27 de setembro de 2016

De como o príncipe está a sentir o cerco a apertar-se

Depois de uma semana laboriosa e de um fim-de-semana longo, cheio de eventos e ajuntamentos, de onde era esperado retorno muito proveitoso que invertesse o derribamento para infortúnio, o príncipe iniciou a semanada subindo pesarosamente a longa escadaria até ao trono. Tinha passado uma noite mal dormida, com pequenos apagamentos intervalados por sonhos sobressaltados com assombrações de fantasmas furibundos – confessou-o na abertura da reunião com o seu escudeiro.
O príncipe entrou no gabinete, deixou a porta aberta, e sentou-se no cadeirão. Sentia-se cansado: corpo dorido e cabeça pesarosa. Chamou o fiel escudeiro:
- Pança, vinde cá…
O escudeiro entrou e perguntou: - o que deseja Vossa Mercê?
- Senta-te, Pança, precisamos de falar, e eu de te ouvir. Sabes bem que te considero um fiel escudeiro, sempre pronto para todo o serviço. Tens-me ajudado nas muitas pendências em que me tenho metido, reconheço-o, por isso tenho sido generoso contigo… Mas, como sabes, as coisas estão complicadas, e por mais que me esforce para ser o que não sou, não se descomplicam. Dize-me, tu que te mexes bem no meio do povo, o que preciso de fazer mais, para ter povo.
- Quem sou eu para dar conselhos a Sua Alteza. É verdade que Vossa Mercê mudou muito nos últimos tempos, e tem usado todo o cardápio de afabilidades: sorrisos, simpatias e beijos; e abusado de esmolas, prebendas, feitorias, … Mas concordo com Vossa Mercê: a mesinha não está a resultar…
- Interrompeu o príncipe, ansioso: - dize-me Pança, por que não está a resultar, se eu me tenho esforçado tanto; e não sabes tu o quanto me tem custado, que isto de forçar o corpo, custa; mas contrariar a nossa natureza, violenta.
- Pois o problema pode estar aí mesmo; mais no curador do que na doença. A doença é muito ruim…
Atalhou logo o príncipe: - De que doença me estás a falar, Pança?
- Calma, calma, Senhor. Eu vou tentar explicar; e faltando-me doutas palavras, pego num exemplo conhecido, que se aplica bem ao (seu) caso. A sua maleza é uma espécie de tuberculose. E ocorre aqui como no caso do tuberculoso: no princípio é fácil a cura e difícil o diagnóstico, mas com o decorrer do tempo, se a enfermidade não foi conhecida nem tratada, torna-se fácil o diagnóstico e difícil a cura. Sua Alteza estará, com certeza, a aplicar a receita correcta; mas começou tarde, e talvez não vá a tempo da cura.
- E dizeis-me só agora, isso, Pança? O que dizem os meus ministros? Também eles, pensam como tu?
- Desculpe-me Alteza, mas entre príncipe e ministros não se deve escudeiro meter.
- Mas dize-me, dize-me, Pança? – inquiriu o príncipe marfado - sabes bem que te ordenei que os vigiasses.
- Quer mesmo saber a verdade, Senhor? Quer?
- Fala, Pança…Evita-me este penar.
- Acho que estão mais descrentes do que eu. Dizem-no à boca cheia pelos corredores, e lá por fora.
- Mas sabes bem, Pança; que estamos todos no mesmo barco, e se formos ao fundo…
- Eu não… Eu regresso aonde saí…
- Enganas-te, Pança. Ajuda-me a salvar-me, que te salvas também a ti.
- O que está feito, feito está; agora paciência e fé em Deus, e na Sr.ª do Cardal (minha querida Senhora). Da minha lavra, não sei o que se pode usar mais. Mas já agora, porque não se mexe Sua Alteza, junto de quem controla as forças divinas, onde se movimenta muito bem. Eu não o faço porque a minha condição não mo permite, mas continuo a assistir à missinha e faço as minhas orações, regularmente.
- Pobre terra - exclamou o príncipe - que nem tem com quem se possa tomar conselho nas incertezas, alívio nos queixumes, nem remédio na desgraça.
                                                                                                                                                                                                          Miguel Saavedra      

6 comentários:

  1. Rendo-me à história e rendo-me ao autor. Há ditados populares errados e "o hábito faz o monge" é um deles.
    A alma de um monge não espera vinte anos para se mostrar porque é inata e "quem muito se baixa o ... mostra" (este é certo)!
    Estratégias, táticas e atos bélicos ou por contraposição a diplomacia uma vez decididos com ponderação não podem nunca, sob circunstância alguma ser alterados. Por vezes devemos manter o erro (quando verdadeiro) do que criar uma falsa realidade. E em dia de ditados "a cura é pior do que o mal" e o "que não tem remédio, remediado está"!!!
    Excelente texto (história). Os clássicos contêm palavras mágicas que cruzam tempos de história, nunca perdendo a sabedoria que emanam.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico este texto... Por acaso segue a foto do Navio e o Príncipe a ficar cada vez mais isolado...pois como nunca deu hipóteses dos seus Ministros pensarem pela própria cabeça e sentirem-se realizados... O Pires foi o primeiro a abandonar a chavena... e os outros penso eu de que irão abandonar também. O Titanic com tanta agua bateu no fundo. O ultimo suspiro vai ser dado pelo SR. dos Passos na Festa da Ribeira de Carnide.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Este tipo de escrita só me lembra um grande Senhor das letras: Daniel Abrunheiro

      Eliminar
  4. Texto maravilhoso que vale a pena ler e reler quem o escreveu sabe da arte, não adianto nomes ..... mas a criatividade é característica de uma pessoa nossa conhecida que brinca com as palavras do seu rico vocabulário.

    ResponderEliminar
  5. Caro Adelino,

    Às vezes dou comigo a pensar que se o Miguel (Cervantes) Saavedra vivesse em Pombal, não desdenharia em subscrever este seu magnífico texto. Mas sou só eu a pensar!...

    Depois do Maquiavel, do Fernando Pessoa e do Nietzche, vem agora... o Cervantes!... Os "milagres" que o Farpas faz!...

    Um abraço

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.