13 de novembro de 2014

Ligação umbilical

Apesar de o estado laico ter sido instituído há mais de um século, não haverá outra terra onde a ligação entre o poder político e religioso (entre nobreza e clero) seja tão chegada como em Pombal, partilham, até, o mesmo convento.

Assim, a fim de proteger o príncipe e o prior das intempéries invernais, sugere-se o restabelecimento da ligação interna entre a câmara e a igreja.

9 comentários:

  1. O facto do actual Edil estar ligado ao Clero acho que não deve ser motivo de preocupação para os Munícipes, desde que não haja promiscuidade entre as Instituições. Eu sou católico embora não muito praticante, mas respeito os agnósticos, ateus ou de qualquer outra religião. Aliviando um bocado o clima. Agora que as inaugurações têm muito mais pompa e "Glamour" isso é um facto... É lindo ver o povo a rezar antes do almoço... mas antes rezar do que andar para ai a destilar veneno, como é apanágio de um Sr. aqui da casa.

    ResponderEliminar
  2. Caro Roque
    Todos têm o direito de pensar e ser ou não religiosos. Mas todos temos também a liberdade de pensar e de manifestar opinião sobre todas as questões sociais: política, futebol, religião, etc.
    Repara que sem essa liberdade não teria vingado a teoria heliocêntrica ou não teria sido escrito o livro “O Crime do Padre Amaro”.
    Bem sei que existem instituições e agentes religiosos que têm feito um bom trabalho social, sobretudo para idosos e até crianças, tal como fazem outras instituições públicas ou privadas. Porém, também sei que as religiões têm proporcionado abusos de membros dos cleros e a submissão de pessoas e de povos e têm sido o principal obstáculo ao progresso da ciência e do conhecimento e a principal causa de guerras e de morte (em nome de Deus).
    O que eu censuro é a hipocrisia de quem finge ser crente convicto para enganar os crentes e a promiscuidade entre o poder político e a religião.
    Já agora, aproveito para te dizer que, segundo uma leitura das entrelinhas da bíblia, Cristo começou a ter seguidores quando incentivou uns pescadores analfabetos do rio Jordão a venderem os seus bens e a entregarem-lhe o dinheiro e a abandonarem as mulheres e os filhos (à miséria) a troco duma ilusão, tal como ainda fazia há pouco tempo a igreja universal do reino de deus. Coitados dos pescadores, quando chegaram ao mar morto e viram Cristo a boiar na água muito salgada (densa) do mar morto, passaram a afirmar que ele andava sobre as ondas…
    Também tu, Roque, pareces um pescador feito apóstolo…

    ResponderEliminar
  3. JGF,

    Sintetizas-te muito melhor do que eu a realidade: "O que eu censuro é a hipocrisia de quem finge ser crente convicto para enganar os crentes e a promiscuidade entre o poder político e a religião".
    E só mais uma forma de manhosice.
    Boas,

    ResponderEliminar
  4. Companheiros, boa noite.
    Valha-me a Nossa Senhora da Boa Morte.
    O que vai por aqui.
    Respeito a vossa assumida qualidade de solipedes.
    Mas rejeito a vossa negação de pensar.
    Lembro que o sonho, "pensar", faz pular o mundo.
    Sem abraço

    ResponderEliminar
  5. Olhe que não. .. ZGF. .. olhe que não. ..eu sou um homem livre não sou apóstolo de ninguém. Assim como você só dependo de mim para sobreviver. E acredite que isto com o governo dos Golden Visa está difícil oara os pobrezinhos e honestos cidadãos.

    ResponderEliminar
  6. Perante isto:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204808336271224&set=a.3268084263959.155933.1322887842&type=1&theater

    “…as inaugurações têm muito mais pompa e "Glamour" isso é um facto…”

    “…os políticos em Pombal estão mesmo muito polidos, o estilo de fazer politica do novo Edil, afasta as quezílias e promove a sã convivência... Como é bonito todos unidos a receber e a dar medalhas e no final um almoço muito bem servido para todos os que quiseram participar, com um Vinho do Douro…”

    “…Caro Amigo Diogo eu proponho que sejas um marco no Municipalismo Nacional e troques tu o dia do teu Concelho pelo 1º de Novembro. Tenho a certeza que com essa medida repunhas a justiça e tornavas mesmo este Concelho exemplo para todos os outros. Desculpem estar a tratar o Sr. Presidente informalmente, mas conheço-o deste a nossa adolescência e não consigo tratar amigos por Sr., nem por Dr. muito menos por sua Ex. Sr.Dr. Presidente.”

    In, o pândego pombalense

    Volta engenheiro, estás perdoado.

    ResponderEliminar
  7. Boas
    O Sr. Pândego, por um lado, está contra o porco no espeto talvez por ser o convívio da plebe e, por outro, enaltece o jantar servido à nobreza com pompa e circunstância. Seria preferível dizer que só frequenta locais bem frequentados.

    Volta filho estás perodado

    Quando não se diz nada de jeito o melhor é estar calado

    ResponderEliminar
  8. Se tivesse o Lobo Alfa no meu divã (é nesta altura que o pândego inveja a minha profissão), dir-lhe-ia que tem um estilo marcadamente monárquico, com reminiscências hitlerianas. O ALFA sabe, ele conhece a História, que as alcateias têm fascínio por este estilo de vida (o pândego que o diga).

    Mas ele é manhoso, não quer assustar, avança forte e sabe quando recuar.

    É um assunto a aprofundar nas próximas sessões.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.