda a verdade :)

      Eliminar
  11. Perfeitamente de acordo Daniel.
    Até parece que, se não estão connosco é porque são nossos inimigos. Sobretudo a nível local, não faz sentido catalogar as pessoas com os partidos. Todos nós sabemos que há muita gente fraca e pouca gente boa em todos os partidos. Por isso devemos olhar mais para as pessoas e menos para os partidos. Afinal é por culpa dos partidos e da tal maioria de políticos fracos que estamos todos na porcaria.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde amigos:

    Estou de acordo quando dizem que o Diogo Mateus tem o know-how da gestao da Camara!!! sem duvida so que contaminada pelo seu LIDER NM .
    Portanto nada vai mudar em politica, talvez uma mudanca de Boys.
    Quando se convive tanto tempo com um Lider e acostumado a dizer amen e a bater com a mao no peito. fica "contaminado".
    Fartava-me de rir que o Homen to Val-de-Nabal obriga-se a um 2+3!!!!
    EA

    ResponderEliminar
  13. Sr. Dr. José Gomes Fernandes. acho que o meu amigo Daniel Abrunheiro ja respondeu á sua questão sobre a minha opção politica. Hoje dia 19 de Julho de 2013 quero aqui afirmar que não estou comprometido com nenhuma lista, nem com nenhum partido. Ainda não fui a almoços nem jantares de nenhum Candidato. Possoa até ir num projecto que me pareça o mais credivel para o meu Concelho. De uma coisa tenho eu a certeza, não irei em listas para a Junta de Freguesia do Louriçal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá!
      O Sr. Roque não foi convidado para a lista da junta do Louriçal?

      Eliminar
  14. Caro amigo Roque
    Não foram essas as questões que coloquei...

    ResponderEliminar
  15. Caro Amigo ZGF então terá que formular a pergunta em concreto para eu responder, se achar conveniente.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.