31 de agosto de 2016

A história do pinheiro desgovernado que deu subsídio

O tal pinheiro desgovernado estatelou-se no chão sem antes ter raspado e arrancado umas telhas numa casa próxima. Mas o pior foi o que veio depois, muito tempo depois.
Testemunhas presentes no momento do incidente garantem que a queda do pinheiro não provocou danos significativos na habitação próxima; mas se os provocou, o correcto teria sido a reparação imediata dos danos pela entidade que os provocou – Câmara ou PMUGest - ou activando o seguro que deveria existir. Mas não há registo de qualquer pedido de indemnização ou reparação dos danos pelos proprietários nem da intervenção das responsáveis pelo abate. Por outro lado, a Junta de Freguesia das Meirinhas – território do pinheiro – nada fez, porque nada tinha a fazer.
Então, porque é que a Junta de Freguesia de Vermoil, que não tinha nenhuma responsabilidade no sucedido, se meteu - passados dois anos – ou quatro como dizem testemunhas presentes - neste caso, pedindo à Câmara um subsídio para a “Reparação de danos numa casa” causados por “corte do pinheiro que caiu sobre a habitação em fins de Marco de 2014”? E porque é que o pedido é feito com um orçamento de 7000 € e a informação ao executivo solicita um subsídio de 1450 € + IVA a pagar à Junta? Se a reparação foi feita e acarretou despesas – o que não é seguro – e, se foi feita de imediato, como dizem, porque é que o pedido de subsídio foi feito anos depois? E porque é que não apresentaram factura da reparação?
Bem sabemos que o presidente Ilídio é muito piedoso. E que o piedoso não é, simplesmente, movido pela preocupação com felicidade do outro, mas pelo seu próprio prazer, pelo retorno da (suposta) boa-acção, pelo benefício próprio. E como o demônio dos homens é o amor ao poder, o homem político é um piedoso falso.
A história do pinheiro desgovernado que deu origem a um subsídio é uma farsa, ridícula e muito mal enjorcada, que expõe a falta de decoro dos protagonistas até ao enjoo.

10 comentários:

  1. Meus senhores e senhoras responsáveis e participantes na coisa pública. Em prol de uma transparência anunciada, provem ao povo que pretendem que vote em vós, com documentos cabais, a verdade.
    O Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Pombal e os seus deputados têm responsabilidades e funções que não podem descurar.
    Ainda mais digo, em defesa da sua honra, o Senhor Presidente da Assembleia Municipal deve assumir o seu papel e ser o próprio, em assembleia extraordinária se necessária, conforme o regimento o permita, a julgar a veracidade dos fatos.
    Disse.

    ResponderEliminar
  2. Sra Micas da Aldeia, a Srª que ver o Convento do Cardal a arder... Nesse dia tenho o enorme prazer de levar as acendalhas, o carvão, e o porco para assar, alguém que leve o vinho ( João Pimpão trata disso ) e o pão ( Anselmo trata desse dossier ) as saladas de alface podem ficar a cargo das Sras Vereadoras. O melão deixo para a Bancada do CDS, que têm sido uns verdadeiros lambe-botas do poder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou pirómana nem bombeira! Veja-me como escuteira de longa data onde os grandes protegem os pequenos.
      Também não gosto de porcos, não me autoflagelo, nem sou maçon.
      Esqueça a farra, os comentários boçais, a ironia barata.
      Ou então escreva sobre coisas sérias, defina a sua posição verdadeira, assuma-se com verdade.
      Dê o seu contributo claro, honesto, honrado e corajoso.
      Eu só quero a verdade, o carácter, a hombridade.
      Eu não bato todos os dias com a mão no peito.
      Eu escuto, penso por mim e todos os dias aprendo.
      Eu não tenho duas caras. Assim quando me batem na face, apenas atingem uma e darei humildemente a outra, ou esperarei o meu tempo.
      Eu não preciso de me gabar do que não sou, sendo.
      Eu lambo sempre as mesmas botas. Com dignidade.
      Eu não papo almoços porque trabalho para pagar os meus.
      Eu não anuncio entrega de cartões.
      Eu não anuncio farras, não gozo com os erros dos outros, não me pavoneio. Não preciso.
      Eu sou feliz, mas eu…
      Eu, eu…
      “(...)Eu sou de outra miséria.
      A minha fome não é de pão, nem de água a minha sede.
      A minha mão estendida e tímida, não pede.
      Dá.
      Esta é a maior miséria que, em todo o mundo: há (...)”

      Eliminar
    2. Boa tarde.

      Por favor, Sr. Roque, ilumine os leitores deste blog com os argumentos de que o CDS é o lambe-botas do poder.

