30 de julho de 2013

Obras bonitas

A maior parte das obras da cidade estão bonitas. Há mérito na sua execução. Em contrapartida, teremos de nos interrogar se proporcionam segurança aos utentes, se estão funcionais e se justificam o dinheiro gasto e o esforço dos contribuintes.
O calcetamento das ruas, com a assimetria das placas de pedra, está mesmo assim bonito.
O açude foi reparado e está bonito. Gastou-se muito dinheiro a corrigir os erros de projeto e ou de execução até à próxima inundação. Não há responsáveis.
O largo do Cardal ficou quase bonito. Ficaria mesmo bonito se alguém arrancasse o mamarracho implantado em frente dos paços do concelho e da igreja e corrigisse as meias ratoeiras de marcos pretos implantados na calçada.
A ponte Dª Maria já estava “bonita”, com aquelas ratoeiras de pedra pontiaguda, onde, durante as festas do bodo, se viam crianças e adolescentes a brincar (com a sorte), fazendo deslizar os pés pela face lisa das pedras, e onde também se viam os desatentos a tropeçar. Não há quem seja responsável e arranque aquelas coisas (pedras).
O centro de negócios está mesmo feio. Haja quem lhe coloque um telhado à antiga portuguesa, à semelhança dos de todos os edifícios da praça Marquês de Pombal. Vejam no que deu a transformação de um projeto de recuperação (falhada) de um edifício histórico para a construção de um edifício novo.  
Se a natureza obrigou a fazer alterações e reparações no açude, a segurança dos cidadãos, a história, a estética e a funcionalidade também deveriam impor alterações das obras executadas ou em execução.

5 comentários:

  1. Bom, estou a alertar!
    Só espero que aqui, no antigo Armazém dos Varelas, a coisa não fique assim, o estado das obras e as modernices estragam-me o negócio.
    Já foi assim no Bodo, paciência.

    ResponderEliminar
  2. No Bodo disseram que a calçada na zona do nicola é para voltar a tirar e repor outra (mais dinheiro queimado por não ter terminado as obras a tempo)

    Reparei também que em apenas 10 minutos 5 criancinhas caíram nessas ratoeiras dos marcos pretos no largo do Cardal, realmente aquilo só tem mesmo 2 funções, uma já referida e a outra é para os skaters e bikers de bmx que vão achar um piadão aquilo.

    O deficiente do arquitecto que projectou aquilo certamente deve ter um fetiche doentio por ver pessoas a "esbardalharem-se" todas no chão, já não bastou as armadilhas da ponte renovada.

    Outra coisa é aquele toldo gigante com a figura do marques de pombal ao pé da igreja matriz que tentou tapar as vistas do edifício em ruínas à SIC (mas não conseguiu porque eles filmaram por cima o telhado). Nem quero imaginar o monstruoso custo daquilo que só lá vai estar mais uns tempinhos antes de se rasgar todo... e o IMI vai pagando para isto.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Dr. JGF. Gostei do seu post e queria informar que o Sr. Presidente da Câmara me garantiu, à frente de várias testemunhas que a praça de taxis já não vai para o "calçadão". Para os taxis vão encontrar outra solução ainda melhor. Assim o espero. É que aquele espaço se fosse utilizado pelos taxis + clientes do hotel + clientes da farmácia etc. etc. passava a ser mais um parque de estacionamento.
    Vamos aguardar.

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Ribeiro da Silva
    Saber fazer correções revela coragem e bom senso. Porém, não basta cortar a parte superior da platibanda daquela coisa que nasceu no centro do largo do Cardal...

    ResponderEliminar
  5. O empedrado é lindo. O cimento também não seria feio, mas assim empedrado é muito gostoso. Agora lindo, lindo, era alcatifado! Fica a minha proposta (que paga direitos de autor a um grande mestre): vamos alcatifar Pombal!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.