18 de novembro de 2014

O Bolo

“O bolo” mirrado que está retratado em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205178240754269&set=pcb.10205178251394535&type=1&theater é o símbolo da principal atividade política do executivo camarário ou, melhor, da festa da permanente campanha eleitoral, bem documentada nas fotografias publicadas em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10202406195574872.1073741837.1192811017&type=1, da qual também fazem parte os cafezinhos com os funcionários e que ocupa inutilmente vereadores e funcionários.
Perante tais factos, temos de nos interrogar: haverá disponibilidade, motivação, interesse e recursos para prosseguir a verdadeira gestão camarária?

8 comentários:

  1. O EXEMPLO DE LOUSADA:
    "Não tem shoppings nem universidade e muito menos cheques-bebé. Mas tem a população mais jovem do país. O que contribui para que Lousada cresça e rejuvenesça num país cada vez mais pequeno e grisalho? “O sentimento”, respondem os habitantes. E a tradição industrial impulsionada por uma “política fiscal simpática”, precisa o presidente da câmara.

    Esqueçam os cheques-bebé. “Nunca perdemos energias com esse tipo de fait divers”, introduz o autarca socialista, Pedro Machado. “Ninguém tem um filho por receber um cheque. É uma medida populista. Se conseguirmos oferecer qualidade de vida à população, essas coisas acontecem naturalmente”.

    O bebé de Hugo Santos, jogador de hóquei (o desporto-emblema da terra que mobiliza mais de uma centena de atletas locais e já granjeou vários títulos internacionais para Lousada) e professor daquela modalidade nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), foi feito em Inglaterra e vai nascer em Lousada. E, para a felicidade do casal, nunca contou qualquer incentivo financeiro momentâneo. O ter emprego, sim.

    “Eu e a minha esposa éramos professores nas AEC mas não ficamos colocados. Decidimos arriscar lá fora”. Foi um ano a viver a três horas de Londres. Ele numa empresa de comida pre-confeccionada, onde já lhe acenavam com um curso de chefe, ela como assistente de pessoas com deficiência. “Mas a nossa casa estava aqui. Logo que percebemos que as coisas aqui estavam a melhorar, decidimos voltar”.

    Garantido o emprego, Hugo Santos, 35 anos, só contabiliza ganhos. “Faltavam-nos a comida, o vinho de Lousada. A paz que aqui temos, a segurança, a possibilidade de deixarmos os miúdos andar na rua sem problemas”. E, claro, o hóquei. “Temos instalações brutais para a prática do hóquei, os melhores atletas, títulos a nível europeu. O hóquei em Lousada é sinónimo de vitória”, enfatiza, para concluir: “Sair daqui seria a mesma coisa que trocar um Ferrari por um Ford”.

    O sucesso desportivo, que tem levado várias selecções a estagiar em Lousada, já abriu o apetite do investimento privado. “Nasceu ao lado do complexo desportivo um hotel rural, que era uma das lacunas que tínhamos”, anuncia o presidente da câmara. De resto, toda a economia local parece em claro contraciclo com a depressão à escala nacional. Há empresas novas a nascer em Lousada. Na área do calçado, mas também da têxtil”. A marca kispo que fez furor na década de 70 nasceu na vila. “A marca está cá e vai agora ser outra vez dinamizada. O dono é dos maiores empregadores da região”. Outra marca de referência é a Famo, na produção de mobiliário de escritório."

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Sr. Roque o seu comentário têm alguma coisa a ver com o assunto postulado? O Sr. vai mudar-se para Lousada e está a pedir um lugar nas listas do PS?

    Tenha cuidado, eu falei com um amigo de Lousada, da minha turma em Coimbra, ele disse-me que não era bem assim e que as vagas estavam já todas preenchidas, não faça campanha de coisas que não sabe nem conhece.

    ResponderEliminar
  3. Sr. Mário, simplesmente postei um artigo que li... se reparar bem está entre " " Sabe o que que dizer ? Esta e outras Câmaras poderão servir de exemplo, que é possível erguer de novo este pobre Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Os links são soberbos, então o segundo, um tesourinho. Obrigado pela partilha, imagens hilariantes. Tem sido um fartote com as fotos vomitadas diretamente do cartão de memória da máquina da “câmara municipal de pombal” para o facebook, é desta que tonifico os abdominais.

    Vou mais longe, para quem como eu é um curioso do comportamento humano, as imagens, no seu estado mais primitivo, são de uma riqueza extraordinária. Se uma imagem diz muito de uma pessoa, muitas imagens dizem muito mais. Ora aqui se vê o serviço público prestado e as horas e horas de trabalho esfalfado, suado, da malta. Nas próximas sessões de divã com o Lobo Alfa farei uso e abusarei das imagens. E recomendá-las-ei, qual cipralex (!), 2 horas de fotografias camarárias são 2 horas de gargalhada esfuziante! Darei notícias.

    Intrigo-me com a seguinte foto

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204443830194464&set=a.10202406195574872.1073741837.1192811017&type=3&permPage=1

    Analisei-a ao pormenor, tentei perceber a alma desta obra de arte, questionei-me. Não é o meu ser inspirador, vulgo pândego, que aparece ajoelhado e de costas? Pelas solas dos sapatos e pelo … diria que sim. Tem um certo “glamour” lousanense. E o que está a fazer a senhora que está perto do pândego (eu tenho a certeza que é ele, conheço aquelas solas dos sapatos e aquele …)? A quem é que a câmara está a pagar para fazer este trabalho fotográfico de fino recorte, com este bom gosto, com este sentido de enquadramento, esta publicidade de cólidade? Nem os meus sogros fotografo em tais poses, quanto mais publicar! Percebe-se a intensão de propaganda bacoca (a estratégia do Alfa é muito clara, será abordada no divã), mas cum raio, há o mínimo, e o homem não pode andar em cima de tudo.

    E a clarificação proporcionada por tais imagens virtuosas vai ainda mais longe.

    Agora percebo o porquê de no ranking da transparência municipal essa autarquia ter baixado 16 lugares e do item mais negativo ser o da contratação. Contratam um(a) gajo/a que ainda é pior que eu a fotografar!! Em vez da propaganda que lhe foi encomendada, arruína!! Ou isso, ou o ridículo é tanto que não há mesmo hipótese.

    Será o critério “PARTIDO” o responsável por tal trambolhão?

    É que também passei a perceber a aproximação do pândego e as expressões que usa, é só “glamour”, “a magnífica escolha de um vinho do douro”, um “marco no Municipalismo Nacional”, o “servir de exemplo”, blá blá blá

    Volta engenheiro, estás perdoado, e, POR FAVOR, manda o pândego p´rá lousada.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia
    A sola dos sapatos é verdadeira sola, se um soldado do " EI" vê esta foto manda-o matar, Mostrar a sola do sapato é um sacrilégio.

    O pândego não está na foto!

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez Bom dia

    Sr. Paulo Batista o homem da sola do sapo está fazer publicidade à nossa qualidade de sapatos, temos bons sapateiros, até a tirar fotos.

    Se assim entender eu posso explicar-lhe a foto, não aqui no blogue

    ResponderEliminar
  7. Perdoem-me este desabafo aqui neste post, acaba por ser off-topic. Mas não posso deixar de expressar o meu ASCO à decisão do PS + PSD, de hoje terem votado A FAVOR do regresso das subvenções vitalícias para políticos!
    Chego à conclusão que a crise também já chegou aos bolsos dos nossos "representados" na Assembléia da República, mas esquecem-se que pediram sacrifícios a quem os elegeu como "representados".
    Portanto, vou continuar a votar BRANCO! Firmemente!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.