8 de julho de 2013

Nós, por cá...é mais barulho

Quem foi ao Teatro-Cine de Pombal neste último fim-de-semana teve o prazer de assistir a qualquer das quatro sessões de um espectáculo magnífico, pela mão da academia de dança da Filarmónica Artística Pombalense. Na verdade, desde os tempos dos (saudosos) musicais do Colégio João de Barros que não me recordo de ter assistido a coisa parecida, tal o nível ali vincado. "Nanny, uma ama perfeita" e "Grand Hotel" tiveram a assinatura da pombalense Patrícia Valente (que todos conhecem por Ticha) e de Kelly Lisboa, que ensinou gerações de pombalenses a dançar.
Quem dançou foram crianças, jovens e adultos de cá, para um público de cá, entusiasmado até à medula. Mas ficaram praticamente vazias as cadeiras da fila da frente, reservada a essa classe que em Pombal respira cultura, como se sabe: as entidades oficiais. À excepção do omnipresente Pedro Pimpão, os quatro espectáculos de sexta, sábado e domingo não mereceram a atenção dos autarcas do costume. É claro que assim é difícil perceberem o que se faz por cá. É óbvio que, assim, não admira que estes espectáculos não cheguem, por exemplo, ao palco das festas do Bodo (a Fap Dança e a Dance Spirit, outra academia da cidade). Nós, por cá, pelos vistos preferimos encher a noite de quinta - que há anos estava reservada às bandas de Pombal - com um espectáculo de...tunas académicas. Que estão para Pombal como as placas de granito para as ruas do centro histórico. 
E para essa organização não vai nada, nada, nada?...

13 comentários:

  1. Bom dia!
    No que respeita ao espectáculo, viva a casta dos esclarecidos!!

    Quanto ao resto são opções culturais e uma forma de tornar inesquecível a festa do bodo, para alguns adolescentes.

    As festas do bodo, nos últimos anos, têm vindo a perder público por uma simples razão pouco ou nada cativa a juventude e as tunas talvez sejam uma forma de cativar vários escalões etários.

    ResponderEliminar
  2. Cara Paula,

    Deixe-me ser muito directo – A Paula faltou à verdade (mentiu). A verdade (verdadeira) é que na sexta- feira foram vários os “autarcas do costume” que estiveram presentes neste mesmo espectáculo (portanto, um dia antes da Paula).

    Admito até que não o tenha feito de forma intencional, como sabe (e também disse) foi um espectáculo com “quatro actos” e estando a Paula presente em apenas um, a menos que possua o mesmo condão do nosso deputado (que sabemos todos não possuir, mas até Setembro ainda tem tempo), não pode afirmar o que não aconteceu por pura especulação. Devendo (como qualquer pessoa bem intencionada) informar-se antes de apontar o dedo a quem quer que seja.

    Confesso que esta sua conduta (para mim) não traduz qualquer surpresa. É aliás, a conduta a que nos tem habituado. Mas cara Paula para quem se propõe (agora) como candidata, não está a começar a campanha nem da melhor forma, nem pelos melhores motivos.

    Fico/continuo ansiosamente à espera que chegue a hora de mostrar/discutir conteúdo.

    Os melhores Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Ahah... Eu gosto quando eles saltam da toca. Em momentos chave!
    E gosto de ver estas coisas defendidas por pessoas partidariamente empenhadas. Pena é que é so nestas alturas.
    O festival de teatro, por exemplo... Devia ter acontecido mais perto das eleições. Estou certo que mereceria também a sua atencao.
    Sejamos sérios.
    Iniciativas culturais sao, maioritariamente, ignoradas pela facção política em pombal. Excluo pedras e edifícios desta critica.
    A todos os níveis. Nao sendo publico, os políticos tb sao maus decisores sobre o tema. O que é natural, eu tb decido mal sobre o que desconheço. E esta falta de aposta e de apoio, ou a fraca qualidade no apoio prestado, tem consequências para o concelho. A meu ver, é um erro. E o mais, sao as minhas apreciações "estéticas", que nao sao para aqui chamadas. Acho triste e provinciano, mas.. Vale o que vale!

    ResponderEliminar
  4. Aqui dou a mão à palmatória: nao sendo um votante PSD (nem das suas vizinhanças políticas), tenho a expectativa que o Diogo Mateus tenha uma conduta diferente, para melhor, neste domínio. Deu provas disso, na junta de freguesia. Espero nao as ver goradas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!
      O Gabriel desculpe mas sempre foi bom a escrever, gosto de ler os seus textos. acima de tudo pela qualidade literária, hoje escreveu à preguiçoso com TB e., sem pontuação, fica-lhe mal

      Eliminar
    2. Ando a tirar um curso de estenografia... :)

      Eliminar
    3. Com todo o regresso ao passado a que estamos a assistir, Gabriel, é capaz de não ser pior...

      Eliminar
  5. Oh Pedro, não me diga que foram lá todos na sexta à noite? Jura? É que eu estive presente nas sessões de sábado à tarde, sábado à noite e domingo à tarde (lugares C15, B4, D14, respectivamente, pagos por mim...imagine) e só vislumbrei o Pedro, tal como aqui referi. Se assim é, tanto melhor. Ficamos todos mais descansados ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em todo o caso, gostava era de o ver discutir o essencial do post.

      Eliminar
    2. Por falar nisso... já temos programa para o Bodo?

      Eliminar
  6. A Paula faz-me lembrar aquelas pessoas que vão a todas as missas do fim-de-semana só para ver quem por lá aparece! O azar é que perdeu logo a sessão da missa que deitaria por terra este seu post... Já viu tanto dinheiro gasto em bilhetes para um post que nem verdadeiro é? Informe-se primeiro... O sucesso na política, como sabe, está guardado para os melhores informados!

    ResponderEliminar
  7. Continuam envoltos no acessório, Andreia.
    O executivo até podia assistir a todos os eventos culturais, neste peculiar verão. Deixemos este registo para os moços partidários, que esses parecem nao querer (ou saber) discutir mais nada.
    É mera areia arremessada aos nossos olhos.
    Discuta-se a política cultural do concelho, que diabo!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.