30 de julho de 2013

Há Bodo no olhar de quem?

Enquanto a procissão recolhia, ao crepúsculo de domingo (um bocadinho desorganizado, esse momento, este ano...), lá fui entusiasmada visitar a exposição "Há Bodo no Olhar", que ocupa ainda os claustros do edifício da Câmara. Imaginei várias coisas, antes de entrar: uma exposição colectiva de fotografias sobre a Festa, ao longo dos anos; uma mostra do espólio de alguns fotógrafos locais; ou ainda uma coisa parecida com aquela que ocupou a galeria do Teatro-Cine, há alguns anos, resultado do convite feito a vários fotógrafos e jornalistas da região. Depois lembrei-me que ao longo dos anos a Câmara sempre contratou fotógrafos exclusivamente para registar os momentos mais importantes do Bodo, e só esse olhar bastaria para prender os olhares de quem gosta da festa, de quem a vive, ou simplesmente de quem nela participa.
Enganei-me.
Percebi mais tarde que a sensação de enjoo com que saí dos claustros perpassou da exposição para a maioria das pessoas. E essa maioria foi visitá-la com o mesmo entusiasmo com que eu fui: à procura de retalhos da nossa festa, das pessoas que a fazem, todos os anos. 
Quem ainda não foi, não perca a oportunidade de constatar como é que se derrete o nosso dinheiro em meia dúzia de painéis de qualidade, com arranjos gráficos cuidados, e cujo conteúdo deveria envergonhar quem o seleccionou. São os convites de inauguração, são os programas de inauguração, são as figuras de proa como Isaltino e Mexia, e é sempre Narciso Mota. Aquilo fez-me lembrar o tempo em que o presidente aqui chegou, no verão de 1993, quando enchia a boca com críticas ferozes o boletim municipal de Armindo Carolino e toda a exposição a que o então chefe do executivo se submetia, nas fotografias. Volvidas duas décadas, está visto que ninguém resiste à tentação da imagem perpetuada. 
Falta ali o povo. A gente da festa, que enche o Cardal todos os anos, o Largo do Arnado, o da Biblioteca, o Estádio noutro tempo. E há dezenas de pombalenses com bons registos desses. Bastava lançar o desafio da partilha. 
Tenho para mim que aquilo deve ser o livro em ponto grande. O tal livro.

9 comentários:

  1. Paula,
    Também fui ver a exposição, no Sábado. Uma coisa chocante, ao estilo Kim Jong-un ou Enver Hoxha. É tão exagerada que beneficia unicamente quem a fez e se fez (bem) pagar.

    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  2. Quando vi esta foto fui a correr ... vomitar

    ResponderEliminar
  3. Nesta foto, O Sr. Presidente Narciso estava tão mal acompanhado...Esse Isaltino é o exemplo do Autarca sem escrúpulos e mafioso... tanto que acabou na mesma cadeia que o Vale e Azevedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!
      Sr. Roque o que sabe sobre o Sr. Isaltino Morais para fazer semelhante afirmação? Foi porque mandou para a Suíssa 5 milhões de euros? Este Sr é um aprendiz de feiticeiro, comparado com os artistas que grassam e vendem o País ao desbarato.
      Quantos não defraudaram o Estado Português com transferências duvidosas para as Off shores e continuam a operar livremente?

      Eliminar
    2. Tarantola, talvez devêssemos encomendar uma medalha ao senhor, por "mandar para a Suíça" (bonito eufemismo para a nobre arte subtractiva) apenas 5 milhões. Fazendo-o a tão pouco montante, é quase uma virtude!

      Eliminar
    3. Olá!
      Caro SR. Gabriel sou apologista da verdade, não defendo ratos de sacristia, nem medalhas a que, não as merece, punir quem se deve punir!

      Apenas não concordei com a adjectivação atribuída pelo Sr. Roque

      Eliminar
    4. Olá!
      Caro SR. Gabriel sou apologista da verdade, não defendo ratos de sacristia, nem medalhas a que, não as merece, punir quem se deve punir!

      Apenas não concordei com a adjectivação atribuída pelo Sr. Roque

      Eliminar
  4. O livro bem que podia ser impresso em rolo de papel de limpar o rabo!

    ResponderEliminar
  5. Esta fotografia é das que falam (ou gritam) sozinhas. Tudo dito.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.