      Cumprimentos a todos.

      Eliminar
    3. Sr. Daniel, como sabe o CDS tem representação na AM de Pombal, então é só ir as actas desde 2013 até á ultima e verificar as intervenções do líder da Bancada. Qualquer um chega a essa conclusão. Abraço

      Eliminar
    4. Sr. Roque, por favor, trate-me por Daniel apenas. Sou muito novo para ser tratado por Sr.
      Mas, Sr. Roque, não pode chegar onde quer que seja e dizer que o CDS é o lambe-botas do poder, ser questionado porquê, e chutar para canto ao dizer que basta ler as atas.
      Mais uma vez peço, ilumine-me.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Pelo seu Discurso, posso depreender que é uma pessoa culta, sabe mais do que aquilo que diz. Escusa é de ofender com acusações dissimuladas e falsas, debaixo de um pseudónimo. Eu dou a cara a srª não, Por isso sou mais verdadeiro que a Srª. Se quiser falar seriamente comigo deixo-lhe aqui o meu mail, mas identifique-se por favor. O farpas é um lugar de liberdade e se uso alguma ironia ou mesmo, segundo a Srª , comentário boçais, dou a cara por eles e não me escondo atrás da cobardia de um Pseudónimo. ( roque.antonio@sapo.pt)

    ResponderEliminar
  4. Sr. António Roque
    Obrigada pelo elogio sobre a minha cultura e conhecimento. Um pseudónimo é uma liberdade de imprensa que me assiste e que apenas de trás paz.
    Eu falo sempre seriamente, mesmo quando parece que brinco, porque a brincar também se dizem verdades!
    A sua ideia de boa gestão, que a 24 de Setembro de 2014, a propósito do quiosque do Cardal e continuando com o porco, comentou: "Estou a ver que com isto tudo o culpado ainda foi o porco. Desde a primeira hora que fui contra aquele "Mamarracho" no Cardal do mal o menos... perdeu-se o dinheiro, mas pelo menos o Cardal ficou apresentável, limpo e digno de uma verdadeira sala de visitas do Concelho"; obra do Comendador Narciso Mota, aprovada pelo então vice-presidente e por dois vereadores atuais; "mamarracho"? Palavra feia mas não se inibiu de surfar na onda então na moda! E já era membro independente, da AM pelo PS!
    "Entregou o cartão do PSD" mas teve de postar no FaceBook o que constituiu uma informação de grande relevância! Não teve tacho?
    Apoia o Comendador Narciso Mota agora? Porquê o PS não lhe liga?
    Então porque se filou há meia dúzia de dias se filiou no PS?
    Moral da história, quem devia usar pseudónimo era o senhor!!!
    Tão longe e tão perto...


    ResponderEliminar
  5. Viva o candidato Narciso Mota! PSD, ou Independente ele é um senhor, com um curriculum vasto, que nos seus mandatos sobre gerir e deixar os cofres cheios, para agora os ver depauperados em obras que não são da competência do município, subsídios pouco transparentes e agora uma OPA? O Senhor Presidente da Câmara de Pombal é jurista, mas talvez, por precaução deveria relembrar a lei ou informar-se com o seu Revisor Oficial de Contas, para não ficar de novo em ata e cito “…Com tantas coisas algumas ficam para trás.”
    Disse

    ResponderEliminar
  6. Eu sempre dei a cara pelas acções que tomo... Que eu saiba o PS não apresentou ainda Candidato, portanto o que temos em cima da mesa é: Um Candidato apoiado pela JSD e outro pelo PSD e outros independentes e alguns até militantes de outros partidos. Ainda hoje estive a conversar com alguém de Esquerda" (simpatizante do PCP ) que me disse que se tiver que escolher entre Digo e Narciso, vota Narciso... Falta um ano para as autárquicas e os 3 nomes que se falam são so de pessoas afectas ao PSD. Quanto a tachos... Gosto muito, daqueles de barro que fazem as chanfanas e o arroz de cabidela. Quanto ao PS não é assunto seu, é assunto interno do Partido e se sabe tanto, deve saber que não pertenço a qualquer órgão do Partido, porque estou inibido pelos estatutos e não por ter alguma situação menos clara com o Partido. Não seja venenosa porque pode morder a própria língua e morrer com o veneno que destila. E essa do anonimato, quando eu quiser descobrir que é a personagem "Micas da aldeia" descubro... Já descobri outros cobardes pelos IPS e se quiser chegar até V. Exa eu chego. Portanto é melhor isto acabar por aqui senão ainda vamos ter problemas e dos sérios.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.