23 de abril de 2015

A quem incomoda a política?


A Câmara Municipal de Pombal, alegando querer tornar as cerimónias de comemoração do 41º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974 "mais abertas à população, levando a outro tipo de participação e a outros públicos”, decidiu não realizar a habitual sessão solene. Para quem tomou essa decisão, ouvir os discursos das várias forças políticas com expressão no concelho de Pombal é uma seca, não cativa ninguém. Será a lógica do "like" do facebook a justificar estas aberrações? Das vezes em que participei na sessão (como orador ou espectador) vi sempre a sala cheia e uma plateia jovem e interessada.

Pelo que leio nos jornais, apenas o PCP se indignou com esta decisão e, em consonância, promove uma sessão política no Jardim do Cardal às 11h do dia 25. Não me surpreende. A verdade é que o PS também não me surpreende. Nunca esperei encontrar cultura política no principal partido da oposição. Já me surpreende que a JSD, que tantas vezes tenho elogiado pelo empenho político, não se tenha manifestado.

Tradicionalmente, Pombal dava palco à política na manhã do dia 25 de Abril. Este ano, provavelmente para não perder o encontro de mini-basket do Núcleo ou a arruada da Filarmónica Ilhense, os nossos vereadores eliminaram-na do programa. Que saudades do Eng. Narciso Mota!

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Em Pombal vive-se numa MONARQUIA, logo não faz sentido discursos políticos e muito menos ouvir os comunistas a falar, até porque eles costumam comer as criancinhas ao pequeno almoço.
    É preferível dedicar este dia em sã convivência com os súbditos de sua Alteza Real.

    ResponderEliminar
  3. Então explicai o que quererão dizer com: "...outro tipo de participação e outros públicos..." - raios! será que vão convidar partidos e intervenientes fascistas, para se saber se apoiam as comemorações desta data?! Ou será para se saber o outro lado da moeda, tentando demonstrar as excelcias atitudes pidescas (mais conhecidas por...bufos!) ??
    Num caso ou noutro, quero apenas que me tirem as dúvidas, porque todos sabemos que esta data 25A, é essencialmente (e fundamentalmente) uma data de liberdades sócio-políticas. Logo, o povo que questione quem são os "outros públicos e outros tipos de participação", tal como eu o faço aqui.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    Todo o sonhador gosta de comemorar o dia do seu sonho: o sonho do primeiro beijo "veja-se depor o regime" ; o sonho do casamento " veja-se instituir os partidos"; O sonho do primeiro filho, "Veja-se primeiro primeiro-ministro eleito em democracia"

    Depois de tudo isto a traição do esposo ou esposa " veja-se a traição da classe política ao povo não promovendo a justiça, alimentando o tráfico de influências ", finalmente o divórcio " veja-se o povo de costas voltadas para os políticos, abstendo-se nas eleições "

    O saudosismo faz-me lembrar uma frase " de tempos a tempos à quadrilhas altamente organizadas que assaltam o poder " Viva o 5 de Outubro"

    ResponderEliminar
  5. Correcção: " de tempos a tempos há quadrilhas altamente organizadas que assaltam o poder" como uma quadrilha não chegava estão duas a governar o País !

    ResponderEliminar
  6. Para o ano, devem fazer um torneio de matrecos! Para dignificar a coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo companheiro e camarada Nuno Gabriel, bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme o fuso horário onde estejas.
      A tua proposta de torneio de matrecos mais parece uma macacada com macacos, do que uma coisa séria.
      Gosto de matraquilhos, mas já não gosto de macacos armados em matrecos.
      São gostos.
      Abraço

      Eliminar
  7. Adérito parabéns pelo aniversário e pela lucidez. Ainda haverá quem melhor louvará o Engº Narciso Mota. Tinha o coração na boca e os seus desacertos - só não os tem quem não faz nem tenta fazer - mas era e é um Democrata, não fugia dos problemas que havia para resolver, nem das discussões e criticas geradas. Era "Santo" não sei se é, mas, "barão" é de certeza, e das Meirinhas, o que, apesar de tudo, faz alguma diferença. Estou como tu, espanta-me que não se faça a sessão solene comemorativa do 25 de Abril com as intervenções de todas as forças políticas eleitas pela população do concelho. Aqui houve e bem vivas.

    ResponderEliminar
  8. O que diz Salema. Em Pombal cresce a olhos vistos uma direita politica reacionária, basta estar atento a pequenas frases que vão saíndo por aí, neste caso o que me incomoda é o Partido Socialista.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.