17 de fevereiro de 2016

Câmara a mais e oposição a menos

A regra geral na alocação de recursos - seja nas entidades públicas, nas empresas ou nas famílias - é haver mais necessidades do que recursos. Nas empresas e nas famílias encontramos excepções (Microsoft, Bill Gates ou Cristiano Ronaldo) que devem ter dificuldade em encontrar necessidades a suprir e bens onde gastar o dinheiro. Pombal Ocidental, onde nem tudo é normal, é, também, uma estranha excepção à regra.
Dom Diogo é um privilegiado: dispõe de avultados recursos financeiros que transita de exercício para exercício porque, decerto, não descortina necessidades no concelho que governa. Vai daí, ávido de se mostrar grande fazedor, veste a pele de benemérito e distribui “esmolas” de milhões pelo Estado Central, Empresas Públicas, Hospitais, etc.
As câmaras têm direito a determinadas verbas do Orçamento de Estado e a recolher determinadas receitas porque têm determinadas obrigações a cumprir com a comunidade e os seus munícipes, no âmbito das suas responsabilidades. Aplicar os recursos da autarquia fora do âmbito das suas competências é uma violação grave da dos deveres dos órgãos autárquicos e uma violação das regras da boa governação que desvirtua a justa distribuição dos recursos. É não fazer o que deveria ser feito, para fazer o que compete a outros.
Compreende-se que numa situação de urgência a câmara substitua o Estado na contenção de um problema que afecta a comunidade. Mas não é aceitável que desvie vários milhões do orçamento da câmara para obras que competem à administração central ou organismos por ela tutelados. 
A administração dos recursos públicos tem regras. Que a oposição não apresente propostas alternativas – não seja alternativa – até se compreende, tal é o descrédito em que caiu. Mas que não fiscalize as regras básicas de aplicação dos recursos da autarquia, é demais!

2 comentários:

  1. Malho, diz lá aos Pombalenses,que o que te motiva é mesmo o convite do Sales para "governares o PS em Pombal e seres o líder da oposição.Acontece é que estás mesmo a ter graves dificuldades com os militantes do PS em não aderirem ao teu projecto da tomada da Concelhia. Eu se fosse militante também nunca te apoiaria, portanto entendo a postura da grande e esmagadora maioria de militantes do PS Pombal

    ResponderEliminar
  2. Posso dar meia dúzia de ideias para gastar esse dinheiro que sobra...por ora contentava-me se fosse algum aplicado naquele parque de "recreio" da escola Conde Castelo Melhor, que parece pátio de prisão. Toda a gente devia passar lá e olhar, com olhos de ver, pelo menos uma vez na vida. À hora de almoço ou nos intervalos das 11 e 16 horas. A mim dói-me, todos os dias, como mãe.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.