8 de fevereiro de 2016

Porque é que esta cidade nunca tira a máscara?

Quando me apareceu um cartaz pela frente a anunciar um "baile de carnaval", no dia 8 (segunda-feira) fiquei toda contente, a pensar que finalmente o município recuperava um hábito antigo, o de festejar o entrudo, nem que fosse de forma modesta. Ledo engano. Afinal o baile é senior, na linha do costume, o de mascarar os velhinhos e fazer de conta que são marionetas guiadas pelas técnicas dos lares e centros de dia.
Sou desde sempre crítica da forma como decorre o desfile de carnaval das escolas, por achar que uma boa parte dos mais pequenos não se diverte, como era suposto. Ainda assim, quando mal nunca pior, e por isso mais vale haver alguma coisa a coisa nenhuma. Mas os velhinhos, senhor? Que fixação é esta? Porque é que nunca se pensa na população activa que ainda cá está, como se fosse pecado abrir a porta à folia ou à diversão? Numa rápida visita pelas páginas dos municípios à volta, facilmente percebemos que, à sua maneira, todos a promoveram. E nós a treinarmos para transformar a terra num reduto da terceira idade, essa inevitabilidade, segundo presidente da Câmara. É uma pena que os nossos séniores não tenham saúde física nem financeira para irem além do pavilhão das actividades económicas. Que ironia.
Mas enfim, teremos sempre Abiul...
foto: Pombal Jornal

4 comentários:

  1. Cara Amiga Paula. Este Concelho está a transformar-se lentamente numa espécie de letargia democrática... As pessoas resignaram-se ao fatalismo de "Cidade com cheiro a naftalina". Algumas Freguesias vão rumando contra a maré. Na Guia, no Sábado o Carnaval foi festejado com um jantar de Favas maravilhosamente confeccionado e um grupo de Fadistas de grande qualidade ( Grupo de Fados de Lisboa liderado pelo neto do grande ALFREDO MARCENEIRO) . Excelente noite. O nosso amigo e Presidente Diogo esteve presente, pelo discurso proferido tiro a conclusão que gostou do que viu e ouviu ( uma casa da música cheia a ouvir bons executantes e bons Fadistas) só foi pena não terem cantado o fado do "Embuçado" . Caia que nem uma luva naquela maravilhosa noite. Parabéns á Sociedade Filarmónica da Guia pela excelente noite proporcionada.

    ResponderEliminar
  2. Paula aqui está o Blog desta Associação de excelentes fadistas: http://patriarca-do-fado.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. https://www.youtube.com/watch?v=MFYQcBQVE9Y

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.